Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

lbronski 22/12/2023

Não é o tipo de leitura que eu normalmente faço e demorei para me adaptar à escrita do monólogo do protagonista.

Pedro Henrique 11/05/2021

O amor é o termômetro da vida
"Os sofrimentos do jovem Werther" é um clássico da literatura alemã escrito em 1774, que marcou épocas e gerações e levou muitos ao êxtase da reflexão e ao ápice até mesmo da loucura.

Foi escrito como uma autobiografia do autor, Goethe, através de cartas da personagem Werther ao seu amigo, Guilherme, em que foram registradas reflexões, poesias e o amor de Werther à Carlota, o grande amor de sua vida, que não pode ser sua, em razão de já ter sido prometida a outro.

É um livro intenso, puro por retratar sentimentos sinceros e recheado de lindas frases e profundas reflexões. Confesso que fui tocado pelo livro e, em muitas passagens, me identifiquei com o Werther, apesar do seu fatídico fim.

Enfim, indispensável aos ávidos leitores dos clássicos mundiais.
Samuel 12/05/2021minha estante
Eu li esse livro pra aula de literatura, gostei bastante da leitura apesar de não estar acostumado com a forma que ele é escrito

Pedro Henrique 12/05/2021minha estante
Legal, Samuel. De fato a escrita é diferente, mas o livro realmente é muito bom!

keyla 11/03/2022

que lindo! lindamente triste.
literalmente os sofrimentos do jovem Werther que adoeceu por amor e morreu por amor.

achei a cena final muito parecida com a de Dorian Gray..

Alessandra 07/07/2022

Gostei
Achei interessante, gostei do livro, da história. Gostei do Werther e da escrita do Goethe. No início fiquei bem impressionada que mesmo o livro sendo de 1774 ainda retratava muito bem a depressão. Imaginei como as pessoas daquela época deviam sofrer dez vezes mais sem saber o que sentiam. O começo e o meio do livro é muito bom, mas o final é bem arrastado e a melancolia começou a ficar bem chata lá pelo fim.

Thiago Araujo 29/07/2022

À Flor da Pele
Se tem algo que podemos dizer desse livro é que é bem sentimental.

Uns dizem exagerado, outros que simplesmente viveu o momento de forma aberta e sincera.

Minha experiência com a leitura é que em algum momento de nossas vidas fomos um Jovem Werther. Não tem como negar, faz parte.

O desfecho pode ser diferente, mas quem nunca sofreu por amor?

O livro encanta pelas idas e vindas, que fortalece e enfraquece a nossa torcida pelo protagonista. Qual será sua próxima decisão? Excesso ou falta de coragem?

Essas dúvidas são nossas vidas. É um clássico por ser sempre atual.

Recomendo a todos, é uma experiência muito interessante. Como já disse, quem nunca foi um pouco Werther??
gabisard 30/07/2022minha estante
adorei a resenha!!! já vou colocar na minha lista

Thiago Araujo 01/08/2022minha estante
Que bom que gostou!! ?

13marcioricardo 23/06/2023

Amor, Obsessão, Doença, Suicídio.
Romance epistolar do gênio alemão Goethe. Os sofrimentos do Jovem Werther revela a história de um jovem que se apaixona à primeira vista por uma mulher já comprometida.

A escrita do autor é digna de aprendizagem. Um texto limpo, organizado, a roçar a perfeição. Este clássico levou a uma onda de suicídios na Europa. Assim, também a obra é digna de estudo.

E como não há duas sem três, digno de saber devia também ser este cuidado, este amor, este capricho que a editora teve. Para quem ama livros é um bálsamo. Está de parabéns Antofágica, ganhou mais um admirador.
Regis 23/06/2023minha estante
Gostei da resenha, Márcio. ???
Ele está na minha lista há algum tempo.

13marcioricardo 23/06/2023minha estante
Obg Régis ?

Maddu / @litera.poesia 08/06/2021

DRAMA QUE A GENTE GOSTA
Talvez tenha sido o meu favorito por eu amar histórias dramáticas kk e isso não falta nem um pouco aqui. Ele trás um diálogo importantíssimo sobre suicídio além de diversas reflexões necessárias para nossa vida.
Louise 08/06/2021minha estante
Socorro é meu livro favorito da vida!

Maddu / @litera.poesia 08/06/2021minha estante
A gente gosta de um drama ne kkkkkk?

Clari§e 10/06/2021minha estante
Oi!
Tenho 14 anos, e tenho muita vontade de ler esse livro. Você acha que a leitura é "de boa" para alguém da minha idade ou seria melhor esperar para ter uma idade mais avançada? Não vejo em nenhum lugar uma indicação a respeito disso...

Louise 10/06/2021minha estante
Oii! Olha... Eu acho ele meio pesado pra idade, esperaria pelo menos mais 2 anos

Clari§e 10/06/2021minha estante
Obrigada!!

Angeljica 22/08/2023

O livro que se desenvolve a partir de cartas é realmente uma experiência sem igual. Li o livro após me lembrar do nome do autor um desses dias, encontrei-o em uma biblioteca e o peguei logo de cara.
Não conhecia o fenômeno a qual o livro havia dado início, não conhecia a história de tanto sofrimento que por alguns foi retratada.
Me senti uma amiga próxima enquanto lia e sinceramente ainda acho brutal a forma como a vida do pobre Werther se desenvolveu nesses últimos 1 ano e sete meses de sua existência.

gariglio 21/03/2021

Anacronismo e... mal do século?
Anacronismo: transpor conceitos de uma época para outra

A segunda geração romântica ou "mal do século", tinha tom egocêntrico, pessimista, idealista, depressivo e escapista (fugir da realidade, nem que seja pela morte).

E esse livro é uma síntese disso.

