O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Alícia 15/08/2022

um retrato da juventude
para os fãs de clássico, esse é uma pedida para ler rápido! ele se passa dentro da cabeca de um garoto, o Holden, que está meio deprimido, desanimado com a vida e que toma diversas atitudes no calor do momento. além disso, a relação que esse garoto tem com a irmã, é muito lindinha! em certos momentos, dá uma raiva das coisas que ele faz e pensa, principalmente sobre mulheres.
a escrita é bem fluida para um clássico e juro que parece até atual!

Jessica M. 12/07/2023

O que você quer ser quando crescer?
É difícil acreditar que esse livro tenha sido escrito em 1951 porque parece se encaixar com qualquer época. Eu me identifiquei demais com Caulfield, num nível que confesso que não imaginava. Há críticas sociais sutis.

Ele é um jovem que está perdido, é sensível, se preocupa com todos ao seu redor, mas não sabe exatamente o que fazer com tudo isso. Enquanto todos o pressionam com a clássica pergunta “O que você quer ser quando crescer?”.
Para a grande maioria de nós, isso é uma pressão absurda. Você está num limbo em que não se reconhece como adulto (responsabilidade, maturidade, sexualidade, etc.), tampouco se reconhece como “um daqueles adolescentes chatos lá da escola”, mas de qualquer maneira terá que tomar uma decisão que impactará a sua vida para sempre.
Os mais velhos querem te aconselhar e dizem coisas como “Se eu tivesse sua idade, eu já estaria estudando e correndo para me profissionalizar, eu gostaria que alguém tivesse me dito isso na sua idade, por isso estou te dizendo”.
A forma como ele descreve com tanto carinho a sua irmãzinha quase me matou (rs).
Crescer é um processo doloroso e que funciona de maneira e tempo diferentes para cada um de nós. Adoraria ter lido esse livro na minha adolescência.

Clara3370 31/03/2022

Um livro que emociona os leitores que empatizam com a história do personagem principal. Todos nós ja fomos ou seremos adolescentes, então é uma leitura devastadora

Amanda Bonfim 10/12/2020

É um livro bom!
No início não entendi muito o porquê da história, mas conforme ia lendo percebi que era mais do que o que estava exposto.
É preciso que o leitor "cave" a história, leia as entrelinhas, entenda o contexto e faça reflexões constantes.
Outro aspecto interessante é a linguagem, que é totalmente adequada ao texto, uma vez que o narrador é um adolescente. É também uma linguagem fácil e atrativa, além de favorecer que o leitor continue lendo sem se sentir cansado.
Por fim, é um livro que recomendo! Especialmente para adolescentes e jovens.
Leonardo.H.Lopes 10/01/2021minha estante
Bom, não sei se com 22 anos estou ficando velho, mas não estou achando a linguagem atrativa. As gírias tornam o texto truncado e parece que não flui. A gíria escolhida pelo tradutor da minha edição "e tal" me mata, detesto, mas aí é mais pessoal.

Duana Rocha 13/09/2020

White People Problems
Um "aborrescente" rico procurando pêlo em ovo!
Livro muito chato, protagonista irritante... gostei de nada, não me acrescentou em nada.
Ana Eliza 15/09/2020minha estante
E não entendeu nada

Duana Rocha 15/09/2020minha estante
Oi moça, muita presunção sua afirmar que não entendi.
O fato de retratar o drama da transição criança-adulto, luto, suicídio, bullying, a grande questão das escolhas para o futuro entre outras coisas... não anulam o fato de o livro ter sido chatissimo pra mim, do protagonista ser um irritante reclamão e que a leitura não me acrescentou em nada em comparação com outras obras que li esse ano.
Nem todo clássico é bom ou deixa uma grande marca na vida do leitor.

Ize 12/08/2020

Não é o que eu esperava de um clássico
O apanhador no campo de centeio é uma história contada em primeira pessoa por um adolescente. O narrador NÃO é confiável. Primeiro porque ele mesmo admiti ser um mentiroso e segundo porque há pista em toda a história que o personagem está passando por problemas de saúde mental.

A explicação para o título do livro é bem poética.
°°° 12/08/2020minha estante
Também me decepcionei com a história, talvez se eu tivesse procurado entender o contexto histórico da época antes da leitura, teria aproveitaria melhor o livro, mas no geral ficou muito abaixo do que eu imaginava.

