Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Eduarda Graciano do Nascimento 14/08/2018

Um relato emocionante do "outro lado"
Susie Salmon tem 14 anos quando é estuprada e brutalmente assassinada por seu vizinho. Lá do Céu, tentando se adaptar a sua nova condição, ela observa a vida daqueles que foram direta e indiretamente atingidos por sua perda: seus pais, amigos, conhecidos e até mesmo seu assassino, e como eles vão tentar reconstruir sua vida após o crime que muda a história da antes pacata cidadezinha de Norristown, na Pennsylvania.

Eu sabia que conhecia essa história! Esse livro chegou até mim através do Livro Viajante do Skoob (uma iniciativa muito legal na qual as pessoas emprestam livros entre si) e eu me interessei primeiramente porque gosto muito do tema “pós-vida”. Que surpresa quando li no prefácio o título original: The Lovely Bones (algo como Os Ossos Adoráveis, na tradução literal) e na hora reconheci como o livro que foi adaptado em 2009 para o cinema e chegou ao Brasil com o nome Um Olhar do Paraíso (Paramount Pictures, 2009). Engraçado que vi esse filme na época do lançamento porque foi bastante premiado e me lembro de não ter gostado nadinha. Mas o livro...
Quase dez anos depois entrei em contato com a obra original e só posso dizer que é muito emocionante! Engraçado que, pelo que pude recordar, o filme é bastante fiel. Fiquei me perguntando se hoje eu não gostaria, mas depois de espiar o trailer tenho a impressão de que funciona melhor como livro mesmo.
O relato de Susie é marcado pela saudade que ela sente de sua família, da escola e, o que achei muito legal, de uma curiosidade sobre questões da adolescência das quais ela estava começando a se aproximar, como o primeiro amor, sexo, a visão de um futuro profissional. O fato é que agora tudo isso ficou no passado e a garota tem que se adaptar a sua nova “vida”.
O que mais gostei no livro foi a relação dela com os irmãos: Lindsey, de 13 anos, e Buckley, de 4. Me identifiquei pois também tenho uma irmã próxima em idade e, assim como Lindsey e Susie, com uma relação marcada pelo companheirismo. As duas são melhores amigas e, querendo ou não, é nela que Susie passa mais tempo de olho, algumas vezes até invejando as experiências que a irmã passa a ter.

Enfim, não quero me alongar muito, só posso dizer que recomendo fortemente a leitura (chorei!) pra quem gosta desse tema. Por vezes parece que estamos lendo um romance policial, mas não é disso que se trata. O livro é cheio de personagens muito interessantes – dois dos mais importantes, para mim, são Jack Salmon, o pai da Susie, e Ruth Connors, uma colega de classe dela que tem um “sexto sentido”. É muito bonito acompanhar a superação e amadurecimento de todos os personagens durante os anos. E, é claro, acompanhar a caça da polícia ao Sr. Harvey, o vizinho que na verdade é um serial killer. Se e como ele é descoberto, vocês terão que ler pra descobrir!

site: https://www.cafeidilico.com/2018/08/uma-vida-interrompida-alice-sebold.html

Daniela Eng. Amb. 22/04/2020

Livro da minha vida!
Nunca vou esquecer este livro!

cheledrum 24/06/2012

Maravilhoso
Simplesmente maravilhoso.
Os capítulos são maravilhosos, de uma delicadeza maravilhosa, e logo após eu me emocionar com o efeito causado autora me lembrava que SuSIE ñ estava mais lá. Que era uma vida apenas lembrada ou observada, que Susie ñ voltaria e tomaria posse da SUA vida.
Clara 08/05/2018minha estante
undefined

Olgashion 12/02/2010

O livro é muito trancado. Mas, é gostosinho, a parte mais emocionante foi quando o Buckley pediu pra Susie deixar o pai viver, porque ele ainda precisava do pai. Nossa, deu uma vontade de chorar...

Mary 11/06/2020

@jornadadeumaleitora
Esse livro foi um empréstimo de uma colega de trabalho. E pelo título imaginei que a história me tocaria profundamente. Dito e feito! Meu coração ficou pesado durante essa leitura e por muitas vezes senti meus olhos marejados.

Logo nos primeiros capítulos, lembrei que há um tempo assisti ao filme e não sabia que era baseado nesse livro. Se eu sofri com o filme, imagina com o livro que é bem mais detalhado?! Sofri o triplo.
O filme é: Um olhar do paraíso.

