O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

gabe 23/03/2022

Meio deprimente mas reconfortante
Antes de ler o livro, vi algumas resenhas dizendo que não entendiam o porque do livro ser tão "famoso", sendo que parecia apenas a história de um adolescente, mas é porque a leituta precisa de uma certa sensibilidade e empatia o tempo inteiro, pra você realmente entender o que cada "situação" realmente quer dizer, e cada "situação" acaba gerando um sentimento (não muito bom) muito semelhante ao que o narrador está sentindo, ele tá contando a história dele e seus sentimentos, você tem que estar disposto a "ouvir" e tentar entender, e no final você acaba percebendo o quanto você já se sentiu igual e acaba tocando seus sentimentos de uma forma que eu não imaginava que me tocaria quando estava no meio do livro.
LuAza6 23/03/2022minha estante
Aff esse livro me marcou tanto na adolescência, eu amei!

LucAlio.CAmara 03/08/2022

Holden e seus relatos
O que me prendeu na leitura é que o livro vai se desenvolvendo de acordo com o cotidiano de Holden... O leitor fica na expectativa do que vai rolar nos próximos capítulos... O Holden é expulso da escola e resolver marcar tempo pelos hotéis e ruas de Nova York até chegar quarta-feira, o dia certo de chegar a casa dos seus pais e nesse período de tempo Holden vai vivendo "aventuras" e acontecimentos do seu dia a dia e de tempo passado. Holden é um adolescente de 16 anos muito do rabugento e zangão, bem o típico adolescente. Holden pra evitar a se explicar pras pessoas, ele costuma a inventar umas mentiras. Enfim, adorei os relatos que ele também vai contando das pessoas que ele conviveu e que vai convivendo. No decorrer da narrativa a gente percebi que ele é bastante inteligente. Uma coisa que me incomodou foi seus vícios de linguagem, um deles foi esse: "E sei lá o quê".

Uma situação que ocorreu delicada com Holden, foi que ele se refugiou pra casa do seu professor de inglês chamado Antolini e depois de eles conversarem bastante e o professor aconselhar , Holden foi dormir e de repente se deparou com o professor dando carinho na cabeça dele... Holden despertou do sono e muito nervoso não quis mais dormir na casa do professor. Mas Holden com mais calma refletiu sobre isso que podia ser apenas um afeto ou talvez que o professor fosse maricas ou sei lá o quê.

Por fim, me decepcionei com o final. Eu esperava de fato um romance entre Holden e Jane, acho que esses flashs e ameças em ligar pra ela foi mais um plano de fundo na história... Porém é um livro bom com a leitura fluida e que consegue prender o leitor até o final por causa dos relatos de Holden. Nos relatos de Holden aborda vários assuntos interessantes e alguns meio polêmico mas nada com muito exagero.
DANILÃO1505 03/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Serpassan 03/08/2022minha estante
Já comecei a ler esse livro e não terminei.

iara 09/06/2021

o livro que não tem nada hahahahaha
olha comecei ele achando que seria um daqueles que você fica empacada pq n acontecia nada e eu ficava "gente cadê" ai a curiosidade de saber o que ia acontecer que me fez ler pq se fosse pela história em si morria. mas ai com o tempo você vai entendendo um pouco mais sobre o personagem e criando um "carinho" (não chega a ser isso) mas é isso o livro em si achei beeeem parado faltou temperro

T.N.T.Rock 31/07/2020

A maldição Holden Caulfield.
Quando Mark David Chapman após assassinar John Lennon em 8 de dezembro de 1980 tirou do bolso um exemplar do Apanhador No campo de Centeio e começou a ler até a chegada da policia deu o início a maldição de Holden, anos mais tarde o assassino da atriz Rebecca Schaeffer também portava um exemplar desse livro no momento do crime, um outro caso que um maníaco tinha ligação com esse livro foi a tentativa frustrada de assassinato do então Presidente norte americano Ronald Reagan, John Hinckley Jr. tinha um forte obsessão pela atriz Jodie Foster, e tentou, segundo ele matar o presidente para impressionar a atriz. Seria o livro maldito? Ou esses indivíduos é que são doentes psicopatas?

No livro Holden Caulfield é um adolescente que não consegue se encaixar em seu mundo, tem enormes dificuldades em se relacionar com as pessoas, mesmo com sua suposta namorado ele não tem uma relação tranquila, na escola as coisas também não vão bem, na verdade ele acabou de ser expulso da segunda ou terceira instituição escolar, e esse é o pontapé de um fim de semana nas vésperas do natal numa Nova York nos anos 1950.

