O Príncipe e o Mendigo Mark Twain

Resenhas - O Príncipe e o Mendigo

Ludmila119 31/08/2016

Principe e mendigo
" Na antiga cidade de Londres, num certo dia de outono, na metade do século 16, nasceu um menino numa família pobre, de sobrenome Canty, que não o queria. No mesmo dia, nasceu outro menino inglês, numa família rica, de sobrenome Tudor, que muito o queria. Toda a Inglaterra o queria."

Assim começa esta agradável história de Mark Twain, estes dois meninos, Eduardo da realeza e Tom um menino pobre, de família de pedintes. Tom passou toda sua infância sofrendo maus tratos, sendo obrigado a pedir esmolas, seu pai um homem bruto, ladrão sem decência tratava a família de forma agressiva a base de brigas e violência.

Tom não tinha nada, passava fome e era constantemente humilhado mas não perdeu a capacidade de sonhar, sonhava em ser um príncipe, e deste sonho fazia suas brincadeiras, paralelamente Eduardo, o Príncipe de Gales, vivendo como herdeiro do trono, cheio de formalidades, educação esmerada vivia em meio ao luxo e fartura.

Um dia, um encontro inusitado ocorreu entre estes dois personagens e o que era príncipe virou mendigo e o que era mendigo virou príncipe.

Para Tom, que nunca teve nada, passou a viver um sonho, suas brincadeiras e a pouca educação que o padre de seu bairro lhe dera ajudou muito, mas o príncipe, que agora era um mendigo, sofreu horrores, mas encontrou uma amizade verdadeira.

Renata Cavalcante 18/04/2018

Tradução e adaptação de Cláudia Lopes (editora Scipione)
O livro conta a história de dois meninos - um é príncipe e o outro, mendigo - idênticos na aparência. No dia em que se conhecem resolvem trocar as roupas para comprovarem o quanto se parecem. Essa ação, no entanto, causa várias inconveniências para os dois, pois cada um vai experimentar a vida do outro. À medida em que a estória vai sendo contada vemos as mudanças ocorrendo na vida de ambos e o descontentamento deles com a nova vida que levam. Podemos notar, no desenrolar da estória, como eram os costumes da época (século XVI) onde pequenos atos poderiam ser considerados ofensivos e punidos com a morte. O autor nos leva, também, a uma reflexão sobre a grande desigualdade social existente na Inglaterra nesse período: a realeza, desfrutando de uma riqueza imensurável e os pobres, vivendo em situação deplorável.
Essa tradução e adaptação de Cláudia Lopes, para um público infanto-juvenil, tornou o texto leve e de fácil entendimento, sem muitas descrições exageradas que tornariam a leitura cansativa. Recomendado para quem está interessado em uma leitura leve, rápida e prazerosa.

Livros, câmera e pipoca 29/06/2018

Um clássico da literatura universal que tem muito a ensinar. Lição de moral é o que não falta.
Escrito por Mark Twain em 1881, O Príncipe e o Mendigo traz uma história que lembra muito a narrativa de uma fábula, pois flerta com a ficção histórica e com a realeza inglesa. A trama toda se passa durante o reinado dos Tudor na Inglaterra e à medida que avançamos nas páginas temos revelações da própria trajetória histórica da monarquia de Henrique VIII. Tom Canty e Edward Tudor nasceram no mesmo dia, no mesmo horário. O primeiro vive no subúrbio pobre de Londres, mendigando sua parcela diária de comida. Já Edward é filho do rei Henrique VIII, vive na corte cercado por riquezas e regalias. A vida destes dois garotos não podia ser mais diferente, mas acontece algo inesperado.

site: https://www.livroscamera.com.br/single-post/2018/06/20/Livro-O-Principe-e-o-Mendigo

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

O Hábito Faz O Monge?
A troca de identidade é um assunto recorrente no dia a dia e na ficção. Em pleno século XX, inúmeras mulheres afirmaram ser Anastácia, a filha mais nova do czar Nicolau II, cujo corpo recém-encontrado confirma o massacre de toda família imperial pelos bolcheviques em 1918. Transitando para os contos de fadas, a Bela Adormecida também é uma princesa que, amaldiçoada ao nascer, acaba criada como uma simples órfã por suas fadas-madrinhas.

Mark Twain (1835-1910), um dos mais conhecidos escritores norte-americanos, não passou incólume pelo tema. Inspirado numa viagem à Europa, o escritor resolveu abordar o assunto, realizando uma critica a impiedosa hegemonia da Inglaterra vitoriana. Por sinal, não é de se estranhar sua atitude, a medida que os Estados Unidos, até 1776, foi uma colônia britânica.

