JOQUEMPÔ

JOQUEMPÔ Marta Vasconcelos

Resenhas - JOQUEMPÔ

1 | 2 | 3 | 4 | 5

estantedogabs 08/05/2024

Uma história curtinha mas bem carregada nas emoções. Gostei muito que, em poucas páginas, tivemos amizade, um romance e uma viagem de carnaval bem desenvolvidos.

Amanda S 12/02/2024

Conto LGBT carnavalesco - com referências ao BTS e à T.Swift
Classificação: Eu diria que 12 anos...

Um conto rápido e fofo!

Samuca é um adolescente introvertido e gay, que adoraria passar o feriadão do Carnaval em casa assistindo Netflix.

Porém, como perdeu em uma partida de joquempô com seus amigos, se vê "obrigado" a participar do Carnaval de Rua de Olinda!

Ele e seus amigos (uma menina bi, o irmão mais velho dela e uma outra menina, heterossexual e k-popeira apaixonada pelo BTS!), ganharão a companhia de um pernambucano animado, que gosta de se fantasiar de Homem-Aranha!

Considerações:

*O conto é super rapidinho!

*Ao contrário do primeiro conto ("Um Natal para Agnes") da série "História Coloridas para Dias Especiais", esta segunda história é muito mais leve e feliz, sem gatilhos ou temas mais pesados.

*Ainda assim, gostei bastante do primeiro também. Porém, a classificação indicativa de "Um Natal Para Agnes" é bem mais elevada, eu diria que 16 anos. Além de poder machucar algumas pessoas (sem aviso de gatilhos no inicio). O mesmo não ocorre aqui!

*Ainda que eu também não seja uma pessoa dos bloquinhos de Carnaval, assim como o Samuca no início do livro, gostei de ser "arrastada" com ele pelo Carnaval de Olinda, e conhecer mais sobre!

*Recomendo este livro especialmente para ARMY's e Swift's!!! Tem muitas referências!

*Também tem a participação especial do Lulu Santos!

maysleituras 05/06/2023

Conto ok
Eu achei um conto pouco desenvolvido e a maioria das coisas parece que simplesmente foram jogadas lá. Os personagens eram meio estereotipados, com um conjunto de gostos/personalidades em alta, o que não é ruim, mas como não teve desenvolvimento foi meio meme.
Tiveram umas referências bacanas e uns momentos descontraídos. Curti o final e a explicação do título.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 29/05/2023

Ola? queridos leitores! Carnaval passa, mas gente na?o passa do carnaval, e sempre que da? a gente indica um conto ?fora de e?poca?, hoje traremos a indicac?a?o de Joquempo? de @sou_martavasconcelos .

Samuca e sua turma costumam resolver impasses e discorda?ncias no Joquempo?, e como eles na?o conseguem ser una?nimes no que querem fazer no feriada?o de carnaval , o jogo resolve para eles, o que faz com que a programac?a?o seja o carnaval de Olinda.
Samuca pensa que seu feriado esta? oficialmente acabado, pois ele odeia a ideia, pore?m la? ele conhecera? o delicioso e irreverente Nata?, o que fara? com que tudo fique mais interessante.

Com muito bom humor e histo?rias paralelas super interessantes o autor vai nos inserindo em um ambiente que a maioria das pessoas conhece apenas pela TV ou internet, conhecemos pontos turi?sticos e a dina?mica de um dos carnavais mais falado do Brasil.
Em poucas pa?ginas nos conectamos com o casal principal, Nata? e? muito aute?ntico e isso faz com que o leitor ame ele desde a primeira cena.
Ale?m disso as refere?ncias a cultura nerd, K-pop, cantores nacionais e muita coisa legal.
Joquempo? e? um conto para entreter e tirar nosso foco dessa pandemia que assola nosso mundo.
O texto nos passa aquela vontade de que tudo volte ao normal, para que possamos voltar para as muvucas logo.
Adorei a leitura e tenho certeza que voce?s va?o amar tambe?m.
Joquempo? esta? disponi?vel em formato digital pela Amazon.

