Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Olgashion 12/02/2010

O livro é muito trancado. Mas, é gostosinho, a parte mais emocionante foi quando o Buckley pediu pra Susie deixar o pai viver, porque ele ainda precisava do pai. Nossa, deu uma vontade de chorar...

Ana Cristina 02/03/2010

A estória de Susie é interessante: a tentativa de seguir a vida para a família de Susie, e para a própria Susie em sua nova vida.

E como uma tragédia pode trazer à tona o esfacelamento de uma família, que já estava lá em forma de semente adormecida. E como uma quase tragédia serve para reestruturar a família, e fazer com que todos finalmente consigam dar prosseguimento as suas vidas.

Mary 11/06/2020

@jornadadeumaleitora
Esse livro foi um empréstimo de uma colega de trabalho. E pelo título imaginei que a história me tocaria profundamente. Dito e feito! Meu coração ficou pesado durante essa leitura e por muitas vezes senti meus olhos marejados.

Logo nos primeiros capítulos, lembrei que há um tempo assisti ao filme e não sabia que era baseado nesse livro. Se eu sofri com o filme, imagina com o livro que é bem mais detalhado?! Sofri o triplo.
O filme é: Um olhar do paraíso.

A narrativa fica toda por conta de Suzzie, uma adolescente de 14 anos que foi brutalmente assassinada e agora está do céu observando sua família e seu assassino.

O interessante foi que a autora abordou não só o assassinato, a pedofilia, mas também como o luto pode abalar e acabar com uma família. E a morte não é um assunto fácil, né?!
Indico muito essa leitura, por mexer com nossos sentimentos, e que nos deixa refletindo sobre a vida, sobre as pessoas. Espero que tenham a oportunidade de ler!

site: https://www.instagram.com/p/CBBqPpIDR0o/

Bit 28/02/2011

anjo asassinado
A história de Susie Salmon, quando começa a se desvelar na sua frente, faz os compromissos, assim como os amigos, a família, a fome, o sono e até o celular tocando, parecerem bem pouco interessantes e menos urgentes. Os 'ossos' do título em inglês não são os restos de Susie, a menininha que conta a história depois de morta. São a estrutura sobre a qual a vida é construída. Outra audácia é a de colocar Susie Salmon no céu. Sim, é para cima que vai nossa protagonista. E é para baixo que ela olha, com olhos atentos, enquanto conta a história de sua família , agora traumatizada, de como seu assassino planeja os detalhes minuciosamente para não ser descoberto, de como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele. A partir daí ela conta que, por estar inconformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no Céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia.

Daniela Eng. Amb. 22/04/2020

Livro da minha vida!
Nunca vou esquecer este livro!

cheledrum 24/06/2012

Maravilhoso
Simplesmente maravilhoso.
Os capítulos são maravilhosos, de uma delicadeza maravilhosa, e logo após eu me emocionar com o efeito causado autora me lembrava que SuSIE ñ estava mais lá. Que era uma vida apenas lembrada ou observada, que Susie ñ voltaria e tomaria posse da SUA vida.
Clara 08/05/2018minha estante
undefined

Eduarda Graciano do Nascimento 14/08/2018

Um relato emocionante do "outro lado"
Susie Salmon tem 14 anos quando é estuprada e brutalmente assassinada por seu vizinho. Lá do Céu, tentando se adaptar a sua nova condição, ela observa a vida daqueles que foram direta e indiretamente atingidos por sua perda: seus pais, amigos, conhecidos e até mesmo seu assassino, e como eles vão tentar reconstruir sua vida após o crime que muda a história da antes pacata cidadezinha de Norristown, na Pennsylvania.

Eu sabia que conhecia essa história! Esse livro chegou até mim através do Livro Viajante do Skoob (uma iniciativa muito legal na qual as pessoas emprestam livros entre si) e eu me interessei primeiramente porque gosto muito do tema “pós-vida”. Que surpresa quando li no prefácio o título original: The Lovely Bones (algo como Os Ossos Adoráveis, na tradução literal) e na hora reconheci como o livro que foi adaptado em 2009 para o cinema e chegou ao Brasil com o nome Um Olhar do Paraíso (Paramount Pictures, 2009). Engraçado que vi esse filme na época do lançamento porque foi bastante premiado e me lembro de não ter gostado nadinha. Mas o livro...
Quase dez anos depois entrei em contato com a obra original e só posso dizer que é muito emocionante! Engraçado que, pelo que pude recordar, o filme é bastante fiel. Fiquei me perguntando se hoje eu não gostaria, mas depois de espiar o trailer tenho a impressão de que funciona melhor como livro mesmo.
O relato de Susie é marcado pela saudade que ela sente de sua família, da escola e, o que achei muito legal, de uma curiosidade sobre questões da adolescência das quais ela estava começando a se aproximar, como o primeiro amor, sexo, a visão de um futuro profissional. O fato é que agora tudo isso ficou no passado e a garota tem que se adaptar a sua nova “vida”.
O que mais gostei no livro foi a relação dela com os irmãos: Lindsey, de 13 anos, e Buckley, de 4. Me identifiquei pois também tenho uma irmã próxima em idade e, assim como Lindsey e Susie, com uma relação marcada pelo companheirismo. As duas são melhores amigas e, querendo ou não, é nela que Susie passa mais tempo de olho, algumas vezes até invejando as experiências que a irmã passa a ter.