Para tanto, o escritor retroagiu ao passado, durante o final do reinado de Henrique VIII, criando uma história baseada na incrível semelhança entre Tom Canty, um menino pobre, e o príncipe Edwad Tudor, sucessor ao trono. Trata-se de um interessante experimento literário, em que Twain flerta com a ficção histórica e meros boatos como já havia feito anteriormente Alexandre Dumas em "O Homem da Máscara de Ferro".

Mediante a perspectiva individual dos protagonistas, se Edward não perde a pompa, apesar de todas as adversidades que padece com a troca, ele reconhece na vida humilde que passa a ter uma solidariedade desconhecida na corte. Em contrapartida, Tom, seduzido pelo poder, não tarda a corromper-se pelas mordomias, apesar de usar de suas prerrogativas para alterar a injustiça de algumas leis.

Seu desfecho, apesar de apontar para o amor, acarreta uma série de atos violentos que aparecem abrandados nas adaptações para o público infanto-juvenil.

Divirta-se!

Beatriz3345 07/10/2018

Mas eu passei cada nervoso com esse livro, quando achava que ia dar tudo certo acontecia alguma tragedia! Aqui viajamos para Inglaterra do século XVI, o nascimento de duas criancas idênticas porém com identidades distintas marca a trama dessa história (que pode ou não ser verdadeira). O podre Tom Canthy vive uma vida miserável e humilhante porém não vê nisso algo tão ruim, enquanto o príncipe Eduardo deseja trocar de lugar com o outro para ter um pouco de liberdade. Logo quando sai do castelo já sente a terrível rotina do pequeno Tom e segue assim por todo livro, transformando-o em uma narrativa aflitiva e dificil. É uma obra maravilhosa porém se vc sofre de ansiedade não deveria ler kkkkkk

Fernanda Diogo 01/01/2019

Lento, leitura arrastada, cansativa, chata. Só no final que fica legal e gostoso de ler, mas a leitura quase toda foi empurrada kkk
Mas é um livro bom, uma história interessante.

Bruno 02/02/2019

Um clássico que li quando era criança.
Um dos livros que li e que guardo com muito carinho da minha infância, apesar de a história ser um pouco previsível, lembro que gostei muito do livro, especialmente do final.

z..... 12/03/2019

Adaptação infantojuvenil Rideel (2004)
Existem muitas histórias sobre inversão de papeis com experimentação diferenciada e reveladora da realidade (no cinema, TV, teatro, quadrinhos e literatura), o que só constata que essa obra, por mais clichê e previsível que pareça, tem proposta interessante, encaminhada na crítica social.

Foi o que o autor propôs de maneira romanceada, em olhar que se estende a toda forma de governo alienado e desmerecedor de seu povo.

Na Inglaterra, cenário da história, vivia-se a Era Vitoriana na época de publicação do livro no século 19 - glamorosa, mas também com verdades ocultas, como a exploração do trabalho infantil na Revolução Industrial que bombava. Mark Twain a conheceu em visita a Europa e provavelmente serviu-lhe de inspiração.
O romance retrocede ao século 16, mas o contexto de explorações do povo é o mesmo e o que é especialmente interessante é o fato das injustiças estarem "invisíveis" à governança, centralizadas num mundo muito específico e afastado delas.

A realidade nua e crua, que choca em suas revelações, é o aspecto que destaca-se, com o protagonismo maior do príncipe Eduardo.

Tudo previsível e afetado, mas de leitura empolgante, como serão as múltiplas possibilidades que ainda conheceremos nessa mesma proposta.
Leitura rápida e aprazível.

Toni Siqueira 04/08/2019

O Príncipe e o Mendigo
Um dos primeiros livros que li!

Pedro Abdo 08/08/2019

O príncipe e o mendigo
frfd

Lucas.Muniz 16/08/2019

Acho muito bom!
O livro traz uma visão crítica do autor sobre aquela época em que vivia, misturando uma leitura simples.
"Na antiga cidade de Londres, um certo dia, nascia duas crianças no mesmo dia, mas de classes sociais diferentes , um dos meninos era de uma família pobre.A outra era muito aguardada a sua chegada por todos , pois a família era muito rica...

O príncipe e o mendigo conta a história de Tom Canty e Eduard Tudor , o primeiro autor é o mendigo morador de um dos lugares mais pobres de Londres.O segundo é o príncipe de Gales, cresceu de muito cuidados e proteção que agora é de uma família rica.

Bia 23/10/2019

O príncipe e o mendingo
O príncipe e o mendingo é um livro bem criativo, com uma história bem bolada. Apesar de ser um clássico e eu não ser muito chegada a eles, este me cativou e eu gostei muito. Só perde para Dom Quixote e Os miseráveis!

DMDark 16/11/2021

O Príncipe e o Mendigo
Gostei muito do livro e de seus personagens, o que dificultou um pouco a leitura foi o desfecho da história onde ficou um pouco bagunçada, mas tirando isso o livro é muito bom.
cau21 16/11/2021minha estante
top