Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1059 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Maria7609 11/12/2023

Quincas Borba
?Nota: 4,5 ??

?Personagem Principal: Rubião

?Sinopse: Logo no início da trama, Quincas Borba falece e deixa toda sua fortuna para seu único amigo próximo, Rubião, com a única condição de ter que cuidar de seu cachorro, Quincas Borba. Então Rubião parte para o Rio de Janeiro, onde acaba se infiltrando, com toda sua ingenuidade, em um jogo de disputas de poder e status, corroborando a teoria do Humanitismo criada por seu finado amigo.

?Impressões: Foi meu primeiro livro de Machado de Assis e ele não falhou em atingir minhas altas expectativas. A história é construída perfeitamente, fazendo uma crítica à nossa sociedade por meio de personagens que refletem exatamente toda a hipocrisia e ganância do homem. A escrita é simplesmente uma obra de arte e eu não vejo a hora de ler outras obras do autor.
comentários(0)comente



Carol 10/12/2023

E no fim, todo mundo é louco.
Não consigo me identificar com a escrita machadiana. Livro repetitivo, personagens pouco cativantes, no entanto, com fortes características. Como sempre, o que mais me chama atenção é a personagem feminina típica do autor: Sofia é sedutora, inteligente, astuta e dissimulada. Rubião é bobo, porém, ao menos serve para dissecarmos sua consciência. Os demais personalidade do livro, ao meu ver, nem são tão memoráveis assim.

Enfim, não foi dessa vez que Machado de Assis finalmente me cativou. No entanto, como sempre, não posso deixar de reverenciar sua importância perante a literatura brasileira, bem como a sua genialidade como autor.
comentários(0)comente



Luan 07/12/2023

Um clássico nacional de Machado de Assis que deveria ser lido mais por nós, apesar de que as interpretações e representações sejam sutis e, por isso, podem não ser percebidas numa leitura desatenta. Machado apresenta na narrativa as implicações práticas do Humanitismo, filosofia de Quincas Borba, personagem que dá título ao livro (ou seria o cachorro de mesmo nome?). Machado trata essa filosofia predatória do ser humano sobre o outro a partir das construções sociais da época e de sua estética cheia de ironias e subentendidos. Rubião é o arquétipo do ser humano que engana e é enganado na luta pela sobrevivência, na luta pelas batatas da vida. A verdade é que o Humanitismo é tão atual e contemporâneo quanto no século XIX.
Leonhard 08/12/2023minha estante
Não canso de elogiar as suas resenhas. Simples e ricas!


Luan 08/12/2023minha estante
Muito obrigado! Fico lisonjeado!




iamatilda 06/12/2023

Aaah, o que dizer sobre quincas borba?

Meu primeiro contato com o Machado foi aqui, na escola. Fiquei sabendo que esse livro vai ser cobrado bem na minha vez dos vestibulares... e, pra minha surpresa, foi o livro que eu menos gostei dele (até agora), mas foi também meu primeiro contato

Primeiramente, não recomendo começar por ele. Leiam Brás Cubas antes, porque se passa antes. Ambos aparecem no livro um do outro, Machado foi genial escrevendo esses dois livros!!!!

Passei raiva com os personagens, não vou negar kkkkkk o UNICO que eu amo de paixão é o cachorro quincas borba. Ele pode fazer o que for, que passarei pano

Agora O RUBIAO pelo amor de deus o cara é literalmente MALUCO

A Sofia e o Palha também, pqp lkkkkkk todos insanos

Por ser do realismo, é parado sim, mas fui guerreira e li até o final... ainda acho dom casmurro mais legal
comentários(0)comente



guh48 06/12/2023

Genial
Ter lido a segunda metade desse livro nesse fim de novembro e começo de dezembro, já com as aulas terminadas, foi uma experiência enriquecedora. Não ter que se preocupar em armazenar cada micro detalhe ou em sempre tentar fazer análises sociopolíticas mirabolantes da história e ter podido simplesmente ler o livro em paz, absorvendo da história o que me toca, simplesmente lendo esse tipo mágico de arte que o machado faz com as palavras foi uma experiência incrível.

