O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Mar Duda 07/08/2022

Só li por causa da Bella Swan
Assim, ele é bom, tem algumas palavras que realmente não compreendo e tenho que ir no Google kkkkk. Mais se for pra recomendar é bom, li apenas uma vez ?
Rui Marte 07/08/2022minha estante
quero ler por causa dela também kkkkk

Jordane 07/08/2022minha estante
Eu tbm quero ler por causa da Bella kkkkkkk

Sidneia.Ruthes 07/08/2022minha estante
Também li por causa dela, mas que leitura arrastada

Vini 07/08/2022minha estante
Eu tbm kkk

Mar Duda 07/08/2022minha estante
Acho que todo mundo então kkkk???

Sidneia.Ruthes 08/08/2022minha estante
Pelo jeito kkk

Luiza 27/06/2022

É um livro que divide muitas opiniões de fato, muita gente odeia e outros amam, e eu simplesmente não consigo entender quem não consegue gostar dessa obra, é o primeiro clássico que leio e no início estranhei a escrita enfeitada, mas conforme eu me encontrava absorta na leitura a escrita se tornou fácil e bem fluída.

Os perssonagens simplesmente são o retrato da sociedade inglesa da época, orgulhosos e individualistas, características atribuídas aos ingleses durante a história. Amo como os perssonagens são reais, a ponto de que cheguei a odiar cada perssonagem dessa trama (Com excessão do Haerenton) em algum momento, são cheios de defeitos e me fizeram refletir sobre meus próprios comportamentos, me levei a pensar que todos temos comportamentos e atitudes desagradáveis que mtas vezes nossa consciência n nos permite perceber.

Comecei a ler para passar o tempo pensando que fosse um romance, mas ao invés disso recebi uma trama sobre vingança e sofrimento, cheia de informações e muito bem construída.
Faynna 27/06/2022minha estante
Amoooo esse livro ?

Alex 28/06/2022minha estante
Eu não consegui finalizar. Mas um dia tento novamente.

Luiza 28/06/2022minha estante
Alex vale mto a pena, o final foi o que eu mais gostei no livro

Alex 28/06/2022minha estante
Ahhh, vi recentemente algumas pessoas aqui que finalizaram elogiando. Terei que dar uma nova chance. Não é possível que seja ruim.

Faynna 28/06/2022minha estante
Eu tentei uma vez e desisti, eu estava lendo uma edição que tava difícil pra ler pela maneira que estava escrita, mas depois dei mais uma chance e me surpreendi, amei aquele final ??

DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Evy 08/02/2013

O primeiro livro que realmente abriu caminho ao meu coração...
Há uma linda citação de Zafón em seu igualmente lindo livro A Sombra do Vento que diz que "poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração". E eis então o que me ocorreu com O Morro dos Ventos Uivantes e sua história de amor controversa. Desde a primeira vez que peguei a primeira edição com tradução de Rachel de Queiroz nas mãos, aos 19 anos, já li o livro quatro vezes. Em todas elas me emociono de derramar lágrimas e não me canso de venerar a brilhante e sensível escrita de Emily Brönte, magnífica escritora que morreu aos 30 anos sem sequer saber que seu livro seria consagrado como um dos romances mais importantes da literatura inglesa e mundial.

Aliás, é muito triste saber que Emily se foi com a rejeição de seu livro pela sociedade inglesa que não apreciara a mistura de romantismo, realismo cru e trama complexa e nem sequer acreditava que tivesse realmente sido escrito por uma mulher. Curioso lembrar que, para poder publicar em 1847, Emily utilizou um pseudônimo masculino. Mais um motivo para minha profunda admiração.

Não consigo precisar do que mais gosto neste romance. Se é o drama que se sente em cada palavra, por mais simples que seja, se a forma quase impossível como tudo se encaixa tão perfeitamente, ou se o fato de fugir daquele tipo de romance comum e meloso onde no fim tudo sempre dá certo. Algo, inexplicável se deu quando li esse livro e o encanto persiste até hoje. Por mais que eu leia, sempre acabo retornando ao Morro dos Ventos Uivantes, suas citações grandiosas e seus personagens tão bem trabalhados.

Heathcliff é, sem sombra de dúvidas, meu personagem favorito não só deste livro, mas de todos que já li até então. Seu caráter e sua história foram tão magistralmente trabalhados que mesmo com suas atitudes mais cruéis e revoltadas, se torna impossível sentir raiva dele. É daqueles tipos de personagens que não se esquece jamais. Cuja força e grandeza os tornam memoráveis. Catherine, ainda que tão grandiosa quanto Heathcliff, nos inspira um ódio quase colossal por culpa de sua forte, mas indecisa personalidade. O clima mórbido da casa localizada num morro eternamente açoitado por ventos uivantes é o ingrediente que faltava para completar as terríveis e apaixonantes cenas desse romance tórrido e obsessivo.

Emily quebra muitos clichês românticos da época com esse livro e deixa embasbacados os ingleses acostumados com o formato esquematizado do romantismo piegas. Acho que também por isso, esse livro tornou-se de imediato, meu favorito hoje e sempre. Não sei se algum dia será possível superar toda essa magnitude do romance de Brönte. E eu poderia ficar aqui citando dezenas de lindíssimas passagens. São tantos os momentos passíveis de serem julgados como emocionantes, mas de todos, a mim fica a frase utilizada em dois diferentes momentos do drama, uma vez por Catherine e outra por Heathcliff:

"Como posso viver sem minha vida? Como posso viver sem minha alma?".

Resta a mim dizer, que O Morro dos Ventos Uivantes é inesquecível, e já li o livro e assisti ao filme tantas vezes que a história me parece real. E quem poderá dizer que não o foi?
Lu 02/07/2010minha estante
Esse é um romance extremo em todos os sentidos. O que me deixou mais fascinada pela história é como amor e ódio são sentimentos tão parecidos e como eles se entrelaçam ao longo da história.
Linda resenha.

Aline Maia 20/07/2010minha estante
Essa história é fantástica! É incrível como Heathcliff e Cathy tem taantos defeitos mas o amor que sentem pelo outro é algo tão verdadeiro e puro. E é exatamente como vc falou: nesse livro o amor não é mostrado de forma superficial, algo comum hj em dia. Uma pena que Emily Bronte não escreveu outros livros ;/. Linda resenha (2)

Anie 08/08/2010minha estante
Nossa, sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro! Foi o empurrão que eu precisava.

Renata CCS 17/10/2013minha estante
Tb fiquei apaixonada por este livro. Bela resenha!

Aninha 20/11/2017minha estante
Evelyn, amei sua resenha! Apenas me deixou curiosa quanto à sua versão favorita adaptada ao cinema!

Achei todas as que assisti (acho que assisti todas) profundamente diferentes do livro...

Evy 01/03/2018minha estante
Obrigada meninas, pelos elogios, mas o mérito é todo desse livro maravilhosos!!! Aninha, minha versão favorita adaptada para o cinema é com a Juliete Binoche e Ralph Fiennes!!! Amo!!! E acho que foi a que mais se aproximou ao meu ver. Mas nada é capaz de superar a grandiosidade deste livro! Bjos

Rafa Purps 27/08/2020

Esse vento não me balançou.
Com todo respeito a época em que o romance foi escrito e a ousadia de Emilly Bronte e de suas irmãs que também foram escritoras, eu fiquei com sono da primeira a última página.

Provavelmente eu já tenha absorvido a ansiedade trazida pela era digital e pelo excesso de comunicação mas não tive paciência alguma para com essa obra. Nem com a história, massante e arrastada, tampouco por qualquer um dos personagens que seja. Nem com a empregada fofoqueira, coitada.

Siga-me no insta @rafapurps

RESENHA: Após voltar de uma viagem a trabalho, o Senhor de uma família tradicional do interior da Inglaterra traz consigo um garoto que se torna parte da família Earnshaw. Logo o recém batizado Heathcliff se torna grande amigo de sua "irmã" Catherine e inimigo mortal de seu "irmão" Hindley. No decorrer da história vamos entender que mesmo após o casamento de Catherine com o vizinho da família, o amor por seu irmão adotivo ainda perdura e possivelmente se transforma em uma obsessão doentia - mesmo sendo esse um ser humano desprezível.

O livro retrata bem a posição das mulheres naquela época, relacionamentos abusivos e psicologicamente infernais. Visto até que em sua primeira publicação a autora precisou escolher um pseudônimo masculino.

Sorry, mas definitivamente não vai para a estante de favoritos. Você já leu algum clássico e se arrependeu?

site: https://www.instagram.com/rafapurps/
Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Sugiro que vc não leia Shakespeare então. hahahaha

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Ele foi inovador em sua época mas se vc ler tendo em vista a nossa realidade, também não vai curtir.

Rafa Purps 27/08/2020minha estante
Acho que vou ficar com os mais moderninhos mesmo rs! Apesar de que o entendimento do livro vai além das palavras, cada um carrega uma bagagem que interfere no entendimento, né! Você é culto, já te falei isso, talvez consiga captar coisas que eu ainda não entenda. ?

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Obrigado pelas palavras mas inteligência vc tem de sobra. Mas as vezes ler algo muito distante do nosso tempo, atrapalhe um pouco pq acabamos trazendo o texto para nossa realidade. Leitura é muito de sentimento e de bater na alma. É normal não gostar de algumas leituras mesmo que sejam livros clássicos. Tá tudo certo. ;)

Rafa Purps 27/08/2020minha estante
Inclusive, você está me devendo uma cerveja!

Anderson.Henrique 27/08/2020minha estante
Verdade. Por mim tomaríamos hoje.

Bart 04/03/2018

Eu fui pego de surpresa nesse livro, em minha ignorância eu achei que fosse um clássico romance água com açúcar...livro pesado da p***!! Confusão...tem amor e tem muito ódio também.
Vanessa 06/03/2018minha estante
undefined

Bart 06/03/2018minha estante
Oi?

Vanessa 06/03/2018minha estante
Escrevi errado me desculpe... nova aqui... heheh na verdade gostei da resenha... tive a mesma impressão qdo li...

Bart 06/03/2018minha estante
Kkkkkk nem se preocupe, eu devo ser mais novo do que vc por aqui!! Descobri agora como coloca a porcentagem do livro q estou lendo!! Kkkkkkkkkkkkk
Mas qnt ao "Morro dos ventos uivantes" eu esperava algo bem leve tipo Jane Austen...tá mais p/um murro no estômago! Kkkkkkkkkkk

Vanessa 08/03/2018minha estante
Hehehe então essa da porcentagem ainda não descobri kkkk
Eu já fui ao contrário... O morro dos ventos uivantes li bem adolescente... mas não conhecia ainda nada... nem Jane Austen... lembro que foi um choque... uns 4 anos atrás reli (achando que era mto jovem e não tinha entendido direito) mas foi novamente uma experiência pesada... mas não deixa de ser ótimo... daqui alguns anos lerei novamente.. hehehe

Bart 08/03/2018minha estante
Ele me lembra mt Gabriel Garcia Marquez com esses conflitos de gerações!!

Lucas 09/03/2020

3 estrelas de caridade
Fiquei com uma sensação de que perdi tempo lendo este livro. Então devo dizer: Só leiam se quiserem conhecer a história... Pra mim foi algo monótono e arrastado. A leitura é fácil, pensei então que terminaria em poucos dias, mas em antagonismo à facilidade da leitura, mal sabia eu que a história é chata, os personagens são irritantes, os diálogos por vezes muito melosos e com um toque de amor doentio mal explorado.

Ah, detalhe muito relevante, e talvez o calcanhar de aquiles desse livro: A evolução psicológica dos personagens é péssima. O "Breaking Bad" da personalidade de Heathcliff em nada justifica as atitudes tomadas por ele, ou seja, a história foge a realidade de tal forma que o livro perde seu sentido.

Segundo o prefácio da edição que li, este foi o único livro de Emily Bronte (1818-1848), e com certeza não há nada de obra-prima no seu escrito. Não consigo compreender como se tornou um clássico, e não entendo também como tem nota 4.1 aqui no Skoob.

Sinceramente? Leia, mas empreste pra ler, e gaste o dinheiro com outro livro. Esta é minha mais humilde opinião.
Beto 09/03/2020minha estante
Eu comecei a ler e no inicio eu já não gostei muito e parei de ler o livro. Mais pretendo terminar a leitura dele. Mais igualmente o que vc disse eu li algumas páginas iniciais e pelo incrível que pareça não me prendeu em nada. Mais eu conheço leitores que tem este livro como o livro da vida. Uma paixão infinita pela obra. Porém não entendo o porquê ?

Erika 09/03/2020minha estante
Eu também não entendo porquê o mundo ama essa história. É chata, doentia, os personagens são antipáticos e não acrescentaram nada na minha vida. Precisa ser muito fã de Crepúsculo pra aguentar.

Lucas 09/03/2020minha estante
Opa, Beto, vais ler e vai continuar a não entender porque tantos fãs.

Erika, é isso mesmo! Em nada me acrescentou, em nada cresci. Fico feliz de saber que não sou o único a pensar isso, até pelo fato de ser um clássico. E que triste ser um clássico, hein.

Gabi 13/03/2020minha estante
Pensei que só eu achava isso , não entendo como esse livro é amado .

Lucas 13/03/2020minha estante
Tamo junto, Gabi! hahaha

luisyy 30/03/2020minha estante
Eu gostei do livro :)

Vanessa.Tosta 24/04/2021

Ler "O Morro dos Ventos Uivantes" foi muito desconfortável e se tornou uma leitura maçante, a qual eu ansiava pelo fim. Os personagens são extremamente tóxicos, vingativos, levam uma vida triste e cheia de rancor. Fiquei muito decepcionada com a forma como a história se desenvolveu.
Thati 24/04/2021minha estante
nunca consegui terminar esse livro, já tentei umas três vezes kkkj

inminin 24/04/2021minha estante
Parei na metade e nunca mais peguei no livro

Sofia.Queiroz 24/04/2021minha estante
eu odeio esse livro com todas as minhas forças

rafel 24/04/2021minha estante
esse livro é bem 8 e 80. ou você ama ou você odeia. bom ele é meu favorito justamente por não ser um romance felizes para sempre, mas sim uma coisa bastante trágica que não era comum ser escrito

Rafael.Andre 24/04/2021minha estante
Mas já ouvi tantos bons comentários que me interessei. Mas pelo visto, não é tão bom assim né.

laurasilvat_ 26/04/2021minha estante
Não consegui gostar desse livro. Só continuei lendo porque imaginava que no final a história ficaria melhor... li com muita expectativa e tive uma baita decepção.

Fram 03/06/2021

Odeio a todos
Não há o que declarar
Odeio todo mundo
Sem condições
Nunca passei tanta raiva
Nunca quis tanro entrar num livro e bater na cara dos protagonistas com uma ripa
Os únicos personagens que me agradaram foram o narrador, que nunca está presente, e o garoto que, Literalmente, não fala nada.
Ô ódio
spokey dokey 03/06/2021minha estante
Hahahaha amei a resenha, me deixou com mais vontade de ler, está na minha meta

Gabriele346 03/06/2021minha estante
KakKkkKkK? e tão ruim assim ?

Junior 03/06/2021minha estante
ai amg só consegui salvar a moça que conta a história, tadinha teve que suportar essas famílias desgraçadas, de resto acho q todo mundo merece a morte e ainda é pouco pelo estresse que causaram

Fram 03/06/2021minha estante
O livro é bom mas os personagens......

Fram 03/06/2021minha estante
SIM, pobre da veia

Cassie.sn 16/09/2020

To confusa
Não sei se é pela minha ressaca literária ou se é pq o livro é bem confuso mesmo, tentei por 3 vezes ler esse livro é finalmente consegui terminá-lo, é uma história sem pé nem cabeça, bem confusa, com uma linguagem bem difícil, não gostei muito, fico triste pq tinha uma expectativa enorme, terminei empurrando com a barriga
Beca Sasso 17/09/2020minha estante
Dizem que essa tradução é horrível. Essa da capa preta.

Cassie.sn 18/09/2020minha estante
Então deve ser por isso que fiquei um pouco confusa kkkkkk

Beca Sasso 18/09/2020minha estante
Eu também tive que reler alguns fragmentos pra tentar entender quem era quem. As vezes eles chamam os personagens pelo sobrenome, duas personagens tem o mesmo nome, que caos

Cassie.sn 21/09/2020minha estante
Exatamente kkkkkk bem confuso tem que prestar bastante atenção, mas por ser um livro muito antigo é uma boa história

Beca Sasso 23/09/2020minha estante
A história é ótima! Mas tem que pegar uma versão bacana pra ler

Diessica 09/05/2021

Passei raiva....
O romance foi raso demais, os personagem são odiosos com atitudes extremamente problemáticas , o narrador não é confiável, só dei 2 estrelas por conta da escrita que é muito boa, mas fora isso esse livro não me cativou em nada, o final foi muito corrido tbm, opinião pessoal, não vou passar pano só porque é um clássico.
Fernanda.Viana 09/05/2021minha estante
Até que enfim alguém que pensa o mesmo que eu sobre esse livro horroroso ?

Diessica 09/05/2021minha estante
Né minha irmã ?

Yasmim Miranda 10/05/2021minha estante
É exatamente esse o sentimento que estou tendo. Tô lendo na base do ódio pra não abandonar a leitura

Diessica 10/05/2021minha estante
Eu passei o livro inteiro esperando aquela besta fera morrer kkkk

Awa 13/05/2021minha estante
Eu li 64% do livro e tô achando todo mundo simplesmente insuportável. Não tem um que se salve, tô lendo na base do ódio mesmo e não vejo a hora de terminar.

haylla.with.an.h 23/06/2022

Não é uma história de amor...
Eu realmente queria ter gostado, mas não foi o caso. Essa foi a minha segunda tentativa de leitura. Anos atrás eu iniciei, mas parei em poucas páginas. Recentemente, resolvi dar uma nova chance. E infelizmente esse livro não funcionou pra mim.

Dessa vez não abandonei e me forcei a terminar, porém foi uma experiência ruim. Não sei se a edição acabou colaborando ainda mais para esse desfecho trágico.

Só não me arrependo de ter insistido na leitura porque, grifei alguns trechos interessantes e como o próprio comenta: sempre se pode tirar ensinamentos de cada livro lido! Enfim, não duvido nem questiono a capacidade e genialidade de Emily Brontë, no entanto "O morro dos ventos uivantes" não é uma leitura pra qualquer um. Talvez pra outras pessoas, como a Bella Swan, mas não eu!
Carolina 23/06/2022minha estante
sigo tentando descobrir se senti amor ou ódio por este kkkk

Luiza 23/06/2022minha estante
Adoro que esse livro ou a pessoa ama ou odeia, conheço pessoas que não gostaram nem um pouco, outras quem amaram, eu tô gostando bastante

haylla.with.an.h 23/06/2022minha estante
Realmente, acho que com esse livro não tem um meio termo kkkk

Lorena_ 23/06/2022minha estante
Nossa, sim! Eu acabei de terminar esse livro?

O livro não é ruim, mas acho que simplesmente não é o meu tipo de livro.
Pra mim, a maioria dos personagens tem uma energia tão pesada? o livro realmente tem um teor de ódio, conflito e de vingança muito grande? os quais no geral me deixam bastante desconfortável.

Mas não me arrependo de ter lido ele, porque foi uma leitura diferente, sempre irei lembrar do Heathcliff, pra mim é o personagem mais marcante.

haylla.with.an.h 24/06/2022minha estante
Concordo, a autora conseguiu criar uma história pesada e com personagens odiavéis, não consegui me apegar a nenhum deles. Mas, entendo o porquê de se ter tornado um clássico

Regis 07/07/2022

O Morro dos Ventos Uivantes
O livro fala sobre obsessão e vingança, com personagens odiosos, cruéis, egoístas, inseguros e acima de tudo maus. Mas retrata tudo isso de uma maneira primorosa e com uma atmosfera contagiante que te leva a devorar as página na esperança de encontrar um pouco de bondade, coisa que nem mesmo os animais nessa história possuem.

Heathcliff é trazido para Wuthering Heights ainda pequeno e ninguém sabe sua idade, seu sobrenome ou suas origens.
É criado com total brutalidade após a morte de seu salvador, pai de Catherine e Hindley, é hostilizado pelo segundo e "amado" de maneira doentia e inconstante pela primeira.

