Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Mah 14/06/2022

Não sei se consegui compreender a importância
Honestamente, talvez não tenha conseguido compreender a importância do livro. Acredito que sim, naquela época e até os tempos atuais o romance seja um divisor de águas para muitos. Infelizmente, foi uma leitura sofrida pra mim, e não no sentido que eu esperava ou que fui avisada. Wether me pareceu alguém sem rumo, sem pensamentos solidificados, que colocou toda sua atenção e essência em algo tão fora de órbita quanto o amor a alguém que já estava comprometido. Carlota é... chata, só consigo descrevê-la com essa palavra.

Novamente, devo repetir que talvez não tenha conseguido compreender o livro como deveria.

ArthurAlves 04/02/2021

Drama dramático
Pode ter sido o momento não oportuno, mas não gostei de como a história é abordada no livro, se torna tedioso e até confuso. Muitas resenhas comentam sobre o drama do personagem, mas o livro é exatamente isso, um drama! Relatado em forma de cartas para um amigo sobre sua vida. Entre oscilações de amor e ódio o livro se arrasta.

Custoso a terminar.

Italo 19/06/2020

Bom.
Pelo status no mínimo macabro do livro eu imaginei que o conteúdo seria um tanto forte e que me faria sentir coisas ao extremo mas não, é um livro tranquilo com uma boa história e que além de tudo tem uma escrita que mesmo não sendo das mais simples nós induz a uma leitura fluente devido a musicalidade que envolve. Gostei e recomendo.

_olivermih 16/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo
Comecei o livro sem saber a questão principal do seu final, mas na metade da obra já tinha percebido qual. É uma história que apesar do conteúdo sensível ela é tratada de uma forma romantizada por seu motivo romântico. Bom livro, autor e narrativa.

Anna Clara 17/05/2022

O livro é bom
O livro é bom, começa com o Wether (personagem principal) feliz, que ama contemplar a natureza, ama as coisas simples , as pessoas simples e cotidiana do lugar para o qual acaba de se mudar, e depois durante o desenrolar do livro ele conhece Lotte, moça bonita, de princípios e comprometida, e se apaixona loucamente por ela.. Werther que se afunda nisso, vive um verdadeiro sofrimento e drama, por não ter Lotte pra si; A maior dor de Werther é estar longe de Lotte... O livro inteiro é sobre isso, o próprio Werther narrando seus sofrimentos à seu amigo por meio de cartas.

Teve coisas que eu gostei e achei muito belas, outras que não faziam sentido pra mim... mas foi muito bem escrito ,a alma do livro foi mesmo passada ao leitor, ele transmite mesmo as dores e emoções dos personagens, especialmente de Werther ( que aliás, tem um vocabulário muito bonito, poético, profundo)...
loracy.y 17/05/2022minha estante
Tô lendo esse tambémmm espero que eu goste :)

Anna Clara 17/05/2022minha estante
Espero que você goste também!! Eu gostei, mas como não é o gênero que mais gosto , não foi maravilhoso pra mim... mas é bem bom!

Glória 03/05/2021

Leitura de escola que eu gostei
Inaugurador do Romantismo, expressa completamente a intensidade e valorização do "eu" nessa escola literária. Whether sente tudo ao extremo e a história é uma reflexão disso. Acompanhamos, por meio de suas cartas para seu melhor amigo, sua paixão por Charlotte, uma mulher comprometida. É um bom livro, indico a leitura.

Deyviton.Yule 18/04/2021

Werther, o primeiro emo
Bem... O livro é de leitura rápida, quase inteiramente escrito através de cartas de Werther para seu amigo Guilherme (li na versão da L&PM Pocket). Werther faz boas reflexões sobre a vida, suicídio e paixão. O livro é meio melancólico por vezes você pode se pegar pensando: "cara... pra quê tanta humilhação; sai disso... parte pra outra". Também senti um pouco de vergonha alheia em algumas cenas kkkkkkk. É um bom livro até pra você refletir sobre as atitudes que você toma no dia-dia e que você aceitar passar (uma frase dele que gostei bastante foi: "quando faltamos a nós mesmos, tudo nos falta.")

Na versão da L&PM Pocket tem uma parte final com as trocas de cartas reais que houveram entre as pessoas que basearam a história (é muito bom pra se situar).

Will 17/05/2023

Werther e seu ímpeto destrutivo
A história de um jovem que se deixa levar por uma paixão avassaladora e fadada à não reciprocidade. Werther deixa-se tomar por fantasias - até pueris, de certo modo - que desde o início mostravam-se ser sua rendição ao inescapável, ao apagamento de sua própria chama interior. Sofreu por amar demais!

Wilza.Alves 02/09/2022

Uma leitura não muito fluída, por vezes repetitiva, mas que mostra todo o sofrimento do pobre personagem, contém gatilhos emocionais e vários leitores relataram algum incômodo, então já deixo o aviso. Embora levemente arrastado, recomendo a leitura

Marafa 04/06/2022

Sofrimento
O livro começa com o personagem principal num momento de recuperação, e esse momento vai crescendo até alcançar o cume... e então tudo cai por terra. Aos poucos, a alegria vai dando espaço pro sofrimento, desespero, desilusão, o personagem vai ficando cada vez mais neurótico, vai se entregando à paixão, de tal maneira que o sentimento começa a consumir toda a vida dele, deixando um vazio no lugar.

O bom desse livro é que ele não foge dos assuntos; não procura remediar as situações, não quer evitar algo polêmico, nem tenta fazer o clássico final feliz e perfeito... Ele chega ao único final adequado à história, passando por tantas questões durante isso que é até difícil mencionar. Esse é um livro que vale muito a pena ler, mas ler preparado. A mão da tristeza, aquele sentimento catártico, aquela sensação estranha, aquele incômodo que algumas histórias causam, se instala dentro da gente e insiste em ficar...

Rafadferrari 15/05/2021

PERFEITOOOO
Ele nao é chato eu amei, foi uma surpresa esse livro ser tão incrível, não tava preparada, eu li até os 47% e depois tive que começar de novo por que o livro tem muita informação e eu não devo ter pego 1% das referências mas gostei muito.

Manu5 23/09/2022

É importante falar pra quem não conhece o livro que ele gira em torno do tema suicídi0.
Eu amei esse personagem muito perspicaz no que ele fala sobre o homem e o homem enquanto ser humano e não gênero, um personagem tão novo assim como o autor quando escreveu, mas que vê o mundo de uma formo muito madura, profundo.
O sofrimento desse personagem é quase palpável, realmente isso explica o tanto de suicídi0 que teve pelos jovens que liam este livro, não é pra qualquer pessoa até pelo tema, mais é uma ótima mensagem pra mostrar o quanto a paixão pode e na maioria das vezes faz mal, nas coisas pequenas e nas grandes também, não é atoa que a mente de um apaixonado é a mesma coisa de um viciado.