Criança 44

Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Arthur1298 23/03/2024

Amei a forma como os personagens foram se desenvolvendo e como tudo se encaixou no plot da história.

Adriana 18/03/2024

Para quem gosta de uma trama baseada em fatos reais, esse livro é um prato cheio.
O que eu gostei mais neste livro é que ele foi baseado em fatos reais. É um romance policial que acontece na União Soviética, no ano de 1953, época em que imperava o Stalinismo.

A história gira em torno de Liev Demidov, um veterano de guerra e um fiel agente policial soviético. Liev acredita que seu trabalho, que consiste em capturar e torturar os traidores da Revolução, para que confessem seus crimes contra o Estado e sejam executados, é uma honra para qualquer stalinista, afinal, pelo lema estatal, não existem crimes na União Soviética, só em países capitalistas.

No entanto, algo começa a mudar dentro de Liev. A começar com a prisão e tortura de um veterinário, que Liev descobriu ser inocente, mas que confessou sua traição e fora executado. Liev, por saber da inocência dele, não quis torturá-lo, o que levou a ser questionado e punido pelo seu comando superior, que o rebaixou de posto e o transferiu para auxiliar a polícia de um vilarejo ao norte do país.

Além disso, seus pais e principalmente sua esposa, Raíssa, passaram a ser alvos da polícia soviética. Isso gerou um estremecimento no casamento de Liev, uma vez que pelo tipo de função que desempenhava na polícia, muitos segredos eram omitidos de Raíssa, o que levou a desconfianças mútuas no casamento.

Depois do que aconteceu com o veterinário, Liev passou a ser mais cauteloso e a desconfiar sobre a integridade de um regime que antes defendia sem questionar, Tempos depois, para corroborar mais com a ideia de que o Governo não era tão idôneo assim, começaram a aparecer diversos corpos, próximos à linha férrea, cujas características das mortes eram similares. Um desses corpos, o de um menino, foi o que iniciou essa investigação velada de Liev para encontrar o assassino, já que o Governo e seus superiores o diziam para ignorar as mortes, porque eram apenas acidentes.

Durante esse processo de ressignificação de suas crenças, Liev teve que confrontar com a verdade de que se enganara a respeito de diversas coisas em sua vida. E isso lhe custara a distância da família e praticamente o fim de seu casamento.

Esse romance policial é surpreendente. O autor, Tom Rob Smith, fez um trabalho de pesquisa minucioso e nos entregou um enredo cheio de riqueza de detalhes, inclusive os mais sórdidos. A capa do exemplar que li, me remete à frieza do país, tanto em relação ao clima, quanto em relação às relações humanas e valorização da vida. O sangue vermelho sobre a neve branca, traz um impacto visual que denota o sofrimento da população, por ser uma massa de manobra tão desmerecida. Indico para leitores de estômago forte. Editora Record. 434 páginas.

Antunes 08/03/2024

Combater, subverter ou enfraquecer a URSS
Tenho esse livro a bastante tempo (tanto que comprei as continuações) mas sabe-se lá Deus porque, eu estava empurrando a leitura dele!
Pois, finalmente sanei essa falha ao encará-lo e posso dizer que tornou-se uma das melhores de 2024.
Com uma trama envolvente, misturando fatos verídicos com ficção, Tom Rob Smith nos leva para Rússia de Stalin, acompanhando a trajetória do personagem LIEV DEMIDOV, um agente da MGB que acaba esbarrando em uma investigação intrincada e que vai mexer com tudo o que ele acredita.
É impressionante como até hoje, há pessoas que defendem esse regime nefasto que e que priva as pessoas da liberdade e subvertem o pensamento humano.

Vamos ao livro:
Criança 44 traça um paralelo interessantíssimo com o assassino em série real, chamado de açougueiro de Rostov... foi o primeiro serial-killer conhecido da Rússia no século XX.
Na Rússia de Stalin, o regime faz o povo acreditar que crimes simplesmente não existem. Mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, Liev - herói de guerra e agente do Estado - se surpreende ao saber que a família da vítima tem a certeza de que a criança fora assassinada. Os superiores do oficial ordenam que ignore a suspeita, e ele é obrigado a obedecer. Mas o agente desconfia de que há algo muito estranho por trás do caso.

Além de Liev temos sua esposa, Raíssa que torna-se uma personagem feminina interessantíssima e extremamente sagaz em diversos momentos assumindo o protagonismo da história e mostrando o quanto Liev estava errado ao crer no poder do Estado sobre a população!

Enfim... ????? com louvor!!!!

Flavio56 21/02/2024

Criança 44
Livro excitante. Retrata muito bem a época de chumbo da formação da URSS.
Como pano de fundo fala da dicotomia existencial do ser humano, entre o certo/errado, entre o bem e o mal.
O final é surpreendente. Vale muito a leitura.

Xandy Xandy 12/02/2024

Eletrizante do início ao fim!!!
Liev Demidov, alto funcionário da MGB, polícia secreta russa dos tempos do terrível ditador Stálin, recebe a incumbência de verificar a morte de um menino de apenas 4 anos, encontrado próximo à linha de trem, filho de um baixo funcionário da mesma MGB. Os pais da criança imploraram para que ele investigasse melhor a morte do filho, pois tinham certeza que o menino fira assassinado, porém, ele recebe ordens superiores e decreta a morte apenas como acidental.
Conforme o tempo passa, Liev percebe que outras mortes de crianças começam a acontecer em outras regiões da antiga União Soviética, o que demonstra que aqueles crimes só poderiam ter sido cometidos pela mesma pessoa.
Misturando realidade com ficção, o autor consegue, de maneira brilhante, prender a atenção do leitor da primeira à última página, promovendo uma série de viradas e viradas na história...
O resto, só lendo muito...