Dosagem de ironia, crítica e comédia, tudo mediado com uma linguagem rebuscada de época e digressões que aumentam em 200% a ansiedade pela trama principal... tudo em machado é surrealmente bom.

Simplesmente perfeito, e olha que nem é o melhor livro do Machado de Assis.
comentários(0)comente



Gui 05/12/2023

Instigante, mas inferior
Dentro da chamada "trilogia realista", para mim, fica em segundo lugar, inferior ao anterior (e primeiro lugar) "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e ao sucessor "Dom Casmurro).
Mesmo assim, leitura imperdível da safra machadiana. Para quem ficou interessado, no livro anterior, sobre a filosofia do excêntrico Quincas Borba, aqui ela ganha em densidade.
Acompanhar a história de Rubião é instigante pelos caminhos e pelas pessoas por quais nosso protagonista atravessa. Vejo também traços semelhantes (e críticos) ao Espiritismo, doutrina que Machado costumava ironizar.
Enfim, uma boa leitura, mas, para mim, não chega a ser maravilhosa.
comentários(0)comente



Augusto.Minghin 05/12/2023

...
Obra incrível! Não poderia ser menos vinda de Machado. Retrato caricatural das qualidades humanas colocadas sob a tensão de suas paixões. Contradições e ambivalências.
.
Fez pensar uma máxima proposta por Platão, em "A República": quem é mais feliz, o justo ou o injusto?
.
Pergunta que pressupõe saber algo sobre a Justiça - algo que também não é definido em termos, ficando em aberto ao longo da obra do filósofo, e aparentemente até os dias de hoje.
comentários(0)comente



Mp28Rangel 04/12/2023

Boa leitura!!!
Quincas Borba é a continuação do livro, "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Ele faz parte da chamada tríade machadiana ou tríade do realismo da literatura brasileira, marcada pelo pessimismo e ironia.
Particularmente, eu sou fã dos livros de Machado de Assis. E gostei mais desta história que Dom Casmurro que é considerado como a sequência desta obra.
Em resumo, Quincas Borba é uma boa leitura e possui capítulos curtos.
Obs: Apesar de ser uma sequência, não se faz necessário ler Memórias Póstumas de Brás Cubas para ler Quincas Borba. É possível ler tranquilamente esta obra e depois a anterior, ou seja, são leituras com histórias independentes.
comentários(0)comente



Edden 02/12/2023

A maior vítima do humanitismo é o próprio Rubião e Cristiano e Sofia ficam com as "batatas".

Machado era um gênio e suas leituras, embora pesadas, são sensacionais.
comentários(0)comente



lililu 02/12/2023

Esqueci de resenhar
Eu demorei um pouco para ler, pois a escrita não é nada fluída. O livro é baseado no jogo de interessante e na ganancia. Podemos ver o lado real da humanidade.
Apesar da dificuldades eu gostei do livro.
comentários(0)comente



Julia 01/12/2023

Quincas Borba é um verdadeiro estudo social, uma grande representação do Brasil da época e suas figuras, especialmente da elite, mas mesmo assim pode nos ensinar muito sobre nós nos dias de hoje, acredito que o Macho de Assis foi um grande observador antes de um escritor genial!
comentários(0)comente



Dandara98 26/11/2023

Machado
O destaque do livro com certeza é a ironia do narrador, típica da literatura machadiana, que me tirou algumas risadas durante a leitura. É um narrador que ri da cara do leitor e dos personagens da própria história. Também me interessou muito conhecer o Rio de Janeiro oitocentista com toda suas personagens, gananciosas e oportunistas. A abordagem da teoria Humanitas de Quincas, por fim, mostra a genialidade machadiana, que faz uma paródia as teorias cientificistas ridículas do século XIX.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bela 23/11/2023

Para alguém que não gosta muito de clássicos eu até que gostei, só n seria a minha primeira opção, mas fazer o vestibular chega para todos kkkkk
comentários(0)comente



1059 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |