Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Dave.Christian 09/03/2021

O bom é ácido sarcasmo inglês, elucidativo!!
Uma contestação a qualquer religião de forma científica e lógica, apesar de em vários momentos ser incisivo, de maneira alguma é dogmática.
Apesar do tema controverso, todos deveriam ler esse livro para pensar um pouco além dos dogmas perpetuados!

Nayky 08/03/2021

Um estímulo para o cérebro
É o tipo de livro em que você lê e pensa "Como eu nunca questionei isso? Essa linha de pensamento é genial!". É ácido e enloquente. É humor e expansão de pensamento. É como ser convidado pessoalmente a abrir os olhos para a realidade.

babi 18/02/2021

sarcástico e informativo
esse livro fez minha cabeça se abrir mais ainda de diversas formas. dawkins consegue tratar de temas sérios com uma pitada muito boa de sarcasmo, não recomendo para pessoas muito sensíveis; como o próprio autor trata no começo do livro: ?muitas pessoas podem se sentir ofendidas com a leitura?. esse livro foi mais que aprendizado, fiz milhares de anotações e comecei a ver diversas teorias com outros olhos, inclusive o darwinismo tão retratado no livro. recomendo pra quem gosta do assunto

Ingrid.Pardinho 30/01/2021

Leitura envolvente
O autor rebate, cientificamente, os argumentos a favor da religião mais comuns, com o uso de uma linguagem fluída, mesmo quando trata sobre conceitos da biologia e física. O tom humorístico garante um toque especial. Para mim, é a obra que eu recomendo que todos leiam.

Pedro Sucupira 28/01/2021

2021 LIVRO 7 - Deus, um delírio, Richard Dawkins.
Richard Dawkins é um etólogo, biólogo evolutivo e ateu declarado e nesse livro ele defende de forma bastante incisiva ideias humanistas, seculares e ateias. Com uma escrita de fácil entendimento e uma narrativa fluída, Dawkins apresenta em dez capítulos argumentos, fortemente embasados em evidências científicas, lógica e retórica, que refutam tudo o que se diz religião, sobrenatural e Deus.

O livro se inicia questionando o caráter irrefutável da religião – “Por que se acha que Deus precisa de uma defesa tão feroz? Era de esperar que ele fosse amplamente capaz de tomar conta de si mesmo” ¬– Aqui o tabu “religião não se discute” não existe. Dawkins esmiuça esse senso comum de que Deus e religião são incontestáveis, um mecanismo criado e sustentado principalmente pelas religiões monoteístas ao longo dos séculos para sua autoproteção, e abre espaço para um debate de ideais baseado em evidências.

Os capítulos seguintes abordam uma das grandes questões da humanidade, a existência de Deus. Dawkins apresenta os argumentos a favor da existência de Deus, divulgados amplamente por lideres religiosos, e refuta cada um de forma magistral. Outros tópicos como a religião e suas raízes e o porquê essa não é essencial para a humanidade, a veracidade e a sacralidade da bíblia e o porquê não podemos basear nossa moralidade nela, bondade/ser bom não está vinculada a existência de Deus são discutidos a partir de argumentos históricos, sociológicos, antropológicos, psicológicos e evolutivos. Em momento algum a fé é usada como embasamento para argumentos.
E para finalizar, Dawkins fala sobre a imposição da religião, por parte da família, às crianças e como isso se configura como abuso físico e mental – “Uma criança não é uma criança cristã, não é uma criança muçulmana, mas uma criança de pais cristãos ou uma criança de pais muçulmanos. Uma criança que ouve que é ‘filha de pais muçulmanos’ perceberá imediatamente que a religião é algo que cabe a ela escolher, ou rejeitar, quando tiver idade suficiente para tal.”

Esse é um livro polêmico do início ao fim. Em alguns momentos era como se eu estivesse em um debate/julgamento caloroso, de causar arrepios, e claro os defensores da fé, da religião e Deus saem perdendo.

Por mais que seja um livro fácil de ler, ele é ao mesmo tempo denso devido a quantidade enorme de informações. Então acredito que não seja um livro para leitura de descanso, mas sim um livro de estudos, que mereça um pouco mais de dedicação.

Publicado originalmente em pedrosucupira.com

Daniele 28/01/2021

A religião preenche uma lacuna muito necessária?
"A religião preenche uma lacuna muito necessária? Com freqüência se diz que há uma lacuna no cérebro com o formato de Deus, que precisa ser preenchida: temos uma necessidade psicológica de Deus ? amigo imaginário, pai, irmão mais velho, confessor, confidente ? e essa necessidade tem de ser satisfeita, existindo Deus de verdade ou não. Mas não é possível que Deus esteja entulhando uma lacuna que poderia ser mais bem preenchida com outra coisa? Com a ciência, talvez? A arte? A amizade humana? O humanismo? O amor a esta vida no mundo real, sem dar crédito a outras vidas do além-túmulo? O amor à natureza,
ou o que o grande entomologista E. O. Wilson chamou de biofilia?"
Pág 351.

