Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

lena 28/02/2023

Deus, Um Delírio
Esse foi o primeiro livro sobre ateísmo que leio e com certeza não será o último. A genialidade de Dawkins em entrelaçar ciência, psicologia, história, religião, geografica etc fazendo com que toda a vez que eu pensasse que havia um ponto em fraco no argumento dele simplesmente se dissolvesse no próximo tópico. O jeito que esse livro retrata a verdade sobre a religião de forma direta e sem preâmbulo, é um alívio quando você se sente de um jeito mas não pode expor o que pensa pois sabe que ninguém a sua volta está preparado e te julgaria por isso (eu pelo menos vivo cercada de teístas e já tive que ouvir julgamentos só por me declarar ateia, imagina então falar minha posição sobre religião).
Ele concluiu esse livro com uma passagem de Emily Dickinson e eu gostaria de fazer o mesmo:

"Que ela nunca acontecerá de novo
É o que torna a vida tão bela."

Devemos dar valor a essa vida, pois ela é a única certeza que temos.

Jolly 18/01/2023

Livro com muitas criticas (obvio né)
No começo achei que era só um maluco importante puto xingando tudo

mas depois percebi que ele fez uma vasta pesquisa e usou bastante retorica pro livro ser bem estruturado

O mais irônico disso é que esse livro vai ser encontrado na sessão de "espiritualismo e religiosidades" nas lojas que o vendem hauauahahahaha

Com certeza o autor iria ficar mais puto ainda xD

Recomendado!!!

escaravelhoss 23/12/2022

Esta obra consegue ser anticristã na mesma medida em que vai de encontro com algo que seria similar a um "anti ateísmo"(?). - quanto a essa última parte, acredito que o sr. Dawkins não percebe! - Lembro-me da leitura a 2 anos atrás; parei um pouco antes do fim, mas não pude deixar de soltar sinceras gargalhadas ao ler tantos argumentos chulos, fracos, caricatos... a grosso modo, eu diria até que é um livro capaz de transformar um não-religioso desatento no mais devoto Cristão.

Sidney.Santana 21/12/2022

"Aqueles que são capazes de convencê-lo de absurdos, são capazes de fazê-lo cometer atrocidades"

Mel 05/11/2022

Gostei
A leitura é demorada pois busquei entender algumas coisas, porém de quando comecei até agora, não estou mais na vibe do livro.

Eros 20/10/2022

Debate científico.
"Deus, Um Delírio" é um desses livros que voluntariosamente vão ao encontro da polêmica. Em uma sociedade incapaz (em sua maioria) de questionar Deus, independente do credo particular, o biólogo evolucionista Richard Dawkins não só o questiona como busca provar o absurdo desse tipo de crença. Ele não faz isso com base em opinião pessoal "remendada" com trechos de evidências científicas. Ele faz isso, e o faz muito bem, puramente com as evidências científicas e uma perspicaz visita à psicologia e filosofia. Dawkins faz uma análise séria (até respeitosa!), rigorosamente lúcida (porque científica) e sincera sobre o pensamento religioso, suas instituições e institucionalizações, suas doutrinações e seu fanatismo. Apresenta as estupendas incongruências dos texto sacros, as consequência danosas do comportamento religioso na sociedade e, cereja do bolo, sempre (eu disse sempre!) analisa o outro lado e sua boa intencionalidade. Em outras palavras, há uma boa dose de imparcialidade em seu estudo. Digo "boa dose" porque Dawkins definitivamente vê a religião mais como um inimigo maléfico, um corrompedor, que com a benevolente resignação quanto a possíveis compensações benéficas ao indivíduo. E tudo isso fica bastante compreensível em sua obra. Muito bem escrita, de forma bem humorada, mas contundentemente dramática em alguns momentos, "Deus, Um Delírio" bem poderia ser obra de estudo nas universidades, inclusive as de teologia, pois apresenta argumentos que merecem ser discutidos em ambiente acadêmico. Para não dizer que tudo são flores neste maravilhoso livro, alguns pensamentos são bastante calcados em conceitos científicos, levando alguém mais leigo a ter que "engolir inteiro" certos trechos. Contudo, a possibilidade de assimilação geral por leigos é fato. Uma grande obra, bastante necessária, não porque eu seja um ativista contra Deus ou as religiões, mas porque o contraditório é o verdadeiro caminho à Luz.

Andrey 13/09/2022

Esse livro foi um divisor de águas. Embora tenha sido lançado em 2006, somente em 2022 tive a sorte de lê-lo. Dawkins, questiona pilares da ?fé cega? que não crítica ou pensa de forma racional. Após terminar senti que abrir um caminho em minha mente, sem volta.

Fábio Yeshua 07/09/2022

Racional????Não sei.
O que a maioria dos ateus acredita é que, embora só haja um tipo de matéria no universo, e é a matéria física, dessa matéria nascem a mente, a beleza, as emoções, os valores morais ? em suma, a gama completa de fenômenos que enriquecem a vida humana.

(Eu concordo com os ateus.)

A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte. Ralph Waldo Emerson

(Discordo do Sr Emerson, até pq considero sua literatura é pobre. Minha humilde opinião.)