Michelly.Novaes 30/01/2024

Meu Deus!!! Que livro!!! Eu achei que seria um livro completamente diferente, algo mais parecido com a Menina que roubava livros (que sou apaixonada), mas fui surpreendida demais com a história de Liev. Gente do céu, do início ao fim, é empolgante, tem muita ação e você fica passado com cada descoberta. Sensacional. Não dá vontade de parar de ler! Não vejo a hora de ler os próximos!!!

Cássia 08/01/2024

Xeroso
HAHAHAHAHA me matei várias vezes por dentro, bom demais, tá maluco. Se joga de cabeça nisso aqui sem fazer perguntas e aprecie essa DELÍCIA de livro. Emoção, frio na barriga, nervoso, estarrecimento. Sabe aquele tipo de livro que você precisa fechar ele, dar uma olhada pro horizonte e só depois voltar a ler? Ele é desses.

LuciAlen 01/11/2023

Rastros de guerra
Um início já chocante e detalhista que nos leva a cenários cruéis que não sai da cabeça. É necessário nos localizarmos histórica e geograficamente, em um momento pós guerra na Rússia de Stálin, onde o medo, a pobreza, a miséria, assassinatos e muitas mortes fazem parte do cotidiano.
Temos um protagonista que sai de vilão a herói, afinal, até onde somos capazes de ir para defender nossas crenças e ideologias? É tudo para um bem maior, não é? Mas de que lado da história?
Realidade e ilusão se misturam, é uma reviravolta muda o rumo da história. Liev, nosso personagem principal se joga de cabeça em tudo o que faz. Iludido e fugindo dos seus traumas, morre e mata pelo seu trabalho de agente do Estado, e contra ele também.
Preparem-se para muita crueldade, acontecimentos fortes e traumáticos, desumanos. Um amor e parceria que floresce na medida que se quebra falsos modelos sociais. E para uma escrita diferente é fascinante.
Chorei, amei e odiei. ??

Isabelle.Salles 09/09/2023

Leitura difícil mas fluiu!
A leitura foi difícil, pq cada capítulo tem um núcleo. No livro tem no máximo 4 núcleos. As vezes causa uma confusão. No início já abandonei o livro, acabei voltando e insisti terminar esse livro.
Essa insistência valeu a pena! Depois de uns 10 capítulos a leitura foi fluindo... comecei a entender os cenários.
Fala de uma autoridade russa, fiel ao país. Passou por armadilhas e um deles chamou atenção, o assassinato de 44 crianças...
E a descoberta da identidade do assassino foi difícil pro Liev... (não vou dar spoiler, relaxe!) Foi uma reviravolta surpreendente...
Recomendo esse livro!

Gabs. A 14/08/2023

O Bem Maior.
"Nao é assim que começa? Você acredita numa causa, acha que vale a pena morrer por ela. Dali a pouco, vale a pena matar por ela.
Depois, vale a pena matar inocentes por ela."

Um Thriller de tirar o fôlego, uma história recheada de reviravoltas surpreendentes.

Uma onda de assassinatos estão sendo cometidos contra crianças, onde crimes não têm lugar nessa nova sociedade Estalinista, logo eles não podem estar acontecendo - Quem faz uma acusação dessas é um traidor da pátria!

Como é que essas crianças estão aparecendo mortas então?

Com o panorama de uma Rússia soviética em vigência, o clima de paranóia coletiva chega a ser sufocante.
Vizinhos entregando vizinhos, e até mesmo familiares delatando parentes para salvar a própria pele da tortura de prisões, dos campos de trabalhos forçados, e até mesmo da morte.

Uma história de suspense onde o assassino não é a coisa mais perigosa da história.

Os acontecimentos se desenvolvem com bastante agilidade, em constante flerte do suspense com a ação.

Uma boa história.
Um ótimo livro.

Fernanda2407 29/07/2023

Gosto muito do contexto em que a história se desenrola. É sempre chocante ler sobre os absurdos perpetrados pelo comunismo. Impossível não causar indignação.
O livro é bem desenvolvido em todo esse contexto histórico ao mesmo tempo em que o suspense policial também não deixa a desejar.

Livrendo 26/07/2023

Espetacular e de leitura instigante.
Se é verdade que os dois livros se lêem bem em separado, como disse na opinião do anterior, um facto é inegável agora que li este primeiro livros. No final fiquei a perceber um pouco melhor o "O discurso secreto". Há alguns pontos que só agora fazem todo o sentido, embora a sua falta - numa leitura separada - não prejudiquem a leitura.

Nesta primeira viagem ficamos a conhecer Leo um orgulhoso agente do MGB e "caçador" de traidores da pátria. Leo é o melhor e não hesita em capturar e levar os capturados às malhas do Estado. Mesmo que isso signifique o fuzilamento.

Estamos na era da União Soviética de Estaline, uma época da história que me fascina. Por isso, este livro agradou-me da mesma forma que me agradou o outro.

Achei o "O discurso secreto" mais intenso, no geral. Mas este "A criança n.º44" tem um início incomodativo. Ler aquelas páginas e ter de pensar e saber que aquilo foi a realidade de várias pessoas... impressionante.

Neste livro a vida de Leo dá uma grande reviravolta, aquilo em que acredita muda. A sua fé no Estado e no seu casamento são postos à prova.

Enquanto isso, enfrenta tudo e todos para tentar descobrir quem assassinou crianças. Num país onde não existe crime, pois haver crime significa que o Estado falhou e isso não é admissível.

Um livro impressionante. Que se lê rapidamente. O autor tem uma escrita fácil de ler e que nos prende.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/