A narrativa fica toda por conta de Suzzie, uma adolescente de 14 anos que foi brutalmente assassinada e agora está do céu observando sua família e seu assassino.

O interessante foi que a autora abordou não só o assassinato, a pedofilia, mas também como o luto pode abalar e acabar com uma família. E a morte não é um assunto fácil, né?!
Indico muito essa leitura, por mexer com nossos sentimentos, e que nos deixa refletindo sobre a vida, sobre as pessoas. Espero que tenham a oportunidade de ler!

site: https://www.instagram.com/p/CBBqPpIDR0o/

Bruna 16/02/2023

'Meu nome é Susie - sussurrei - e meu sobrenome é Salmon, como o peixe'.
Eu demorei para ler esse livro. Comecei em 2016 e simplesmente parei. Agora em 2023, peguei ele para ler e não consegui parar mais, eu acabei devorando ele em pouquíssimo tempo. A escrita da Alice Sebold, tão cheia de detalhes e intimista, somada ao fato deste livro ter tido uma adaptação cinematográfica que é a minha favorita da vida (Um Olhar do Paraíso), fizeram eu entrar de cabeça nessa leitura, que agora findada, considero também minha favorita (2º lugar).

A cada capítulo, cada acontecimento, um sentimento diferente. Eu fiquei imensamente triste, com raiva, mas também fiquei emocionada, animada e feliz. Essa é uma história densa, pesada, que diz muito sobre como a vida é frágil, como tudo pode vir abaixo tão facilmente - e não somente para a vítima - mas para todos que estão ao seu redor.

Durante a leitura, eu tinha lembranças do filme, de algumas frases e acontecimentos. Achei que a adaptação foi bem fiel e isso fez eu curtir ainda mais o trabalho do Peter Jackson. É claro que houve uma ou outra diferença, mas que na minha opinião, deixaram o filme com uma pegada mais leve, com um certo grau de delicadeza (o que não é ruim, eu particularmente gostei - e sempre irei levar no meu coração, a cena da Susie e do Ray na cabana).

Outro ponto marcante, para mim, é o bilhete que o Ray deixou para Susie, com o trecho de Otelo. Não encontrei no livro, mas deixarei a versão do filme aqui:

'Se eu tivesse somente uma hora de amor
Se fosse a única coisa que eu teria,
Uma hora de amor
Nesta terra,
Meu amor então eu te daria'.

Lindamente... triste.

Vulcanis 01/12/2008

Sonho de Menina
Sem duvidas é um livro que deixará qualquer pessoa refletindo sobre a vida dessa menina, Susie, que perdeu sua vida tão cedo para os desastres da nossa humanidade atual. Uma vida interrompida, é um romance de fácil e rápida leitura, que abrange desde uma crítica sobre a violência, até um diário de uma adolescente que como a grande maioria, queria voar, se libertar, evoluir.

Não deixem de ler!

claudioschamis 11/02/2009

Um livro de fortes emoções. Um livro que nos faz pensar sobre a vida e a vida após a morte. Ficam muitas questões, muitas esperanças de que quem sabe isso não pode ser verdade ?

Valquiria 28/02/2009

Sonhos interrompidos
Uma vida interrompida, sonhos interrompidos. Uma menina meiga que é violentada e brutalmente assassinada, parece que vai ser um livro p baixo ele surpreende com a ligação energética entre a menina e o pai, tornando-o suave, doce poético.

Francini P, 04/02/2010

Conta a história de uma menina que foi estrupada e depois morta e onde o espírito dela tentar mostrar aos pais quem foi o responsável por sua morte.