Rosangela Max 24/01/2021

Esta leitura não é para os sensíveis.
Achei muito interessante a maneira que o autor coloca suas convicções.
Para entender algumas partes do livro, ter conhecimento ou lido a Bíblia pode ajudar muito.
Aqui o autor chega ser escrachado na maneira que se refere a Deus, então recomendo ler com o coração e mente abertos.
Para enfatizar sua opinião sobre a religião, o autor utiliza-se de estudos científicos, o que torna a leitura arrastada as vezes.
Jaconaazar 24/01/2021minha estante
Ai meu Deus eu li esse livro, realmente passei mal da cabeça e do estômago.

Rosangela Max 24/01/2021minha estante
Complicado. Mas é sempre bom ler sobre outras formas de pensar. ?

Dessano 12/11/2021minha estante
O ceticismo e a racionalização quiçá nos acerta desprevenidos na boca do estômago

Rosangela Max 12/11/2021minha estante
Verdade! Faz um tempo que li este livro e, desde então, reconheci a importância das leituras que nos faça sair da zona de conforto.

12/11/2021minha estante
Estou com esse aqui, não vejo a hora de começar. Também recomendo Gene Egoísta, caso você ainda não tenha lido

Rosangela Max 13/11/2021minha estante
O Gene Egoísta está na minha lista há tempos, mas uma hora vai! ??

Alan kleber 13/11/2021minha estante
Leia Qualquer Coisa Serve, do Theodore Dalrymple. Esse tira da zona de conforto e é dificil voltar depois. Dalrymple faz uma critica a esse livro do Dawkins que é afiadissima.

Rosangela Max 13/11/2021minha estante
Eu tenho esse livro ?Qualquer Coisa Serve? e já vou colocar no topo da minha lista. Obrigada pela dica. ??

Felipe Rabelo 13/11/2021minha estante
Como conseguiste ler todo? ?

Rosangela Max 13/11/2021minha estante
Fui movida pela curiosidade para ver até onde o autor ia. Rs

Gabrieli 26/12/2020

Livro de Cabeceira
Apenas uma das melhores leituras do ano!
Richard é incrivelmente inteligente e nos leva para um mundo de sabedoria, ciência e bom senso.
Obrigada por tanto conhecimento compartilhado!

De Gasperi 14/11/2020

Excelente
Clareza de ideias e argumentação impar, com toques sarcásticos excelentes, faz pensar

Shakal 10/11/2020

Não quero fazer resenha para o desafio de leitura
Richard Dawkins neste livro tenta mostrar que a mente humana, biologicamente é formada para acreditar em Deus, criar uma ideia de Deus.
Abordando também outros temas como aborto, homossexualidade, etc

Deyviton.Yule 31/10/2020

Perfeito
O livro trás uma série de questionamentos e reflexões sobre temas que envolvem a religião, desde a doutrinação, falhas na doutrina/Bíblia, aborto e eutanásia. Dois pontos falhos são que embora trate de todas religiões dá para perceber que seu foco principal é no cristianismo e sua explicação sobre o darwinismo é muito técnica, poderia ter usado uma linguagem mais suave para os mais leigos. Embora seja um livro realmente rico, as pessoas mais sensíveis ou que acreditam que a religião é um assunto que não deve ser questionado ou ironizado podem não gostar.

Rayan GQR 31/10/2020

Uma coleção bem estruturada de argumentos lógicos, científicos, etc, com várias referências externas, leituras extras e material de apoio para quem se interessar. Dawkins consegue não deixar maçante, mantendo uma exposição de argumentos bem interessante. Vejo como um livro bem necessário para desmistificar preconceitos antigos que ainda persistem, coisas até básicas, porém sobre as quais as pessoas podem não ter parado para pensar. Tenho críticas sobre a visão mais elitista de intelectualidade que dá as caras no livro, porém esse é mais um problema secundário e dificilmente acaba com o argumento principal. Um livro que eu recomendaria, não para convencer ninguém a nada, mas para instigar a reflexão de pontos interessantes.
O tanto de referências e recomendações de leituras e estudos é legal para a experiência do livro não acabar nele (além de obviamente embasar os argumentos) em si, você pode ir atrás de artigos, estudos, matérias, etc, isso é bem legal e também está presente no Gene Egoísta.
Tem livros de filósofos sobre o tema que são mais "empolgantes" de ler, porém esse é mais argumentativo, objetivo e embasado, se tornando assim uma exposição melhor para pessoas que não previamente concordem com as ideias.

Bruna.Schmidt 29/09/2020

Muito bom! Sempre sarcástico, aqui Richard Dawkins se diverte derrubando um a um os muitos argumentos da importância de Deus na sociedade e apontando que os males das religiões não são, na verdade, tão necessários assim.

Jhonibybooks 22/09/2020

Incrível
Polêmico, engraçado é arrebatador Deus um delírio é um livro que todos deveriam ler. Dawkins derruba com maestria os argumentos religiosos para a existência de um Deus e nos mostra como não acreditar nos torna livres e pode sim tornar a vida muito especial a medida que nos surpreendemos com as maravilhas do universo.