Enfim, não quero me alongar muito, só posso dizer que recomendo fortemente a leitura (chorei!) pra quem gosta desse tema. Por vezes parece que estamos lendo um romance policial, mas não é disso que se trata. O livro é cheio de personagens muito interessantes – dois dos mais importantes, para mim, são Jack Salmon, o pai da Susie, e Ruth Connors, uma colega de classe dela que tem um “sexto sentido”. É muito bonito acompanhar a superação e amadurecimento de todos os personagens durante os anos. E, é claro, acompanhar a caça da polícia ao Sr. Harvey, o vizinho que na verdade é um serial killer. Se e como ele é descoberto, vocês terão que ler pra descobrir!

site: https://www.cafeidilico.com/2018/08/uma-vida-interrompida-alice-sebold.html

Julia5628 26/01/2018

Esse livro é emocionante, é inevitável torcer pra que nada aconteça, pra que tudo seja diferente. A autora vai nos mostrando como é pra cada pessoa da família a perda da Susie, a mãe fingindo que nada aconteceu, o pai em busca do assassino, os irmãos que sentem sua falta, o livro se passa nos anos 70, naquela época não tinha muitos recursos, hoje em dia tudo seria rapidamente solucionado, achei esse fato interessante. Eu me vi chorando em muitos momentos e diferente de outras pessoas que leram esse livro, não o achei cansativo, nem confuso como eu vi alguns falando, e talvez pra outros seja uma história difícil, um gatilho. Não quero contar muito o final, mas fiquei um pouco decepcionada, mas é realista nem sempre tudo termina bem, acontece infelizmente.

neide 09/12/2012

vida apos morte
o livro conta a historia de uma garota de 14 anos que é morta por um pedófilo, e sua alma não descansa enquanto ela nao mostrar a sua familia e policia quem a matou. muito bom. gostei.

kelly cruz 27/02/2013

emocionante
uma garotinha morta, esquartejada, e abusada pelo seu vizinho…com este livro tive vários momentos, momentos de raiva, dor, angustia, láhgrimas. revolta, alegria… e por ai vai. dificilmente quem ler esse livro não terá esses momentos, pois esse livro é muito emoçionante, muito chamativo e muito PERFEITO, cada página algo surprendente cada capitulo uma magia, eu recomendo, só cuidado para não chorar, coisa em que fiz muito ao le-lo kk :)

Thalita Branco 17/06/2015

Resenha ~ Uma Vida Interrompida - Alice Sebold
Susie Salmon, como o peixe, narra a história de seu brutal assassinato cometido por um vizinho aos seus 14 anos de idade. Através de um mirante no Céu, olha pelos entes queridos e conta ao leitor como seus familiares e amigos superam sua perda. Ou não. Seu pai vive em busca de respostas e vingança, sua mãe em certos momentos nega a existência da filha, sua irmã tenta ser forte ao se fechar em si mesma enquanto seu irmão pequeno não entende nada. Há também Ruth, uma estranha colega da escola, e Ray, uma paixão adolescente.

Falando na Ruth, ela é uma das personagens mais legais do livro. Ao morrer, Susie esbarrou em Ruth ao se dirigir ao Céu, assim Ruth passa a sentir a presença de Susie e a se interessar pela morte da garota. Seu ar misterioso confere uma certa mágica na história.

A temática do livro é interessante e a forma como é contado, digamos, de um outro ângulo, é bastante bacana. Mas em alguns momentos achei o livro cansativo. A leitura não é complexa mas mesmo assim as páginas parecem não render. As vezes Susie narra acontecimentos do Céu e da Terra em um mesmo parágrafo gerando uma certa confusão. Nos quase dez anos que Susie acompanha sua família, alguns acontecimentos são descritos com detalhes enquanto outros discorrem rapidamente. O livro é bastante bacana, vale a leitura, mas é um daqueles raros casos em que prefiro o filme.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

AnaCristina13 08/01/2023

Achei sensível, comovente e às vezes bem difícil de ler.
Gostaria que o final do Mr. Harvey tivesse sido diferente, mas foi bem perto do que acontece na realidade.
Gostei da leitura.