O Apanhador No Campo De Centeio foi lançado em 1951 e de cara recebeu diversas críticas da imprensa especializada (apesar do livro ter sido um sucesso de vendas), talvez o mundo ainda não estivesse preparado para confrontar um adolescente tão complexo quanto Holden e seu tom cínico crítico, o livro é imbuído de palavrões e gírias, além de diversas críticas ao sistema capitalista, religião, comportamento sexual e uma forte repulsa aos filmes hollywoodianos (por sinal J.D. Salinger nunca concedeu os direitos de seu livro a nenhum estúdio para ser filmado), escrito em primeira pessoa o livro em diversos momentos apresenta um tom biográfico, algo que foi mencionado pelo próprio J.D. Salinger em uma rara entrevista anos mais tarde.

A importância do livro é constatada nos movimentos de contracultura, Holden se tornou herói de toda uma geração e indiretamente se tornou o “Apanhador” que ele tanto desejava (A explicação para o título do livro é uma das partes mais emocionantes do livro e não vou revelar para não estragar a experiência do futuro leitor), infelizmente o livro é marcado por interpretações doentias que utilizaram de sua metáfora para embasar crimes horrendos, alguns descritos no início deste texto.

A edição da Editora Todavia tem pontos negativos como a falta de textos de apoio, que seriam importantes para posicionar e contextualizar o leitor, além de coisas simples como um texto biográfico sobre o autor, ou um pequeno resumo na quarta capa, ficou a impressão que o livro foi feito às pressas, mas para compensar a tradução de Caetano W. Galindo é muito jovial conseguindo nos fazer ouvir a voz de Holden com todas as suas gírias e seu jeito adolescente, ecoando os jovens de 1951 em 2020, um outro ponto positivo da edição, foi a utilização da capa original, uma arte belíssima que simplifica o romance em uma imagem, feita na época por E. Michael Mitchell amigo dos escritor.

jotaefesanchez 31/12/2021

Considerado um das maiores obras literárias do século XX, esse livro é um soco no estômago.
Clássicos não são considerados clássicos à toa.
Uma leitura leve, ao considerarmos o estilo de escrita simples, que não utiliza palavras complicadas, principalmente por emular os pensamentos de um adolescente.
Mas apesar dessa aparente simplicidade, é um texto muito profundo, ao apresentar os questionamentos levantados pelo protagonista, que narra os eventos em primeira pessoa.
A hipocrisia, a idiotice e a falsidade do mundo "adulto" que o aguarda após a adolescência.
Permite a reflexão sobre a forma idiota de vida que levamos, ao lidar com tanta gente idiota, hipócrita, mascarada e chata (usando alguns dos adjetivos usados pelo protagonista).
Adolescentes costumam ser assim questionadores e revoltados. Não sei se podemos considerar que estão errados nisso.

Guilherme 11/05/2024

Ruim
Confesso que não consegui entender o porquê desse livro ser considerado um clássico. Talvez pra época em que foi escrito, mas... Tem um episódio de South Park em que as crianças têm que ler esse livro que agora depois que li tem muito mais graça... Sempre posso ter lido o livro do jeito errado.

Malu Caires 25/05/2020

Reler "O Apanhador no Campo de Centeio" quase dez anos depois é uma experiência no mínimo interessante. A primeira vez que li, me identificava muito mais. Tinha praticamente a mesma idade então tudo aquilo fazia muito mais sentido pra mim. Hoje eu reavalio a atitude do personagem como se olhasse pro passado e identificasse meus próprios momentos de insegurança.

"Esse é que é o problema todo. Não se pode achar nunca um lugar quieto e gostoso, porque não existe nenhum. A gente pode pensar que existe, mas, quando se chega lá e está completamente distraído, alguém entra escondido e escreve 'Foda-se' bem na cara da gente. É só experimentar."

Virgínia 28/11/2020

Ler este livro foi uma ótima experiência. Não sabia nada sobre o livro antes da leitura, não tinha nem mesmo lido a sinopse, a única coisa que sabia é que ele é considerado um clássico contemporâneo, é muito lido por estudantes americanos e que ele aparece praticamente em todas as listas de indicações de livros.
A narrativa do livro é ótima, ela é um fluxo de consciência do Holden, o protagonista da história e a leitura do livro é muito fluida o que faz com que ela seja bem rápida. O Holden é um adolescente interessante, ele tem umas neuras e é divertido e ao mesmo tento bem triste acompanhar o fluxo dos seus pensamentos, porque é bem perceptível durante a leitura o quanto o personagem estava sofrendo e precisava de ajuda.