#joquempo? #martavasconcelos #literaturalgbt #carnavaldeolinda #livrosgays

Rafael467 05/03/2023

Aja paciência
Que conto incongruente Jesus amado. Primeiro que o protagonista se diz no livro como sendo ?raquítico?, mas na capa é um homem com porte físico normal. Segundo que o subtítulo diz que ele é uma pessoa ranzinza, mas vai por mim: gay ranzinza jamais que é fã da Taylor. E outra, ele não é tão ranzinza assim, ele só é caseiro.

A escrita parece que saiu diretamente de uma thread do Twitter, cheio de termos bregas em inglês (que eu vou relevar por ser narrado na perspectiva do senhor fã da Taylor de 17 anos), além de várias falas e frases sem sentido no meio do texto???

E pra piorar mais ainda a contextualização das falas no início é confusa e o conto tem umas ações meio nada a ver (tipo o cara de cueca na frente de desconhecidos na casa dele) kkkkkkkkkkkkk

A escrita da autora tem seus pontos positivos, como por exemplo o humor irônico que é engraçado as vezes. Mas, no geral o que fica é esse projeto de romance adolescente.

É definitivamente um dos contos já escritos.

Cássio Cipriano 01/03/2023

Fofo, divertido e bem escrito.
Li Joquempô assim que foi lançado e fiz uma releitura agora, para um clube de leitura. Foi bem gostoso revisitar esse conto curtinho, fofo e bem escrito. Me identifico com o jeito meio ranzinza e despreendido do carnaval que o Samuca tem, e foi uma delícia acompanhar as trapalhadas dele e seus amigos pelo carnaval de Olinda. A propósito, achei uma escolha maravilhosa de ambientação da história, mostrando blocos tradicionais como o Mangue Beat, o Galo da Madrugada e Enquanto Isso na Sala de Justiça, e lugares como o Centro Histórico e o Marco Zero, além de enaltecer comidas típicas e todo o clima do carnaval pelas ruas de Olinda.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Clarus 19/12/2022

É uma leitura super rapidinha, mas é muito divertida também. Eu li de madrugada quando meu celular tinha descarregado e fui procurar algo no Kindle pra descontrair.

Kay 30/11/2022

Um livro bem calminho, adorei que se passa em um carnaval e amei a energia caótica de alguns momentos. É bem facinho de ler e termina super rápido, nem percebi conforme ia lendo, recomendo muito.

madu 23/06/2022

"estou vivendo o ponto alto do meu feriado"
É um livro curtinho, leve, e o puro suco do clichê. Atende muito bem a proposta de ser uma história divertida e rápida.
Ótimo para ler de uma vez e resgatar do tédio.

dhy_vagando 27/04/2022

ABSOLUTAMENTE ADORÁVEL
Curtinho, fofo e divertido. Essa história é ótima pra ler numa tarde sem nada pra fazer e se divertir um pouco. Nathan, você é perfeito, entenda

smari 07/04/2022

Segue a proposta do livro de ser leve, good vibes e clichêzinho, perfeito pra quando não se tem muito tempo e só quer distrair a cabeça.

manuella.rosasilva 01/04/2022

Simplório
Li praticamente de uma vez só, dei uma intervalo curto ? e isso não é lá bem um elogio. Como dito no título, simplório demais. Pareciam só frases juntas; rápido DEMAIS, não prende ou cativa muito. Nem às referências a Taylor me envolveram, bem fraquinho...
Talvez se tivesse preferido escrever algo maior, pra poder desenvolver mais ajudasse, as poucas páginas apertaram tudo.

Cams 28/02/2022

um conto super divertido e que entrega o que promete. adorei o grupo de amigos, as referências a Taylor e BTS

comentgabi 26/02/2022

Apesar de não ter AQUELE desenvolvimento e ser bem corrido, é um ótimo conto para entrar no climinha (?) de Carnaval, fofo, engraçado, alegre e descontraído.

Sobre as referências da Taylor Swift? 10/10 Lover e The Archer? Minhas favoritas

1 | 2 | 3 | 4 | 5