Jana 26/06/2014

Susie Salmon é a primogênita de uma família amorosa. Ela tem uma vida tranquila e sonha em ser fotógrafa da vida selvagem quando for mais velha. Ela acredita que os anos que estão por vir serão marcados pelo sucesso, conquistas e emoção. Até que numa noite, esses anos se transformam em pó. O vizinho dela, Sr. Harvey, a atrai para um inocente esconderijo que ele construiu num milharal. O Sr. Harvey, homem solitário e excêntrico, estupra Susie, a mata e a corta em pedacinhos.

Esse é o ponto de partida para “Uma Vida Interrompida – Memórias de um Anjo Assassinado”. Não se preocupe, não é nenhum spoiler – esse acontecimento macabro aparece nas primeiras páginas do livro. Susie, sendo arrancada tão violentamente de sua vida, parte para um lugar misterioso de onde ela pode observar as pessoas que ficaram para trás. Basicamente, esse é o enredo: uma menina morta assiste e vigia os vivos. Sua família, os vizinhos, os amigos... Susie permanece com eles, como uma sombra. E o livro trata daquilo que ela vê. De fato, é um livro sobre perda, tanto para a protagonista quanto para sua família.

Para avançar e ir para um céu diferente – o céu no qual ela está é como se fosse uma sala de espera - Susie precisa desligar-se dos vivos. E para seguir em frente, os vivos precisam desligar-se da menina assassinada. É um livro bonito. Apesar da premissa violenta, a parte que descreve o estupro e a morte de Susie é a única parte realmente forte da obra. No mais, é de forma muito delicada que acompanhamos os personagens. Para citar alguns:

- Há Jack, o pai. É ele quem mergulha mais fundo no desespero provocado pela morte de Susie, tornando-se obcecado em descobrir o assassino;
- Abigail: a mãe. Ao invés de mergulhar, ela emerge e foge. A personagem que menos gostei e que no decorrer das páginas, ao invés de me dar pena, me deu é raiva.
- Lindsey: a irmã. Certamente, a mais forte entre os personagens. A sequência na qual ela invade a casa do Sr.Harvey foi ótima! Extremamente tensa.

E há muitos outros: Ruth, Lynn, Buckley, Len, Ray... E claro, o Sr. Harvey. Todos são importantes, todos tem papéis fundamentais. O acompanhamento da vida deles é feita de forma sutil e domina o livro – quando eu comecei a ler, imaginei que o destaque estaria em Susie e no céu em que ela está. Felizmente, eu estava enganada.

Pensei em dar 4 estrelas para esse livro, mas tem algo que eu não gostei. Muitos vão discordar, pois a cena da qual eu vou falar é do tipo que agrada a maioria. Para mim, foi completamente destoante e acabou com todo o clima de sutileza. Eu estava concentrada na leitura e quando essas passagens se desenrolaram, me afastei e fiz uma careta. "Que merd* é essa?". Pois é. Uma cena tão pequenina, mas que me obrigou a fazer o que Susie deveria ter feito - desconectar.

--- Agora sim, é SPOILER. Continue por sua própria conta e risco ---

Achei ridículo quando Susie baixou em Ruth. Susie estava evoluindo, estava se preparando para aceitar sua passagem. De repente, *puf*. Momento possessão? E pior, usar o corpo de Ruth para transar com Ray? Achei terrível. Sim, ela queria desesperadamente um novo beijo, sentir como era crescer, sentir-se viva de novo. Ok. Mas o propósito não era Susie passar por todo o processo de “reality show” com a família dela para conseguir, enfim, a paz? Descer em Ruth e dormir com Ray foi uma curva, uma regressão de volta para a carne. Achei desnecessário, até fútil. Teria sido mais aceitável para mim, até por conta de toda a trajetória da narrativa, Susie ter escolhido então ter um último abraço do pai ou sentir a chuva de novo - digo isso porque há uma bela passagem na qual ela dá um sentido especial para a chuva, o vento, as trovoadas. Nessa parte do livro, lembro-me, em especial, de um diálogo maravilhoso entre Susie e sua mãe:
" — Você parece invencível — disse minha mãe certa noite.
Eu adorava esses instantes, quando parecíamos sentir a mesma coisa. Virei-me de frente para ela, enrolada na minha camisola fina, e disse:
— Eu sou."