A História é narrada de forma primorosa por Nelly, a governanta que cresceu junto de Hindley, Catherine e Heathcliff.
No decorrer da narrativa, descobrimos como suas vidas foram permeadas por um amor obsessivo, que não foi vivido pelo medo, a soberba, a ganância e a insegurança por parte de Catherine, deixando Heathcliff devastado e com sede de vingança. E mesmo assim, irremediável e ainda loucamente apaixonado por ela.
A partir de toda essa situação uma vingança tem início e a história se torna mais crua e invariavelmente intensa e brutal.
Esse livro conta a trajetória de um vilão criado de forma magistral pela autora Emily Brontë.
A descrição do livro feita pela irmã de Emily, Charlotte Brontë, expressa bem o que a obra transmite: "seja a obra sinistra ou sublime, diabólica ou divina, não resta muita escolha a não ser adotá-la"

Adotei a história, e aqui estou eu em uma releitura, sentindo novamente toda as emoções que me foram despertadas no primeiro contato com esse livro em minha adolescência.
E chegando ao final completamente feliz, por ter me proposto passar mais uma vez por toda essa gama de emoções conflitantes.

É com certeza uma leitura que recomendo para todos que desejam serem atirados em meio a crueza e brutalidades da vida desses personagens.
DANILÃO1505 08/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

AnonymousCow 12/07/2022minha estante
Finalmente terminei o livro e pude vir ver a sua resenha (você brincou dizendo que eu só terminaria em 2023, mas até que me adiantei bem, não? Rs) e que resenha ?

O que mais posso dizer? Obrigado por despertar em mim o interesse nesse livro. Com certeza foi o melhor que li neste ano até então ?

Regis 13/07/2022minha estante
As vezes precisamos de pessoas que nos levem por caminhos desconhecidos para que passamos apreciar coisas novas.
Foi um prazer te induzir por esse caminho. ?

Luana 13/07/2022minha estante
N sou muito fã de romance; ainda assim, acha que esse livro é pra mim?

Regis 17/08/2022minha estante
Ele não é bem de romance Luana, é cheio de maldades e intrigas que desperta uma miríade de emoções. Nada de romance como imagina, está mais para obsessão. Acho que vai gostar. ?

Lis Bonifácio 02/05/2021

Romance ???
Achei o livro ruim. Bem ruim! E não me digam que é por ser um clássico escrito muito antigamente! Tem clássicos lindos que eu amo e enchem meu coração!
Quando dizem sobre um livro que se trata de romance, o que EU espero é que seja romance. Neste livro não tem nada disso, a não ser o sentimento de Edgar Linton para com Catherine.
Dizer que Heathcliff e Catherine se amavam é no mínimo, um disparate. Eles não sentiam amor um pelo outro, não havia cuidado. Era obsessão. Pura obsessão!
A amargura, o ressentimento, a sede de vingança, as barbáries, a agressão física, psicológica e moral que contém no livro fez com que este se tornasse uma leitura arrastada, desafiadora e que me causou mal estar.
Acredito que se eu der outra chance para ele no futuro (bem distante), por já saber que não se trata de um romance, talvez consiga apreciar a construção de caráter de cada personagem de uma melhor forma. Até segunda ordem, foi a minha pior leitura da vida!
Géssica 02/05/2021minha estante
Concordo, li e não me cativou em nada, decepção

Amanda Garcia 02/05/2021minha estante
Não é todo mundo que gosta , eu devo ser raridade nisso .

Lis Bonifácio 02/05/2021minha estante
Oq me fez mal foi a expectativa, não tem romance, não é um livro de romance! :/

Amanda Garcia 02/05/2021minha estante
Isso é verdade , de romance não tem nada , deve ser por isso que gostei por eu já saber que não era um livro de romance . Mas livros são assim uns gostam , já outros não e tá tudo bem . ?

Amanda Garcia 02/05/2021minha estante
Verdade , e se não gostar também , não faz mal nenhum . ?

Maria4556 19/05/2021

Nem acredito que finalmente acabei!!!!!!! Só gente chata, c4r4lh0.
Thallys.Nunes 19/05/2021minha estante
Socorro!!! Tá na minha meta! Kkkkkrying

Andre.28 19/05/2021minha estante
Meu deus, tive a mesma impressão quando terminei de ler kkkk... Fiquei exausto com a quantidade de personagens chatos kkkkk

Maria4556 19/05/2021minha estante
Nossa eu fui me sentindo no próprio morro dos ventos uivantes, sem energia, sem animo, me sentia sugada pelos personagens

Fer 20/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK morri com seu comentário, maravilhosa ??

Maisa @porqueleio 28/05/2021minha estante
Estou lendo agora, pior é uma estória se repetir...