O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

A_Pyterson 10/06/2024

Decepcionante.
A escrita é tranquila, o enredo atrativo, o fato de ter uma troca de narração, e o narrador inicial se tornar um observador, é muito interessante. A história é contada no tom de uma grande "fofoca", que apesar dos extensos diálogos, está longe de ser cansativa e/ou confusa, pelo contrário, desperta a curiosidade.

A trama é desde o início tensa, com inúmeros momentos de angústia e violência, demonstra os estragos da discriminação, a busca incessante pela vingança e uma paixão obsessiva que chega a soar patológica. Os personagens são bem construídos, mas detestáveis, me pareceram propositalmente irritantes e irracionais em vários momentos, da pra notar um tipo de selvageria, exceto por Nelly.

Acredito que a tensão tenha sido justamente o problema, o livro é puro caos (exceto pelo desfecho), existindo pouquíssimos momentos de calmaria e tranquilidade, para não dizer que não existem. Como leitora me senti sendo estimulada pelo caos, angústia e tensão que se acumularam e culminaram em uma expectativa para o final, que definitivamente não foi suprida.

É possível de entender que era uma retomada da "ordem" após tanta tragédia experenciada, mas honestamente não me agradou, depois de tudo eu definitivamente não esperava pela complacência etc, decepcionante. Na minha opinião que tivesse um fim tão selvagem quanto a própria essência do personagem.

Enfim, a conclusão me decepcionou a ponto de mudar a visão sobre o livro como um todo, apesar de ter ficado muito engajada na leitura, talvez leia novamente em algum momento, mas por enquanto é o que temos.

Isa_torres 10/06/2024

"Pessoas orgulhosas criam tristezas para si."
Confesso que quase desisti de ler esse livro, não conseguia de jeito nenhum engatar na leitura e me confundia a cada página, mas mesmo assim não o abandonei e que bom que não fiz isso.
Esse livro gira em torno de Catherine e Heathcliff, mas a história começa com a família de Catherine e Hindley, dois irmãos. Um dia, o pai de Catherine sai em viagem e ao retornar, trás consigo Heathcliff, e então Heathcliff se torna basicamente um filho adotivo. O pai é muito apegado a Heathcliff, e Hindley não gosta disso, o que ocasiona em muito bulliyng pela parte de Hindley para com Heathcliff. Os pais morrem, Heathcliff não aguenta mais viver naquela casa e resolve ir embora, e a partir de entao o livro de fato começa.
Leitura simplesmente surreal de boa, a diagramação do livro é extremamente maravilhosa, gosto muito de livro com as páginas cheias e letras que não sou minúsculas para ler.
Achei cansativo de ler? sim, mas vale a pena no final, vale muitooo a pena, meu primeiro clássico e não poderia começar com um melhor.

Marina516 10/06/2024

Drama familiar puro
Perfeito, cheio de drama e emoção. Não há personagem inocente e muito menos um herói, mas há um vilão bem cruel.
Recomendo que leiam com calma e um marca texto.

Jovem.leitoraa 10/06/2024

Uou
O que dizer? Ler esse livro me fez passar muita raiva com os personagens, porém, vi uma ambiguidade na história; a autora queria ressaltar a pior parte da nobreza (os defeitos, etc)! Muita gente não entende isso, e é compreensível kkkkkk

Eu amei a história, amei tudo (exceto os personagens)

olivversion 10/06/2024

Um romance trágico e doentio. Um clássico. Uma obra de arte.
Gosto de ressaltar que odeio todos os personagens desse livro e que se eu senti um traço de empatia por algum deles foi pouco a pouco se esvaindo, até sobrar só a pura raiva.

Mas confesso que adorei esses sentimentos.

É um livro incrivelmente bem escrito e que consegue deixar o leitor totalmente preso nas teias de conflitos familiares e crueldades, que causam desde tristeza até ódio. E essa capacidade de afetar nossas emoções demonstra a incrível escritora que foi Emily Brontë, e, para além da escrita maravilhosa, temos aqui também a exploração do psicológico dos personagens durante toda a história. Um livro incrível, que assusta e fascina. A tradução dessa edição da Zahar é maravilhosa e adorei saber um pouco da vida da família Brontë, além das notas de rodapé que me auxiliaram durante toda a leitura.

Encontrar elementos góticos nessas páginas foi uma surpresa super agradável também.

O Morro dos Ventos Uivantes é um livro cinza, escuro, sombrio, suas páginas são banhadas em ódio, rancor e loucura; fantasmas que assombram em sua obsessão mesmo depois da morte. É um romance, sim, mas não é uma história de amor.

Escutem Wuthering Heights da Kate Bush.

beeresenhas 10/06/2024minha estante
Amei sua resenha ?

olivversion 10/06/2024minha estante
@beeresenhas Obrigado, li faz um tempo e só escrevi a resenha hoje?

Bruna2299 10/06/2024minha estante
Eu amo esse livro, um dos meu prediletos! E amo essa música ?

olivversion 10/06/2024minha estante
@Bruna2299 Eu também gostei. Ah, sou apaixonado pela Kate Bush e viciei em Wuthering Heights na primeira vez que ouvi, a letra é perfeita.