Helo 23/06/2020

Apesar de ter muita polêmica envolvida sobre as reaçoes das pessoas ao lerem e algumas acharem o personagem chato e reclamão, esse livro é bem profundo. Holden é um personagem falho, revoltado com as coisas da vida e não é diferente de alguns de nós e pude me ver nele em alguns momentos. Quando o título do livro é explicado na obra, eu pude entender um pouco da complexa personalidade dele, de um menino tentando entender o mundo a partir de uma mente enérgica.
@riggifabio 24/06/2020minha estante
Sua leitura é bastante sensível, eu tb adoro esse livro, tá na lista dos que mudaram minha vida.

Helo 24/06/2020minha estante
Obrigada!! Gosto de ler o livro e entender todo o contexto da história e eu adorei o holden e queria entender como essa obra é favorita de "psicopatas" que nem a internet fala kkk

@riggifabio 24/06/2020minha estante
Acho q essa história começou por causa do Chapman. Mas o livro em si é lindo. O q eu gosto no Holden é q ele é mto humano, e não um personagem feito pra agradar o leitor.

Helo 25/06/2020minha estante
Isso, o Holden poderia ser qualquer pessoa que conhecemos ou até mesmo a gente, não é um personagem impossível de ser achado na vida real, deve ser por isso que incomode tanto as pessoas o jeito real dele.

vitória 08/06/2021

o chato no campo de centeio
adaptando aquele meme: levei 6 meses para ler esse livro. é isso. essa é a resenha.
Stelinha5 08/06/2021minha estante
Kkkk

José Leandro 08/06/2021minha estante
Me identifiquei?kkkk que decepção esse livro rsrs

vitória 08/06/2021minha estante
kkkkk eu esperava algo bem diferente

Tayná Pionteke 09/06/2021minha estante
eu quis ler só pra saber o pq desse nome: apanhador no campo de centeio, qdo vc descobre, é algo simples, mas é legal...

Duana Rocha 13/09/2020

White People Problems
Um "aborrescente" rico procurando pêlo em ovo!
Livro muito chato, protagonista irritante... gostei de nada, não me acrescentou em nada.
Ana Eliza 15/09/2020minha estante
E não entendeu nada

Duana Rocha 15/09/2020minha estante
Oi moça, muita presunção sua afirmar que não entendi.
O fato de retratar o drama da transição criança-adulto, luto, suicídio, bullying, a grande questão das escolhas para o futuro entre outras coisas... não anulam o fato de o livro ter sido chatissimo pra mim, do protagonista ser um irritante reclamão e que a leitura não me acrescentou em nada em comparação com outras obras que li esse ano.
Nem todo clássico é bom ou deixa uma grande marca na vida do leitor.

Thiago Neiva 08/09/2020

Extremamente entedioso.
É um livro clássico, sei disso, por isso concluí que ele também não é para mim. A escrita é boa, é crua e retrata exatamente a linguagem de um adolescente do século passado e dos dias de hoje. O livro é pequeno e os capítulos não são tão grandes assim, porém a história é algo que não me cativou em nada, pois ela não leva o leitor a lugar algum. Sinceramente, eu esperei muito e me decepcionei demais.

Creio que se "O Apanhador no Campo de Centeio" fosse lançado hoje, não faria nenhum sucesso, o que o fez popular anos atrás foi somente a sua escrita diferenciada e popular, apenas.

Amanda Bonfim 10/12/2020

É um livro bom!
No início não entendi muito o porquê da história, mas conforme ia lendo percebi que era mais do que o que estava exposto.
É preciso que o leitor "cave" a história, leia as entrelinhas, entenda o contexto e faça reflexões constantes.
Outro aspecto interessante é a linguagem, que é totalmente adequada ao texto, uma vez que o narrador é um adolescente. É também uma linguagem fácil e atrativa, além de favorecer que o leitor continue lendo sem se sentir cansado.
Por fim, é um livro que recomendo! Especialmente para adolescentes e jovens.
Leonardo.H.Lopes 10/01/2021minha estante
Bom, não sei se com 22 anos estou ficando velho, mas não estou achando a linguagem atrativa. As gírias tornam o texto truncado e parece que não flui. A gíria escolhida pelo tradutor da minha edição "e tal" me mata, detesto, mas aí é mais pessoal.

Santos 01/05/2021

É pura critica social
O livro basicamente gira em torno da desonestidade dos americanos em 1950.
O narrador não expressa nenhuma emoção, ele se protege, eu me coloquei no lugar dele nesse momento, a gente se protege das coisas q temos medo e as vezes temos medo de sentir. Pra fugir ele usa vários tipos de saída: pode ser um momento de raiva, admiração, e isso faz com que tenha um Q de humor (bem estilo americano) no livro.
Na minha opinião esse livro merece uma chance de todo mundo que gosta de ler, existe romance, drama mas tem também partes engraçadas e vale a pena dar uma chance.