Natália Coelho 27/10/2013

Uma leitura interrupta
6 Dezembro de 1973, Susie Salmon foi assassinada.
Susie era uma garota com sobrenome de peixe e uma paixão por Ray Singh. Mas em uma noite voltando para casa, ela passa pelo milharal e o Sr. Harvey, seu vizinho, a convida para visitar algo que ele construiu. Mas ela não sabia que ele queria um pouco mais que uma visita. E Susie só percebeu isso quando ele a mandou tirar a roupa.
Do céu, Susie encontra outras meninas vítimas do mesmo homem e observa o que está acontecendo embaixo. Ela vê seu pai "enlouquecer" tentando provar para a polícia quem é o verdadeiro assassino , sua mãe entrar em um "estado vegetativo"da situação e cometer alguns erros, vê sua irmã se transformar em uma mulher, espiã e atleta, em suas palavras. Vê o dono de seu primeiro beijo virar amiga da espectadora do acontecimento... Mas ela também observa o assassino.
Uma estória sobre como superar a vida e a morte, mesmo que você não esteja exatamente de acordo com isso. Para quem não sabe é o livro que baseou o filme Um olhar do paraíso.

site: http://leioreleio.blogspot.com/

Diessyca 16/11/2013

Um livro que me ensinou que a gente nuca supera uma morte, a gente só aprende a conviver com a dor.

Carla Martins 09/02/2015

Lindo, triste, leve, imperdível
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Alguns autores têm maneiras de escrever capazes de cativar leitores instantaneamente. Alice Sebold tem esse poder sobre mim. Começo a ler um livro dela e não paro de pensar nele enquanto não termino suas páginas. Tá bom, depois que termino também, vai. Esse, então, deixou-me pensativa por dias! Já tinha lido o livro biográfico Sorte - um caso de estupro e ficado do mesmo jeito. Ambos tem como pano de fundo uma das piores violências que uma mulher pode sofrer: estupro. Porém, nesse livro a vítima é assassinada e esquartejada, aos 14 anos, e passa a ver do "céu" como sua família, amigos e seu amor da adolescência lidam com a sua perda.

A leitura, apesar do tema mega pesado, consegue ser leve. A meiguice de Suzie contagia toda a história. No fim, óbvio, fiquei super emocionada e, por mais pesado que tenha sido, foi uma leitura que deu saudade quando acabou. E olha que eu tinha muita expectativa, porque esse livro estava na minha lista de leitura há anos-luz!

Ele é bem subjetivo em alguns momentos e muito sutil também, mas isso não é um problema para uma leitora envolvida até o último fio de cabelo como eu estava. Apesar disso, confesso que, na parte em que o pingente de gelo cai da árvore, fiquei meio sem entender o que aconteceu realmente. E foi aí que soube que esse livro tinha virado filme!!! Fui correndo no Netflix ver se o filme estava disponível e....SIIIIIM!!! :D

Tudo bem que demorei pra achar porque o nome não era o mesmo que o livro. O filme chama-se Um olhar do Paraíso e em algumas partes ele é bem diferente do livro. Como quase sempre, preferi o livro mil vezes ao filme, mas foi um bom complemento para a obra e, enfim, pude entender o que o lance do pingente de gelo quis dizer. :)

Super recomendo a leitura e, digo mais, é um livro ótimo para ser lido mais de uma vez.

Sanoli 29/12/2015

Em uma frase...
Um Olhar do Paraíso.
Para ler nossa resenha, por favor, acesse nosso blog. Obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/12/uma-vida-interrompida-memorias-de-um.html

Bia 10/10/2017

Tem que ter psicológico!
Nesse história conhecemos Salmon, uma garota que acaba sendo morta, e estuprada ao voltar para casa, mas seu assassino é alguém que ela conhecia.

A partir da aí, a história é narrada por ela, apos sua morte.

Antes que comece a ler, saiba que é aquele tipo de livro que você tem que parar para respirar. Tem até vezes que fica monótono, porém a narração deixa isso menos banal.

Teve partes que foi difícil de absorver, e ser for ler, tenha a mente aberta. Pois, iremos ver de tudo nesse livro, desde do adultério, injustiça, orientação sexual, e também quase uma "distopia" sobre céu (o paraíso).

Uma coisa que deixa a leitura mais "integrante", e vemos a salmon narrando o que está acontecendo com a família( todos que convivia com ela, até mesmo o assassino), após a morte dela. Ah, passei por muitos momentos de raiva, e de querer tentar entende quem era os pais delas, pois muitas ações deles, fez questionar tudo, principalmente da mãe dela.

No início o foco é o assassino, mas logo sua família torna o centro de tudo! Não posso esquece da Ruth, e do rapaz que ela era apaixonada, o Ray.

Sentir que o final ficou meio incompleto, no entanto toda história sustenta o livro.

Boa leitura!
Lary.Momentolitera 04/01/2018minha estante
Interessante Vou add na minha lista.?