Enfim, esse momento de possessão foi tão estúpido, ao meu ver, que a parte final do livro perdeu um pouco da graça. Ainda assim, é uma boa leitura. Rápida, emocionante e interessante. Só uma dica: não leia se estiver esperando vinganças. Há justiça – isso sim -, mas não vingança.

CACAU TOSTES 02/03/2013

Uma vida interrompida injustamente
O livro passa a sensibilidade que sentimos ao lidar com a morte, principalmente quando ela vem de forma tão inusitada.
Ficando todos vulneráveis as emoções e tentando fugir da realidade.
O livro é um drama, com algumas pitadas de suspense e fantasia.

Nota: 10,0

Fran 05/11/2013

Livro: Uma vida interrompida - Memórias de um anjo assassinado - Alice Sebold
"Meu sobrenome era Salmon, salmão, igual ao peixe; meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973. Nas fotos de meninas desaparecidas que saíam nos jornais nos anos 70, a maioria delas se parecia comigo: meninas brancas de cabelos castanhos cor de camundongo. Isso foi antes de crianças de todas as raças e sexos começarem a aparecer nas caixas de leite ou na correspondência diária. Ainda era na época em que as pessoas acreditavam que coisas assim não aconteciam."
Uma vida interrompida conta a história de Susie Salmon que sonhava em ser fotógrafa. Uma menina feliz de 14 anos que estava apaixonada por Ray Singh (Reece Ritchie), e teria seu primeiro encontro e possível primeiro beijo no sábado, se não fosse brutalmente assassinada pelo seu vizinho.
Do céu, a história é contada pela própria Susie. Donde acompanha o sofrimento de sua família, vendo sua irmã amadurecer sozinha, sem a mãe que não conseguiu lidar com a perda da filha e saiu de casa para buscar um caminho. Um pai inconformado com a falta de justiça e um irmão pequeno que sofre com a falta da irmã mais velha.Ali ela faz uma amiga e descobre que elas possuem mais em comum do que imagina e aos poucos descobre mais sobre a vida de seu assassino.
Lançado em 2002, este é o segundo livro da autora americana Alice Sebold Em seu primeiro ano na universidade de Syracuse, ela foi estuprada quando voltava a noite para casa, depois desse fato formou-se, e um tempo depois envolveu-se com drogas. Nos anos seguintes mudou-se para Manhattan e para Califórnia, vindo a viver em uma cabana em uma floresta. Nesse período foi zeladora de uma colônia de artes e escreveu sua primeira obra, uma autobiografia chamada Sorte, em 1999. Em 2007 lançou Quase Noite, seu terceiro livro.
Uma vida interrompida é um livro que desperta emoções fortes no decorrer de sua leitura. Eu o li por volta de 2004 e ainda consigo sentir todo sofrimento de Susie quando seus sonhos foram interrompidos, o desespero de seus pais e a história das vítimas de seu assassino. Este foi um dos livros que mais me marcaram no decorrer das minhas leituras.
Em 2009 ele foi adaptado para o cinema com o título "Um olhar do paraíso". Foi dirigido por Peter Jackson, o mesmo diretor de O senhor dos anéis, O Hobbit e Distrito 9. É um filme que nos traz cenas maravilhosas dos momentos de Susie no céu e possui um elenco muito bom com: Saoirse Ronan (Susie), Rachel Weisz (mãe), Mark Wahlberg (pai) e Stanley Tucci (vizinho) .
Mas na minha opinião o filme não se compara ao livro. Sim, sei que na maioria das vezes é isso que acontece, mas esse é um caso especial. Quem não leu o livro ficará fascinado com a história e as paisagens, porém quem viveu junto com as personagens todas as emoções descritas se decepcionará mais que o normal.
Acho que o filme poderia ter se aprofundado um pouco mais no dia-a-dia dos personagens e em como cada um foi afetado pela perda de Susie, ao invés de ter dado tanta atenção à luta de seu pai e sua irmã para encontrar o seu assassino. Penso assim, não por que o livro não trata essa busca, mas por que o foco principal é o drama, ele tenta mostrar como um acontecimento deste pode desestruturar um família, principalmente quando o caso acaba não sendo solucionado e o causador de tanta dor acaba impune e livre para continuar cometendo outros assassinatos.
Esse é um dos tópicos tratados pela autora baseada em sua própria vida, pois quando foi estrupada e recorreu as autoridades, o que teve como resposta foi que ela não havia sido a primeira a dar queixa, e que muitas das mulheres atacadas foram mortas no mesmo beco.
Apesar da minha opinião em relação a diferença entre livro e filme, indico ambos a todos.