O Werther idealiza Carlota. Vira completamente obsecado. Não é saudável. Não é aceitável. Só que era, na época.

(Mulheres tratadas como algo pra se possuir, infelizmente, nada novo sobre a luz do sol. Quando ele fala que crimes passionais são aceitáveis, me deu um nojo tão grande -- tem um artigo no jus.com.br que fala sobre esse tema, vale a pena conferir).

Esse livro mostra o período da ascensão da burguesia. E o Werther resume a juventude da época: egocêntrico, sem perspectiva, que prefere morrer do que não ter algo que deseja.

Na época, foi uma puta de uma revolução. Dar a vida por uma causa, morrer por amor. Tanto que o efeito Werther (a onda de suicídios que rolou) demonstra o impacto.

Hoje em dia, existe uma nova geração "mal do século", só olhar os índices de depressão, suicídios e até mesmo as tendências culturais. Ainda sim, essa obra é cheia de comportamentos anacrônicos e deve ser analisada como algo de seu tempo.

Se você se identificar com o Werther, por favor, procure um acompanhamento psicológico.
Janaina.Vidal 21/03/2021minha estante
Mana, sério... Que resenha incrível... Eu amei sua visão sobre o livro e aprendi novas palavras... Incrível....

gariglio 21/03/2021minha estante
muito obrigada ??? de verdade

Laura F Souto 16/09/2021

Excelente
No início a escrita é um pouco arrastada, talvez por ainda precisar acostumar com o texto em cartas, mas a história é sensacional, a tristeza e melancolia do personagem são muito profundas.

Pâmela 22/08/2022

Os amores impossíveis.
Existem muitos tipos de amor. Existem pessoas que amam de um jeito caloroso e outras de um jeito mais distante. E então, existe o amor obsessivo que leva tudo às últimas consequências, e é desse tipo de amor que o livro trata.
Werther se apaixona por Lotte uma moça comprometida que se torna objeto de seu desespero. Tudo na história gira em torno disso e os outros acontecimentos passam batido pra nós diante de tamanha tristeza.
O personagem principal leva uma vida burguesa, pode escolher quando e onde trabalhar e se mostra extremamente sensível a questões filosóficas e artísticas o que as vezes o torna um tanto pedante para as pessoas que convivem com ele.
O livro é narrado através de cartas trocadas entre Werther e um amigo querido. Minha impressão é de que marcado por um contexto de época esse livro pode nos parecer hoje um tanto sem sentido, uma vez que no mundo atual o "aceito" e "interessante" é não demonstrar interesse muito mesmo amor. A narrativa tem trechos muito íntimos com descrições de sentimentos que nunca vamos ouvir por aí. Um livro que me desconcertou pelo retrato tão bem feito de uma obsessão, mas que não deixa de ter uma certa beleza.

Larissa Tabosa 21/12/2021

Essa edição é maravilhosa!
Linda e muito bem traduzida.
A Antofagica realmente capricha nos livros.

Sobre a história, é meio difícil ser empático com Werther, e depois de ler os textos do posfácio fica bem claro do porquê disso.

Inclusive, os textos ao fim do livro, posfácios, são excelentes. Em um deles temos uma breve biografia do autor, onde descobri que o livro é baseado na vida dele mesmo, uma espécie de autobiografia, mas diferente. Outro fala sobre a influência da obra nos casos de suicídio, abordando um pouco do efeito manada. No outro há um relato sobre a experiência de ler e reler a obra em diferentes momentos da vida e sobre o impacto da leitura.

É um bom clássico e merece ser lido.
Suh 21/12/2021minha estante
Nossa, sim... também não me despertou empatia quando eu li

Lennon.Durval 05/04/2024

Escolhi ?os sofrimentos do jovem werther? como meu livro de cabeceira,aquele em que lia todos os dias antes de dormir.

A maneira como o livro se desenrola, sendo cartas escritas pelo próprio werther narrando seus sofrimentos e desilusão. Criei grande empatia por ele, me imaginando na mesma situação a todo momento.
Pretendo reler o mais breve possível

insaniadora 22/10/2020

Angustiante, mas poético.
Com Os sofrimentos do jovem Werther, Goethe inicia na Alemanha o Romantismo. Contra os ideias que lavaram à Revolução Francesa, os jovens - principalmente poetas - da época encontraram como solução se refugiar na evasão. Extremamente pessimistas e melancólicos assim como nosso personagem Werther, idealizavam amores irreais, os sucumbindo lentamente para a adoração à morte.

A obra é narrada pelo nosso aclamado e atemporal Werther por meio de cartas que este manda ao seu amigo Guilherme em meio a uma viagem. Lá, ele conhece uma moça chamada Carlota, por quem perdidamente logo se apaixona, todavia, Carlota tem um noivo chamado Alberto. Os três se tornam grandes amigos, portanto, Werther, em respeito a Alberto, tenta esconder ao máximo seus sentimentos; sentimentos esses que aos poucos foram consumindo a sanidade do jovem, levando-o a uma paixão violenta e proibida que culminou em sua morte. Pois, nós, seres contemporâneos, o damos o veredito de louco? Este é um questionamento feito por muitos após a leitura. Mas, se analisarmos sob ótica da época, Werther era apenas um homem apaixonado.

Eu estava ansiosa para ler esta obra, e não é para menos, é fantástica. Aqui, Goethe te faz refletir sobre status social, a religião, a moral: o que é certo? o que é errado?; a loucura, e - obviamente - a paixão exacerbada.

PS: Esta é uma obra praticamente autobiográfica. Goethe realmente conheceu uma moça chamada Carlota do mesmo jeito que nosso Werther conheceu. Porém, ela também era noiva e o romance dos dois não foi pra frente. O final trágico do personagem foi inspirado em um amigo de Goethe que também tirou a própria vida.