Celeste Lino 09/06/2024

Confesso que a leitura de o Morro dos Ventos Uivantes me surpreendeu, infelizmente de maneira negativa, então não posso deixar de caracteriza-la como uma leitura razoável.
A escrita da autora é fluída e um tanto intrigante, de maneira tal que nos deixa interessados em saber o desfecho que tal narrativa tomará.
No entanto, não posso ser alheia aos defeitos desta autora, eu caracterizaria até como morais. Um dos pontos que mais me incomodou no livro é a descrição do personagem principal da trama, o Heartclif, como uma espécie de demônio, associação que a autora faz não apenas por sua conduta e falta de moral, mas principalmente por sua cor de pele, o personagem é descrito como negro e em várias passagem ainda criança a autora o compara com figuras diabólicas, mesmo antes de esse chegar a desenvolver um mal caracter. O que revela um pouco sobre como a própria Brontë enxerga as pessoas de decência africana, infelizmente esse não parece ser o único livro da autora em que este tipo de narrativa se encontra, o que é lamentável.
O que deveria ser levado em conta é como as pessoas no entorno daquela criança o moldaram e o tornaram o ser capaz de tamanhas atrocidades. O livro fala mais sobre ódio que sobre amor de fato.

StellaJAz 09/06/2024

Um rito de passagem.
O Morro dos Ventos Uivantes é uma história importantíssima pra mim, foi o primeiro clássico que li, descobri sua existência enquanto lia crepúsculo durante as férias do meu sexto ano, foi uma porta de entrada que facilitou a minha inserção a livros mais complexos. Lembro que depois de terminar fiquei tão fascinada que comprei vários outros, Jane Eyre, Frankenstein, Sherlock Holmes, Northanger Abbey, Dracula...
É uma história tão brutal, posta em palavras de uma maneira tão fascinante que até hoje me arrepia. Sou colecionadora de edições de Wuthering Heights e essa é uma das minhas preferidas, talvez porque foi a primeira que tive, talvez porque adoro o fato de ser capa dura e ter sido super baratinha na época, talvez por ser bilíngue e ter me incentivado a melhorar meu inglês...
Enfim, sou apaixonada.

?I have not broken your heart - you have broken it - and in breaking it, you have broken mine ... I forgive what you have done to me. I love my murderer - but yours! How can I??

Isabella1531 08/06/2024

Sem título
Particularmente não gostei da história. É sem dúvida uma exelente obra, mas não faz meu estilo. Porém, recomendo a leitura, e que tire as próprias conclusões.

Isabella.Busson 07/06/2024

"? Assim ele nunca saberá como eu o amo. E isso não porque seja belo, Nelly, mas porque ele é mais eu do que eu mesma. Seja de que forem feitas nossas almas, a dele e a minha são as mesmas."

Nandinha 07/06/2024

Eu amei !!! O livro é sobre a história de duas família e seus amores,basicamente. Eu me senti assistindo uma novela em todo o momento parecia uma enorme fofoca contada pela Nelly,incrível como tinha diálogo dentro de diálogo e isso não deixou a história confusa pelo contrário eu só queria saber mais sobre tudo. O desenvolvimento de todos os personagens foi algo perfeito porém eu gostei especialmente do Hareton que mesmo depois de tudo teve um final " feliz ". As palavras são totalmente foram do comum do que estou acostumada mas não tonrou a leitura cansativa e eu pessoalmente adorei. Enfim,recomendo esse livro para todo mundo pois tenho certeza que todos vão gostar.

Ana Carol 07/06/2024

Essa foi uma leitura bem diferente. Parecia que os narradores estavam zero preocupados com o leitor. No início eu fiquei bem perdida, mas parecia intencional. Voltei algumas vezes, mas realmente não parecia que tinha perdido algo, só parecia que era meio f***-se, espera que eu vou te contar jajá rsrsrsrs Vale a leitura por ser um clássico.

Klist 07/06/2024

Uma fofoca de duzentos anos de idade.
Comecei esse livro completamente perdido, sem entender nada, desanimado e com vontade de parar de ler com a quantidade de personagens que foram aparecendo na minha frente, sem entender quem era o protagonista, quem era o quê, e o que estava acontecendo naquela maldita casa. Mas, com o passar da história, nos grandes decorreres da governanta para Lockwood, você não só conhece os acontecimentos de uma família, você se sente o gato da família, que acompanha todos os eventos e dramas de canto. Acompanhar os romances, as confissões, os picos (tanto de loucura, quanto de amor) bem de perto, é um deleite para qualquer fã de uma boa fofoca bem contada. Você não vê necessidade em gostar dos personagens, quase todo mundo é completamente odioso, mas não chega nem perto da satisfação que é acompanhar todos esses personagens no decorrer das suas vidas, que deleite que são os momentos de tragédia e os momentos de afeto! Emily, maldita seja, fizeste uma obra prima e foi descansar!

Jess 06/06/2024

Edição linda, mas história um pouco cansativa e entediante
Essa edição da Faro editorial está belíssima. A capa é linda, com arabescos no inicio de cada capítulo e uma linguagem que facilita a leitura, apesar disso achei a leitura um tanto cansativa. Mutas descrições minuciosas que tornou a leitura maçante para mim. Além disso os personagens são todos odiosos. É um livro bom, que tem seus méritos narrativos, mas está bem longe de ser meu favorito das Irmãs Brontë's.

Guikah 06/06/2024

Resolvi ler por conta da musica da kate bush, e passei muita raiva com o Heathcliff..
livro muito bom hehe XD

Yasmin395 06/06/2024

Foi um livro razoável, pensei que ia ser pior, mas foi até legal. Mas achei uma leitura confusa, principalmente porque todos os homens começam com a letra H e isso me deixou extremamente confusa para distinguir quem é quem.