Qualquer inteligência criativa, de complexidade suficiente para projetar qualquer coisa, só existe como produto final de um processo extenso de evolução gradativa.
Mas como prof de filosofia preciso perguntar: estamos realmente evoluindo?

A vida é curta demais para nos preocuparmos com a distinção entre os muitos produto da imaginação.

Mas, se a ciência não pode responder a uma pergunta definitiva, o faz alguém pensar que a religião possa?

O fato de que ela não tem nada mais a contribuir para a sabedoria humana não é razão para dar à religião uma permissão total para nos dizer o que fazer.

A verdadeira guerra é entre o racionalismo e a superstição. A ciência não é nada mais que uma forma de racionalismo, que não maioria das vezes é dogmático e não racional. A religião, por outro lado é diferente? Claro que não dão ambas iguais, tentando ser racionais enquanto são dogmáticas. As duas possuem um limite até onde podemos questionar seus prefeitos e dogmas, no fundo agem igualmente enquanto se atacam.
Seu trabalho, nosso trabalho como leitor é ler e JULGAR AMBAS, descartada as ideias que não passam nos testes e sempre, questione tudo não importa de onde vem.
Gosto muito da leitura de Dawkins, vc talvez odeie , não importa, eu não ligo; já fiz meus julgamentos. Está na hora de vc fazer os seus.
Taylor33 08/09/2022minha estante
Moço minha meta é ser tão inteligente quanto vc um dia

Fábio Yeshua 08/09/2022minha estante
Obrigado pelo elogio ???
Vc será muito mais inteligente, vc na vdd já é. Existem tantas coisas que vc sabe que eu nem consigo imaginar; vc é um universo à parte e quanto mais vc ler,mais vidas diferentes vc vai viver e esse seu pequeno universo só vai aumentar. Nunca pare de ler e vc vai conseguir oq deseja e alem

Germano 13/08/2022

Denso e intrigante!
Uma análise histórico-étnico-filosófica da criação humana de deuses e sistemas religiosos! Muita informação, lógicas e interessantes! Muito bom!!!

Dani Scheibler 03/08/2022

Questionando a fé com argumentos e aquele humor do Dawkins
"Uma criança não é uma criança cristã, não é uma criança muçulmana, mas uma criança de pais cristãos ou uma criança de pais muçulmanos. [...]Uma criança que ouve que é "filha de pais muçulmanos" perceberá imediatamente que a religião é algo que cabe a ela a escolher - ou rejeitar - quando tiver idade suficiente para tal." - Richard Dawkins ?
Bora parar de impor religião para as crianças, elas nem sabem o que estão fazendo ali. É tipo aquelas tias chatas que ficam falando que a criança tem "namoradinho". Não, criança não namora!

Quando comecei a ler o livro pensei que talvez seria uma leitura cansativa mas não foi, me prendeu o livro todo. O Dawkins usa de um humor ácido pra quebrar argumentos sem noção, usando fatos que é muito legal de ler.
Ele diz que o livro é direcionado mais para agnósticos e ateus (que são a maior parte dos seus leiitores), porém é uma leitura muito boa pra todos que questionem pelo menos um a sua fé.

Gabriel Schorr 08/06/2022

Livro simplesmente magnífico!

O Gente Egoísta já estava entre os meus 3 livros favoritos e bases do meu intelecto e, em Deus, um delírio, Dawkins continuou me impressionando com sua facilidade e maestria em transmitir tanto conhecimento de uma forma tão agradável e compreensível.
Recomendo muito que leiam esse livro! É uma grande ferramenta para reafirmar suas argumentações sobre ateísmo e religião.

Rodrigo.Rodrigo 07/06/2022

A ilusão do pensamento religioso sendo martelado e desnudado por Richard Dawkins. A sua crença religiosa é genuína ou imposta pela sociedade e familiares?

Eduardo 17/05/2022

A desilusão de Deus
A leitura desse livro foi um tanto marcante para mim, a clareza com que Dawkins demonstra seus argumentos é impressionante e a organização das ideias apresentadas no livro também é de surpreender. O intuito dessa obra é definido logo nas primeiras páginas e procura contrapor, especialmente, aqueles mais supersticiosos, que acreditam nos dogmas de suas religiões sem questionar. O próprio autor comenta saber que não é capaz de convencer os mais doutrinados, e que por isso seu objetivo é conversar com os que têm dúvidas a respeito de suas crenças. Acredito que por isso esse livro deva ser lido até mesmo por aqueles que consideram possuir uma fé sólida, e que tenham real intenção de procurar entender os argumentos de Dawkins, afinal só é possível ter certeza de que se possui uma crença forte quando é colocada à prova.

Fernando 07/05/2022

A respeito do “Novo Ateísmo”. Deus, um Delírio é um ataque contundente à religião, cheio da confiante arrogância de Dawkins de que a fé produz fanáticos e todos os argumentos a favor de Deus são ridículos. O que falta ao biólogo evolucionista em sofisticação filosófica, ele compensa em paixão, e o livro vendeu muito. Deve ser lido para, ao menos, conhecer aqueles dos quais você discorda e preparar suas contra-argumentações nas reuniões de família.