O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Suse.Passos 16/05/2024

Franz Kafka - O Processo
´´Alguém devia ter caluniado Josef k., pois certa manhã ele foi detido sem que tivesse cometido qualquer crime. ``

Imagine acordar um dia, pronto para tomar seu café e ir trabalhar, e de repente dois guardas aparecem na sua casa e te dizem que você está preso. Mas calma, eles não falam o porquê! ?

Josef K. é um cara comum, gerente de banco, que do nada se vê no meio de um pesadelo burocrático. Ele não sabe de que está sendo acusado e, para piorar, ninguém explica nada direito.
Kafka nos leva por um labirinto de encontros bizarros com advogados inúteis, juízes misteriosos e um sistema judicial que mais parece um circo dos horrores. A narrativa explora temas universais de alienação e impotência frente a sistemas burocráticos. A sensação de culpa e a busca incessante por justiça permeiam a história, refletindo a angústia existencial do protagonista.

"O Processo", escrito por Franz Kafka e publicado postumamente em 1925, é uma obra-prima da literatura moderna que mergulha profundamente nos temas da alienação, culpa e burocracia. O romance é uma alegoria perturbadora que ilustra a luta do indivíduo contra sistemas opressivos, criticando o sistema de justiça, as repartições públicas e o funcionalismo público desumanizado, ainda tão presentes na sociedade atual.

Caio Victor 15/05/2024

O Processo Primoroso de Franz Kafka
O Processo" é um dos livros mais agonizantes que li em toda minha vida. Durante a pandemia, decidi entrar nessa jornada, e foi uma experiência marcante. A escrita do Kafka consegue transmitir com perfeição o desespero por estar deslocado em um mundo burocrático, sem sentido e opressivo. Além de propor uma reflexão acerca das perseguições dos regimes autoritário, é uma denúncia do Estado burocrático, onde o próprio povo é incapaz de compreender os seus direitos e atos jurisdicionais.

Apesar de ser uma leitura difícil, o livro consegue de forma primorosa, traduzir a essência do absurdo, ao mesmo tempo que o leitor é jogado em situações desconexas da realidade, onde tudo torna-se incompreensível, fazendo com que, apareçam questionamentos constantes sobre nossas próprias decisões, e até mesmo, fazendo com que os leitores reflitam se realmente possuem o livre-arbítrio ou não.

Por fim, mesmo sendo uma história claustrofóbica, angustiante e até mesmo capaz de gerar inúmeras reflexões, "O Processo? deixará marcas indeléveis em qualquer um, seja no sentido bom ou ruim. Recomendo fortemente!

Milena Araujo 14/05/2024

O livro traz uma crítica social muito forte, o personagem é acusado de um crime na qual ele não é informado sobre qual delito foi cometido, o que sugere que alguém simplesmente fez uma denuncia sem motivo para meio que ferrar com ele. Toda a trajetória do livro é em cima disso, o autor tentando se livrar do processo, porém ele descobre que uma vez que o processo é iniciado, já não tem como fugir dele. Vale muito a pena ler.

brendafloresbf 13/05/2024

Imprevisível
Não ache que as coisas ficarão mais claras ou que suas perguntas serão respondidas. A imprevisibilidade da obra e a crítica feita pelo autor são fascinantes e ao mesmo tempo frustrantes.

Danton.Gomes 13/05/2024

A VIDA PERANTE O ESTADO
Mesmo sendo incompleto, este livro demostra o poder que um Estado pode ter sobre um determinado individuo. Você sente o peso a angustia do protagonista aumentando progressivamente a cada pagina,

Allexia.Machado 12/05/2024

Foi uma leitura bem arrastada, os diálogos são muitas vezes separados somente por uma vírgula e isso dificulta um pouco rs
Por outro lado, representa de forma fiel, ainda que com traços surrealistas do Kafka, a burocracia da justiça e a dificuldade de se obter informações, de provar sua inocência ou culpa e de entender todos os termos jurídicos que fogem do cotidiano das pessoas comuns.
Ler esse livro foi uma experiência; apesar de cansativo, valeu a pena!

lebethx 12/05/2024

Obra magistral, claustrofóbica, impulsiva, monótona e ardente, o impacto da alienação e da impotência do indivíduo.
'O Processo' e em 'Nós', de Yevgeny Zamyatin, conseguimos sentir a sociedade avassaladora, a desumanização com atmosferas distópicas e questões existenciais. Recomendo a todos que fizeram a leitura a ler a obra 'Nós', de Yevgeny Zamyatin."

Tango Fox 11/05/2024

Kafka puro e nada simples
É Kakfa. E pra quem já teve algum outro contato com alguma obra do autor, isso já diz muito. Você tem a previsibilidade que a problemática apresentada no início do livro não será resolvida, mas a total imprevisibilidade de por onde a situação apresentada levará o protagonista da trama.

Bialourenco 10/05/2024

Sufocante
K. descobre que está em um processo judicial, durante toda a obra ele procura sair dessa situação, não adianta contestar sua inocência, ele será julgado por um tribunal desconhecido e complexo.
A critica ao sistema judiciário em si é fantástica e só ela já valeria a leitura.
Meu primeiro e até então único contato com Kafka foi através de A metamorfose, esperava algo semelhante nessa obra, como a maioria dos autores que tem suas marcas assinadas, mas entre A metamorfose e O processo só há de ligação a mente do autor.
No início o livro me enfadou, cheguei a pausar a leitura e quando voltei, me intriguei com o que tinha em mãos, mesmo assim a obra é difícil de digerir e levei um bom tempo para termina-la.
Fiz a escolha certa com a edição da Antofágica, esse foi o livro em que as ilustrações mais fizeram jus a estória, a explicação que eram inseridas entre os textos e propositalmente confusas para acompanhar o sentido da obra, também gostei muito das anotações de estudiosos e especialistas da área, foi muito útil saber detalhes sobre a obra e sua publicação.
Esse livro é sufocante, como caminhar em um labirinto de lama escuro e apertado que está sendo destruído e você precisa sair dali o quanto antes, mas quanto mais reluta, mais se atola na lama. Ler Kafka é sempre uma experiência, não prazerosa como geralmente se busca ao ler um livro.
Ainda estou digerindo a simbologia, assistirei algumas resenhas de especialistas e influencers do meio literário para conferir se interpretei corretamente.
Recentemente li Noites Brancas de Dostoiévski, imaginei ?que filme bom daria isso?, em O processo de Kafka, é impossível passar o sentimento para algo visual, em vários momentos pensava ?não tem como ilustrar isso), minha mente se deliciou com o caos e confusão criados pelo autor. Noto uma ausência perturbadora de sentimentalismo, sentimento e emoção mesmo, em obras russas há a descrição realista e melancólica dos sentimentos, em Kafka tudo é reprimido, o autor fez um desenho de suas ideias, arrisco dizer que de sua mente.

FAbio909 08/05/2024

Em muitos momentos eu me sinto como o K.
Para mim, essa é a obra de kafka que os temas mais me atraíram. Esse livro é a verdadeira forma de definir kafkiano. Ver o mundo da burocracia como esse agregado de loucuras esmagadoras e brutais, na perspectiva de K me foi muito marcante quando eu li.
Senti que essa obra reflete aquele ódio imensurável que todos nós sentimos em relação ao controle do estado e as instituições.
Eu entendo quem acha chato, mas eu achei viciante.
É legal como o livro carrega toda uma sensação que eu vi em filmes expressionistas alemães, o que sinceramente, casa muito bem.

Laura.Couto 08/05/2024

Quase desisti de ler esse livro por várias vezes mas, no geral, recomendo pelo objetivo da crítica. E não aconselho a ler enquanto lê outro livro mais leve, porque assim nunca vai terminar esse. Tem que insistir pra dar certo.

vinipqz 08/05/2024

Chato
Que livro chato.
eu não costumo desgotar de quase nenhum livro que eu termino, uma vez que, diferentemente de filmes, que eu me obrigo a terminar de assistir mesmo se tiver ruim, não tenho pudor nenhum em abandonar uma leitura
mas nesse caso, eu quis terminar e bem, eu realmente não gostei
não sei se eu só não entendi direito o que ele quis dizer com essa obra ou se eu só não tava no clima nesse momento pra ler um livro desse tipo, mas definitivamente não funcionou pra mim
2 estrelas

amandafrizon 08/05/2024

O conteúdo da obra é muito interessante. Você sente o desespero tomando conta do personagem no transcorrer da obra e como tudo que ele faz para se livrar da situação inesperada não surte efeito. A crítica com ao poder judiciário é interessante e nos faz refletir bastante.

Ainda que o conteúdo seja cativante, sua estrutura e escrita deixaram a desejar. Achei a obra prolixa e repetitiva. Poderia ter economizado umas 80p, rs.