O Aleph

O Aleph Paulo Coelho

Resenhas - O Aleph

Flordelis 28/11/2017

Aleph
Com certeza não é o melhor livro do Paulo mas, vale a pena lê-lo!!!
Gostei desse resumo pra vcs...

O Aleph narra a história do próprio autor em uma viajem de trem que fez pela Russia em 2006. Seguinte Paulo Coelho, ele precisava encontrar o rei do seu próprio reino e elevar seu lado espiritual. Essa viajem por sua vez traz não só o resultado desejado como também outras situações inesperadas.

O livro se inicia de uma maneira bem sólida. Vemos que a busca pela fé é a grande prioridade, porém no começo de sua viajem ele conhece a jovem Hilal que se apaixona por ele. Até então tudo se mantem, mas logo a dinâmica muda quando ambos se deparam com um ponto do trem onde encontram juntos o Aleph.

Aleph é descrito no livro como o ponto que se origina todas as coisas, algo raro e uma sensação genuína que consegue estimular tranquilidade, leveza e paz.

Diria que o encontro com mestre J. até o jantar, assim como as vidas passadas ao qual Paulo Coelho tem contato são os pontos fortes do livro, pois viajamos com o autor num mundo desconhecido em busca do seu verdadeiro eu. Já os negativos diria ser a história romântica platônica de Hilal e Paulo, junto com o quesito "amor de vidas passadas" acaba gerando um certo desconforto. O autor deixa claro que sua esposa está a sua espera e que a ama,mas não deixa se vivenciar várias situações inusitadas com jovem Hilal.

jvsalles 03/01/2018

Desperdício de tempo
Foi a minha tentativa de primeira leitura sobre as obras de Paulo Coelho. Talvez tenha escolhido a pior maneira de começar. O tema inicial é bacana, algo que todo mundo deve sentir uma vez na vida, a redescoberta de si próprio. Mas o autor se perde logo no início do livro. Não consegui ler nem 5 páginas, é muita "viagem" com um toque de auto-ajuda. Abandonei.

Dárlia Ruth 21/02/2019

Aleph
Esse é o primeiro livro de Paulo Coelho que leio.

Com pitadas de mistério e espiritualidade, o Aleph, descreve, de forma um tanto quanto confusa, uma viagem de trem pela trasiberiana feita por um famoso escritor brasileiro.

Durante a viagem vão acontecendo várias coisas, dentre elas a passagem pelo Aleph - um ponto da terra aonde todas os momentos se encontram - narrado como uma experiência espiritual.

Do começo ao fim , o narrador-personagem está em busca de respostas. Para encontrá-las ele se submete a várias experiências espirituais nos levando a algumas de suas vidas passadas.

Diante de tantas histórias narradas no livro, o presente e o passado se confundem.

Ainda não sei, se tudo o que foi escrito é ficção ou realidade.

Danniki 26/03/2019

Não é o melhor livro dele
Ainda acho que 'Veronika decide morrer' e 'Brida' os melhores livros da carreira dele.

site: https://www.instagram.com/livros.daniellamartins/

Ana Júlia 24/09/2020

Esperava bem mais desse autor
De longe, esse foi o livro que mais demorei a ler na minha vida! Tenho ele, se não me engano, desde 2016. E desta época até hoje venho tentado ler. Tentei uma vez, mas o abandonei. Tentei outra, novamente abandonei. Tentei uma terceira vez: mesmo resultado. Até que prometi para mim mesma que o leria esse ano, e depois de muito, muito, muito esforço, consegui. É o primeiro livro do Paulo Coelho que li, infelizmente, porque sei que é longe de ser o seu melhor. Inclusive li resenhas que disseram a mesma coisa. É claro que essa leitura acrescenta algumas coisinhas na nossa vida. Possui frases lindas e reflexivas que, com certeza, irei destacá-las em um caderninho. Mas é só isto! A história não é envolvente. Muito pelo contrário, é muito monótona e simples. Sinceramente, não gostei. Só insisti em lê-lo porque ganhei o livro de presente, porque se não, com certeza teria desistido na primeira tentativa (no primeiro capítulo). Mas é claro que darei outra chance para o maior escritor brasileiro da atualidade me conquistar.

Washington24 07/09/2021

Ahh Paulo Coelho
?Leitura 12/2021 ??

Bati a marca de 12 livros lidos neste ano e estou bem feliz!! Minha meta mínima de leitura é um livro por mês no período de um ano. ??

Alcançar esta marca com o livro Aleph do Paulo Coelho é simbólico porque é um autor importante na minha jornada como amante dos livros.

Apesar de discordar de muitas coisas, gosto muito dos livros do Paulo Coelho porque para mim, o jeito que escreve prende e torna a leitura agradável.

Além disso, quando muito novo, antes de ser um viciado em livros, li alguns livros do Paulo Coelho e gostei bastante da experiência, o que me faz crer que parte da minha paixão pelos livros, foi de certa forma com colaboração do Paulo.

Alguns dos livros que li do Paulo são: "Nas margens do rio piedra eu sentei e chorei", "Valkirias", "Diario de um Mago", "Monte Cinco" e "Veronika decide morrer".

Paulo Coelho é um dos autores brasileiros mais traduzidos para outros idiomas.

