A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Beatriz Matta 22/10/2022

Fantasia no sentido mais puro da palavra
Eu amo esse livro de paixão.
O(s) mundo(s) citados no livro são incríveis; as personagens são cheias de personalidade; as aventuras são fascinantes.
Gostaria de poder me transportar para dentro de nárnia e viver as aventuras que Eustáquio e Jill Pole viveram.. Até mesmo o submundo me parece muitíssimo interessante, embora seja citado como um lugar turvo e levemente desagradável.
Obrigada C.S.Lewis

Miguel 07/07/2022

Acredito que seja um livro que cumpre com a proposta mas que não acrescenta muito. Como uma história pra crianças realmente se sai muito bem, mas lendo enquanto adulto parece que falta algo. É bom, mas não chega a ser nem de perto o melhor de Nárnia. No geral achei meio morno e com um clímax fraco. Poderia ser muito melhor, o enredo tem um potencial bem maior, mas é o que eu disse: não dá pra esperar muito de uma história para crianças.

ilarylaryê 11/07/2021

Perfeito!!!
Nossa nem sei oq dizer, foi o meu preferido até agora, eu achei completamente perfeito, dei risada, passei raiva, desconfiei dos personagens e etc, oq pra mim deixou o livro muito bom, pq eu gosto disso, de sentir de tudo um pouco durante a leitura. Recomendo muito :)

Pedro 18/07/2021

Mais uma crônica, mais uma surpresa boa
Não vou nem falar muito dessa vez, todas as crônicas são ótimas, lindas e de encher o coração? E mesmo assim, finalizando a sexta crônica eu ainda consigo me surpreender e ter sentimentos fortes de emoção de felicidade por causa da leitura.

Essa história de Jill, Eustáquio e o Brejeiro vale muito a pena, assim como todas as outras de Pedro, Lúcia, Edmundo, Susana, Caspian e etc!

Thaina241 24/12/2021

Mais ou menos
Foi a crônica que menos gostei. Mas o final é bem lindo, e é claro que é a parte em que Aslam aparece kkkk. Para mim foi o que mais me fez falta, ver o Aslam na estória.

Bee 29/10/2020

Continuando as Crônicas de Nárnia, essa história foi outra aventura maravilhosa. Apesar de eu ter achado que alguns momentos foram um pouco previsíveis, isso com certeza não tira a magia que toda essa história possui. E assim como os outros livros da saga, possui um pingo de tragédia no fim que sempre me destrói kkkkkk mas vale super a pena!

campeloreadings 09/02/2023

Não quero mais conversar
Como assim eu já li o penúltimo??? não quero aceitar. bem que essa série poderia durar para sempre.

Camirota 11/12/2020

Mais uma vez as Crônicas de Nárnia nos surpreendem com novas aventuras, gostei da leitura porém fiquei com a sensação de que ?falta alguma coisa?, acho que alguns elementos poderiam ser melhor trabalhados, como a feiticeira e a cadeira de prata em si

Jonas.Marques 10/02/2023

Demorou pra engatar, mas cumpre seu papel
Não sei se comecei a me cansar de ler Nárnia ou apenas esse livro demorou mesmo a engatar, mas custei pra terminar esse, o que salvou foi escutar o audiobook no YouTube enquanto faço outras coisas kkkk.
Agora falando da história em si, nesse livro, mais que em todos os anteriores, percebe-se mais o conservadorismo do autor, oq pode ser um pouco chato, principalmente por sempre mostrar as personagens femininas como mais frágeis e doces, e os não Narnianos como malignos. Não o culpo muito, afinal é um livro escrito por um senhor nos anos 1950, e ele era muito religioso. Aliás, como todos sabem, toda a série é baseada nisso, ele apenas teve a grande criatividade de transmitir sua crença e fé no cristianismo através de grandes aventuras mágicas cheias de metáforas sutis. Mas mesmo sabendo disso, incomoda um pouco que os mocinhos são apenas os Narnianos, aqueles que louvam Aslam, e todos os outros que não conhecem ou não acreditam são simplesmente retratados como malignos, vilões kkkkkk. Mas relevando isso, pois já era esperado, a história é legal, mas fica melhor nos capítulos finais, e mesmo as referências cristãs sobre continuar a ter fé em momentos de dúvida são bonitas e funcionais pra história.

Anna 29/12/2020

A Cadeira de Prata
Vemos nessa história o retorno do Eustáquio para Nárnia, sem seus primos, mas levando consigo uma amiga, Jill. Sendo a primeira vez dela, vemos o encanto pela terra mágica, e como conhece, teme e confia em Aslam. Algumas partes, tive raivinha de como as crianças são egoístas, pensando apenas no conforto, e esquecendo de sua missão.

Fran 29/12/2020

Ótimo
Jill, menina guerreira, teve seus momentos de fraqueza mas quem não os têm? Eustáquio tornara um excelente garoto... o bem bem sempre prevelece?

Gabriel.Ornelas 27/12/2021

PERFEITO
Não consigo nem comparar a leitura deste livro com a dos demais, foi o melhor livro da franquia na minha opinião.

O ponto mais forte que o destaca dos demais é o fato de que Lewis cortou aquela enrolação de 30 paginas sobre como eles atravessam o caminho sem que nada muito tchan aconteça.

A historia foi sensacional do inicio ao fim, e QUE FINAL HEIN.
Além da pincelada teologica de Lewis sobre o paraíso, Caspian ainda realizou seu sonho de ver nosso mundo.

Sem palavras.

Thay'OSF 07/05/2023

Razoável
Não foi dos melhores, mas as reflexões que C S Lewis empregou nesse livro foram muito profundas. As implicações da Feiticeira e o seu mundo (?o único mundo?) foram bem interessantes.

Pieri 16/11/2022

6/7
O sexto livro das Crônicas De Nárnia nos traz de volta Eustáquio que está estudando em uma escola, onde os alunos podem fazer o que quiserem e acredite sem sofrer nenhuma punição, então os valentões vivem pegando no pé nos alunos, inclusive no de Jill, uma garota.
Cansada dessa palhaçada, Jill se esconde na floresta da escola para chorar e fugir dos valentões, Eustáquio acaba encontrando-a e ajuda se esconder melhor e vão parar em Nárnia.
Agora em Nárnia os dois recebem a missão de salvar
Rilian, o filho desaparecido de Caspian.
Eu particularmente gostei bastante desse livro e por não ter uma adaptação, para mim foi tudo novidade, outros personagens.
C. S Lewis sempre nos trazendo reflexões extraordinárias!