Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Bruna Peixoto 04/08/2023

Ao vencedor, as batatas!
Muito bom. Rubiao representa a vida de todos nós, cercado de hipocrisia e de pensamentos bons e ruins.

laurelin 01/08/2023

O pobre daquele cachorro...
O Machado de Assis na fase realista deveria ser pack de leitura de todo o brasileiro.

Nesse livro, é narrada a história de Rubião, um homem de vida mais simples, que vivia em Minas Gerais, que de repente se vê rico ao ganhar toda a herança de seu amigo, Quincas Borba.

A loucura, tema recorrente das obras realistas do autor, se faz mais uma vez presente e escrita de um jeito muito discreto no início ? você nem percebe que Rubião está apresentando sinais de declínio mental até ele começar a achar que era o próprio Napoleão III.

Impossível sentir apreço por qualquer personagem da obra, exceto pela D. Fernanda e pelo cachorro. Todos os outros são vãos, supérfluos, corrompidos pela sociedade em que vivem, crítica assídua de Machado em suas obras.

Leitura recomendada!

theo33 30/07/2023

Apesar de eu ser um entusiasta do machado de assis, esse livro não me cativou tanto, infelizmente ?
é uma leitura interessante, mas difere do que eu sou acostumado a ler e gostar, então por um tempo achei a leitura entediante :/

swrrano 24/07/2023

Ao vencedor, as batatas!
Machado de Assis, o que o senhor fez?

precisei ler quincas borba pro vestibular e tava mto receosa de ser uma leitura arrastada e difícil justamente por ser obrigatória e ter uma pressão em cima disso, principalmente por conta da grande reputação do autor.

mas caras.... foi sensacional! tendo estudado a obra antes me ajudou bastante, e foi mto mais fácil pegar as suas críticas e reflexões. e fiquei mto surpresa tb com algumas reviravoltas! mesmo demorando um pouco, foi divertido amém amém amém

Cat Lu 23/07/2023

Chato ou genial: depende do leitor
Não consigo elaborar uma sinopse para a história, já que ela não decorre sobre um enredo específico, mas sobre a vida de Rubião, o protagonista, depois que um amigo morreu e o deixou uma herança, além de seu cachorro (Quincas Borba), que leva o nome do falecido dono.

Achei que a herança e o cachorro representariam coisas mais significativas para o clímax do livro, mas foi praticamente uma abertura, apenas.

Salvo algumas reflexões e sarcasmos do narrador, não gostei do livro. Minhas partes preferidas foram o começo e o final. O começo foi bom para
me fazer ler; e, o final, para não me decepcionar tanto.

Contudo, não li o livro de forma atenta e engajada; demorei bastante para terminá-lo, quase como se fosse uma obrigação, e muitas vezes lia sem entender de verdade o que as palavras queriam dizer. Provavelmente, isso contribuiu bastante para que eu não gostasse do livro. Creio que ele é bem melhor do que eu posso expressar.

Lívia 13/07/2023

Aiaai
Não sei como colocar bem em palavras. Rubião é um personagem que causa raiva e compaixão. A verdade é que não há nenhum personagem que consegui ter um amor, preferimento (só o cachorro mesmo, coitado. Pensa em um bichinho humilhado ?).
No início até dava pra gostar um pouquinho de Sofia, mas pensa em uma mulher que irrita em alguns atos. Quanto mais o livro chegava no fim mais os personagens revelavam que eram, em sua grande maioria, interesseiros e mal amados ?.

Karlla 13/07/2023

Li esse livro porque é uma das leituras obrigatórias, mas confesso que não achei de todo um livro "chato", e a linguagem não é tão rebuscada também. Avaliei com duas estrelas porque não faz o meu tipo de livro que eu goste.

Doris8 10/07/2023

Rubião meio canalha
Apesar do Rubião ser bem inconveniente em algumas situações, eu fiquei com dó pela forma como ele e o cachorro dele morreram. Nossa e coitada da filha do major, eu achando que ela ia ter um final feliz e no fim se fudeu bonito.

Joao.Vitor 05/07/2023

Humanitas é o princípio!
É um livro incrivelmente complexo. Os personagens a exceção do Quincas Borba (cão) não são fáceis de acompanhar ou de criar qualquer simpatia.

A minha percepção é de que esse é um livro sobre o orgulho, competição por dinheiro, amor e status, sendo aqueles que usaram os métodos mais sujos vitoriosos.

De um modo ou de outro, o mergulho no orgulho acaba por afogar os personagens no fim.

Nazrat 02/07/2023

Tomado pela loucura
Mais uma vez embasbacado pela escrita machadiana. A forma como Rubião é tomado pela loucura é tão fluída e, digamos, natural, quando vejo, ele já é um Napoleão! E sem contar as nuances e multidimensionalidade de cada personagem e como cada um se aproveita do então herdeiro.

Mateus P. 30/06/2023

Aaa rubião
Foi difícil me apegar , foi difícil me entreter porém conseguiu, com o passar das páginas eu ficava mais interessado em saber as peripécias desses personagens e aonde iria chegar tudo isso ?
eu fico muito contente de ter gostado da história, apesar de muitos pontos ( decorrente da época q foi escrito ) serem errados e completamente inadequados, a história é envolvente e coesa !
machado soube desenvolver muito bem o personagem principal , senti q conhecia esse tão bem q poderia prever seus atos ( hahaha ).
nao é uma linguagem difícil e chata, tudo flui naturalmente , gostei.

Jonathan153 28/06/2023

Depois de Memórias Póstumas, Machado nos brinda com outro clássico do realismo brasileiro. Não deixa nada a desejar a um Balzac ou Flaubert.

najuliass 27/06/2023

"E que melhor maneira de ferir o eterno que mofar das suas iras? Eu passo, tu ficas; mas eu não fiz mais que florir e aromar, servi a donas e a donzelas, fui letra de amor[...] Tu não, ó eterno; tu zangas-te, tu padeces, tu choras, tu afliges-te! A tua eternidade não vale um só dos meus minutos."