William 12/08/2020minha estante
Estou pensando em escolher "O apanhador" como próxima leitura, você recomenda ele?

carlosmanoelt 18/10/2023

Holden Caulfield é um adolescente rebelde que narra suas experiências durante alguns dias na cidade de Nova Iorque. O livro aborda temas como alienação, desilusão, adolescência e a busca por autenticidade. Holden é um personagem complexo, que se sente deslocado e crítico em relação à sociedade ao seu redor. Ele tenta proteger as crianças de um campo de centeio imaginário, simbolizando sua vontade de preservar a inocência e pureza da infância em um mundo adulto repleto de hipocrisia e corrupção. A narrativa em primeira pessoa dá ao leitor uma visão profunda da mente de Holden e de suas lutas emocionais. O livro é conhecido por sua linguagem coloquial e estilo de escrita único, que captura a voz autêntica de um adolescente. ?O Apanhador no Campo de Centeio" é uma obra literária importante que continua a ser estudada e debatida, sendo muitas vezes lida por adolescentes e adultos, pois trata de questões universais sobre a transição para a vida adulta e a busca por significado em um mundo complicado.

Helo 23/06/2020

Apesar de ter muita polêmica envolvida sobre as reaçoes das pessoas ao lerem e algumas acharem o personagem chato e reclamão, esse livro é bem profundo. Holden é um personagem falho, revoltado com as coisas da vida e não é diferente de alguns de nós e pude me ver nele em alguns momentos. Quando o título do livro é explicado na obra, eu pude entender um pouco da complexa personalidade dele, de um menino tentando entender o mundo a partir de uma mente enérgica.
@riggifabio 24/06/2020minha estante
Sua leitura é bastante sensível, eu tb adoro esse livro, tá na lista dos que mudaram minha vida.

Helo 24/06/2020minha estante
Obrigada!! Gosto de ler o livro e entender todo o contexto da história e eu adorei o holden e queria entender como essa obra é favorita de "psicopatas" que nem a internet fala kkk

@riggifabio 24/06/2020minha estante
Acho q essa história começou por causa do Chapman. Mas o livro em si é lindo. O q eu gosto no Holden é q ele é mto humano, e não um personagem feito pra agradar o leitor.

Helo 25/06/2020minha estante
Isso, o Holden poderia ser qualquer pessoa que conhecemos ou até mesmo a gente, não é um personagem impossível de ser achado na vida real, deve ser por isso que incomode tanto as pessoas o jeito real dele.

baby targaryen 13/07/2023

Finalmente acabou
Foi bem difícil terminar de ler esse livro, eu não gostei do início ao fim. Não gostei do protagonista, achei a história maçante e chata. Enfim, não foi uma leitura agradável.

rafa(eu) 31/10/2020

"Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo"
Um clássico da literatura norte-americana, o "Apanhador no Campo de Centeio" revela a curiosa jornada de Holden Caulfield, um jovem adolescente abalado pelo mundo, que decide fugir da vida pacata que costuma descrever após ser expulso da última escola que passou.

Fugindo para New York, o garoto cria uma nova aventura pela cidade, uma vez que se mete em confusões, bares e encontros inusitados, sempre lembrando o leitor do passado, de partes de sua vida e da construção de uma sociedade marcada pela falsidade e pelas boas aparências.

Apesar de ser um livro simples, beirando o repetitivo e apresentando, simultaneamente, uma leitura fluida, J.D. Salinger criou uma atmosfera totalmente adolescente, marcando a história da literatura ao dar protagonismo àqueles que costumavam estar marginalizados.

Cheio de gírias e de palavrões, o livro traz a figura de um jovem crítico, rabugento e, por vezes, ignorante, insistindo em odiar as pessoas e o mundo, atravessando a superficialidade de todos ao demonstrar desprezo por características extremamente específicas (o que é genial, mas que pode ser um pouco repetitivo para alguns leitores, causando divergências).

Ainda assim, a obra é extremamente poética, tratando de temas que permeiam boa parte dos jovens da época retratada e da própria atualidade, sendo, portanto, atemporal. O medo de se tornar adulto, a marginalização do jovem, a sexualidade, o preconceito, a depressão, o exagero adolescente e a incerteza da vida enriquecem o livro, mas só aparecem, principalmente, nas entrelinhas.

O relacionamento de Phoebe e Caulfield e a explicação do título (e até mesmo da capa) é, com certeza, umas das melhores partes do livro.
----------------------------
"Mas a melhor coisa do museu é que nada lá parecia mudar de posição. Ninguém se mexia... Ninguém seria diferente. A única coisa diferente seríamos nós."

Isabelly.Rodrigues 07/07/2022

O apanhador no campo de centeio.
Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, terminar de ler o livro e continuar pensando na história com os sentimentos flutuando enquanto as palavras são ingeridas, é uma das melhores sensações.

?As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho ? no duro ? mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa nenhuma?.

Caminhei pelas ruas de NY com Holden Caulfield, li sua mente, fui sua amiga, e principalmente? Me identifiquei com ele..

Não sei o que aconteceu comigo após ler esse livro certamente operou grandes mudanças em mim.

Thábata 26/11/2020

Uma leitura rápida, porém exasperante...
Há toda uma sutileza na forma de retratar, através da fala de Holden, questões muito mais profundas. O problema maior para mim foi justamente essa forma de escrita que, apesar de ter uma proposta leve e descontraída, não fez o meu estilo. Tive dificuldade em me conectar com a história e com o protagonista até o final. Ainda assim, consigo enxergar o peso dessa obra e todo seu valor ao ser considerada um marco da literatura.

what0nc3was 05/12/2022

Injustiçado!!
Realmente não entendo porque todo mundo odeia essa livro, ele basicamente fala de um garoto que está depressivo e sente falta do
irmão. As pessoas tratam o Holden como se ele fosse um assassino por chamar os outros de falso e dar fora em algumas garotas.

Holden é o personagem mais relatable que existe.?
laís 05/12/2022minha estante
é facinho de ler? fico com receio de pegar por conta dá linguagem, por ser um clássico e tals, oq tu achou com relação à isso?

what0nc3was 05/12/2022minha estante
muito fácil de ler, como é um adolescente narrando não tem uma linguagem difícil, acho que fato de ser um clássico deixa um pouco apreensivo de começar a ler mas é de boa.

laís 05/12/2022minha estante
aaah blz, obrigadaa

Cris 05/12/2022minha estante
Terminei nesse instante e sinto que não dei a atenção que ele merecia... só fui de fato entender no finalzinho. E além desse ponto que você levantou, há um outro muito importante: o Holden provavelmente sofreu abuso sexual, isso explica o próprio título do livro e o motivo de ele não contar muita coisa sobre sua vida. Sem contar, é claro, todas as entrelinhas: um dos professores fazendo carinho em sua cabeça causando assim um gatilho; sua preocupação em preservar a inocência das crianças ao tentar de todo modo apagar os rabiscos de "foda-s*" nas paredes da escola da irmã. Enfim! Daí o livro acaba com ele numa clínica psiquiátrica ... ?????

Ele de fato é muito injustiçado quando não entendido.

what0nc3was 05/12/2022minha estante
A parte do professor é péssima, parece que é esquecida, uma cena tão importante para a história do personagem ser tratada como nada. Esse livro tem que ser muito bem observado quando lido, vai aparecer sempre aparecer algo novo

Cris 05/12/2022minha estante
Exatamente. Em uma futura releitura vou captar ainda mais detalhes.

Ewerton Farias 09/12/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro por conta do Charlie de As vantagens de ser invisível

Esse livro tá na lista, pela tua resenha e da Cris, o Holden tem algumas semelhanças com o Charlie

Mariana 02/07/2023

Ir
Com toda a minha sinceridade, não sei bem o que escrever...
Cobicei tanto esse livro porque muita gente indicou, minha amiga Pri, me presenteou, mas me. avisou kkkkkkkk Aaaaa Pri...

Então temos a história do jovem Holden com seis 16/17 anos, um jovem com boas condições financeiras, uma família aparentemente normal, com seus problemas claro...

Expulso de mais uma escola, por sua falta de interesse em estudar ou seria por não se adequar, ainda estou analisando isso. A leitura é muito fluída, mas eu sempre espero um plot twist quando está tudo muito linear... Parece que falou um pedaço da história.

A sensação é que o jovem fracassou e continua a fracassar, ou não, pode apenas ser um gênio que não encontrou sua lâmpada mágica... enfim. É um clássico, que me deixa com um buraco negro na mente .
Toshiko.Pri 03/07/2023minha estante
Kkkkkk, parece uma história sem sentido né?!

Mariana 03/07/2023minha estante
Só parece???? ahahah...