Falando do livro Aleph, de forma bem resumida e simples, o título significa um momento, uma experiência que te conecta com o passado.

O livro conta a jornada do Paulo buscando se reencontrar devido a uma crise existencial. Ele acaba agendando viagens a trabalho, para encontrar leitores e faz uma viagem pela Transiberiana, uma longa viagem de trem que corta a Rússia e chega à Sibéria.

Nesta viagem reencontra uma pessoa que fez parte do seu passado e vive uma experiência em busca de reconciliação.

O ponto chave sobre ler Paulo Coelho é que alguns conflitos podem acontecer, no meu caso que sou Católico, muitas coisas não fazem parte do que acredito e por isso, numa opção pessoal, respeito e encaro estas coisas como ficção.

O fato de não acreditar ou encontrar coisas que não fazem parte do que acredito, em nada impede que a experiência de leitura seja muito boa, principalmente porque gosto muito da forma como o Paulo escreve e em particular, acredito que por ter sido um dos primeiros autores que li, tenho este respeito e boa aceitação. Lendo Paulo Coelho reflito pontos importantes da vida. Esta é uma opinião pessoal. ??

Gostei de Aleph e recomendo a leitura. ??

#leialivros #paulocoelho #livros #amoler #lerlivros

Leticia.Monteiro 02/01/2023

Para se reaproximar de Deus, o mago resolve começar tudo de novo: viajar, experimentar, se reconectar às pessoas e ao mundo. E assim, entre março e julho de 2006, guiado por sinais, visita três continentes Europa, África e Ásia, lançando-se em uma jornada através do tempo e do espaço, do passado e do presente, em busca de si mesmo.

Sabrina.Lolli 29/05/2023

Um livro intenso, cheio de aprendizado, nos mostra a necessidade de sempre estar em movimento buscando aprendizado e andando ao nosso objetivo nesta vida. Gostei demais !!!

Lorrayne.Dionizio 30/07/2023minha estante
Pfv alguém me diz se gosta dos livros do Paulo Coelho, pq não é possível q só eu ache ele meio problemático

Maíra 22/09/2023

Demorei anos para ler o primeiro livro do autor, o que só aconteceu "casualmente". Acredito que o primeiro livro chegou até mim quando eu estava pronta para compreendê-lo e, pesquisando por outros livros do autor, a minha escolha foi pelo Aleph. Nele há muitas coisas que não fazem parte de minha crença, mas eu também acredito que o fato de eu acreditar ou não, não muda o que existe e é real. E sei que eu não sei toda a verdade sobre o universo. A leitura me prendeu de tal maneira que foi muito rápido concluí-la, escrita fácil, fluida e muitos insights que levarei para a minha viagem de trem pela vida.

"... ninguém está lutando contra ninguém, apenas consigo mesmo. Vença você mesmo, e vencerá o mundo."

_manuhh._ 07/12/2023

Achei a leitura bem arrastadinha, e muitas coisas sao meio contraditorias, ou eu q fiquei meio confusa, mas msm assim, gostei de algumas psrtes

Angel's Roses 27/12/2012

Vamos reviver
Os livros do Paulo Coelho não foram feitos para se comprar e simplesmente ler. Pelo menos comigo é assim...
Há meses que eu já tinha comprado o Aleph (estava louca para ler esse livro), mas bastou eu chegar em casa para deixa-lo de lado, percebi que não era o momento exato para lê-lo. Quando realmente senti que estava precisando de suas palavras, deixei de lado o meu livro “A Game of Thrones” por um fim de semana e comecei a ler o Aleph.

Os livros do Paulo Coelho por mais que eu tente me segurar, eu acabo os devorando no máximo três dias e esse não foi diferente.
O livro relata uma de suas histórias, porém o mais interessante é que nas 100 primeiras páginas você se vê naquele livro, você se sente, é como se ele estivesse preparando você para reescrever o seu destino, atualizar as suas energias e claro, reativar a sua fé.

Nas 100 primeiras páginas você se depara com trechos fortes e os sentem digamos como um “tapa na cara”, um “acorda pra vida”, “nada é tarde demais”, conselhos e dicas etc. E depois dessas 100 páginas se você ainda não sabe como refazer isso, ele relata uma de suas experiências como um grande exemplo.

A única parte que me incomodou e por isso só li por cima, foi quando o interprete dele o levou para conhecer uma tradição de seu país (mas devido a essa “tradição” mulheres não poderiam ser recebida), coisas onde as mulheres não bem vindas eu nem perco o meu tempo querendo saber, não vai mudar nada em minha vida, ou vai??? Só se for me dar mais revolta rsrsrsrsr.

Eu não enxergo como um livro de autoajuda, aqueles livros que carregam palavras nas quais todo mundo está saturado de tanto ouvi-las, eu enxergo como uma experiência nas quais ninguém tem exceção de nada, e por isso, vá atrás do seu, resolva os seus erros, não se culpe por causa dos desafios da vida etc.

O livro também é engraçado e muito aventureiro. Recomendo a todos aqueles que por mais difícil que a vida seja, por mais difícil que as memórias do passado ainda estejam lá no seu dia a dia....Nunca perdem a vontade de continuar.