A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Lay 18/05/2020

Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2020/05/resenha-cadeira-de-prata-cs-lewis.html

Tata 06/12/2022

O meu livro favorito
Amei todas as simbologias apresentadas nesse livro, C.S. Lewis é mesmo incrível, todos os livros são mágicos, mas esse cativou meu coração ??

Lore 20/11/2021minha estante
Eu dividi esses parágrafos parecendo minha cara

iranete_mesquita 21/04/2021

Em nome de Aslam
Livro muito bom e divertido!!!!

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."

amanda 26/01/2022

É, o drama das feiticeiras em sempre fracassarem nessa história kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

"Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista."
Em "A cadeira de prata", escrito em 1951 e publicado em 1953, não temos a participação dos irmãos Pevensie, mas apenas o primo Eustáquio (de A viagem do Peregrino da Alvorada) e sua amiga de escola Jill Pole, que acabam indo parar em Nárnia para uma missão muito especial: encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do Rei Caspian X (que agora é um senhor bastante idoso). Após percorrerem Nárnia em busca de Rilian, descobrem que ele fora sequestrado pela Feiticeira Verde e precisarão resgata-lo das profundezas de Nárnia (O Fundo do Mundo ou Submundo) com a ajuda de seu novo amigo Brejeiro. Um dos livros mais lindos desta série, com referências cristãs simplesmente maravilhosas. Termino esta resenha com um trecho que me tocou muito, uma fala Brejeiro de para a Feiticeira Verde, que tenta convencer os 3, após um feitiço, de que Nárnia não existe:
"Vamos supor que nós sonhamos, ou inventamos, aquilo tudo - árvores, relva, sol, lua, estrelas e até Aslam. Vamos supor que sonhamos: ora, nesse caso, as coisas inventadas parecem um bocado mais importantes do que as coisas reais. Vamos supor que esta fossa, este reino, seja o único mundo existente. Pois, para mim, o seu mundo não basta. E vale muito pouco. (...) Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista. Assim, agradecendo sensibilizado a sua ceia, se estes dois cavelheiros e a jovem dama estão prontos, estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde passaremos nossas vidas procurando o Mundo de Cima. Não que as nossas vidas devam ser muito longas, certo, mas o prejuízo é pequeno se o mundo existente é um lugar tão chato como a senhora diz."
Meu Deus! Que quote... que profundidade. C.S.Lewis, você é o cara e se tornou o meu autor favorito ❤

Luizacastrods 14/03/2022

O livro é bom, mas comparado aos outros livros de Nárnia esse eu achei mais parado, por isso demorei muito para terminar

- giu 19/03/2022

Demorei um pouco pra ler porque tava com uma preguiça que mds.
O livro é muito bem, é curto e fácil de ler, a história me prendeu muito e a história é muito boa.
Até agora nenhuma das crônicas me decepcionou.
Recomendo :)

Reinaldo.Souza 20/12/2020

Não é tão ruim
Embora eu tenha achado a história boa, o personagens não me cativaram. Não gostei do Eustaquio no livro anterior e nesse foi bem qualquer coisa pra ser um protagonista.

mxmoonie 31/08/2023

Já estou ficando com saudade
Ao contrário do que eu achei quando comecei a ler nárnia, eu estou gostando muito da experiência de ler todos os livros e conhecer mais do universo. tirando uma coisa ou outra da escrita do cs lewis que me incomoda, eu gostei bastante desse livro, queria muito que tivéssemos chegado a ver essa versão do eustáquio nos filmes e que a fofa jill pole finalmente aparecesse. enfim, curti muito a experiência e já me sinto de certa forma triste, nostálgica e ao mesmo tempo animada para o próximo.

ps: brejeiro e rilian queridos não esqueci de vocês viu, amei tanto vocês.

Lais 21/10/2021

Experiências ajudam a melhoras as pessoas
Dois desconhecidos se ajudando e se unindo para salvar o destino de Nárnia é muito bom, melhor ainda é o decorrer da história que eles aprendem lições para vida toda. Mais uma vez as crônicas de Nárnia não decepciona.

Augusto 11/04/2021

RESENHA: A Cadeira de Prata
Continuando com a releitura da série As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, cheguei ao sexto livro, A Cadeira de Prata. Eu acabei me embolando toda aqui com as leituras de parceria e essa releitura ficou um pouco atrasada, mas vamos lá que falta pouco para terminar hahaha. Já tem um ano que Eustáquio Mísero voltou de sua aventura a bordo do Peregrino da Alvorada e ele é um garoto diferente desde então. Mesmo voltando ao Colégio Experimental, ele já não fazia parte do grupo de crianças que perturbavam a vida das outras. Quem também percebeu isso foi Jill Pole, uma garota que estudava na mesma escola e era importunada o tempo todo. Foi em um desses momentos de fuga que Eustáquio achou Jill escondida e lhe contou que havia um lugar mágico e que se eles descobrissem uma maneira de ir para lá, ninguém mexeria com eles.

Tenho certeza que eles não imaginavam que conseguiriam de fato ir para Nárnia, mas Aslam os chamou, que é a única maneira de chegar lá. Enquanto Eustáquio estava encantado por estar de volta, Jill tentava absorver toda a beleza do lugar, completamente diferente de onde mora e estuda, um lugar onde o Sol brilha ainda mais, as cores são mais vivas e tudo parece ter vida. Acontece que Aslam chamou os garotos para Nárnia pois eles precisam encontrar o filho do rei Caspian X, desaparecido há dez anos. Perceberam? Pois, enquanto passou um ano para Eustáquio na Inglaterra, em Nárnia se passaram décadas e Caspian está idoso e seu sonho é reencontrar Rillian antes de morrer. Por isso, no momento em que as crianças chegaram em Nárnia viram um navio partir do cais, só não sabiam então do que se tratava

Com a missão dada por Aslam, as crianças seguem para a jornada de busca pelo príncipe, mas que também se torna uma jornada de conhecimento de si mesmos e de respeito pelo outro, afinal, por mais que Jill e Eustáquio se conheçam da escola, eles não conviviam, não sabiam dos medos uns do outro e além deles ainda tem o terceiro integrante dessa equipe, o paulama Brejeiro, que, sendo um narniano, conhece boa parte do caminho que precisarão percorrer. Brejeiro, um personagem incrível e pé no chão e que, quando as crianças pareciam fraquejar, estava ali, atento às orientações de Aslam, mostrando como muitas vezes é complicado seguir o caminho certo quando passamos por adversidades.

Mario 17/04/2021

Magia é saber escolher
O penúltimo livro abre para universos multilaterais, indicando vida abaixo dos nossos pés. Talvez tão complexa quanto a própria terra.

A intuição de Brejeiro me fez questionar sobre a relação da nossa obrigação com a cegueira das vontades casuais; da importância da escolha.