O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Fabiana 30/05/2024

No começo eu confesso que não consegui compreender a história e abandonei a leitura. Meses depois eu tornei a dar uma chance para a querida Emily Brontë - que bom que fiz isso.

Os primeiros capítulos são um tanto confusos pela forma que as pessoas são chamadas. Ora são chamadas por seu primeiro nome e ora por seu sobrenome; o que nos confunde porque alguns personagens tem o mesmo sobrenome.

Depois de um tempo você vai se familiarizando com a escrita da autora e vai reconhecendo de quem ela fala nos diálogos, e até releva alguns trechos que não compreende 100% e pelo contexto consegue se direcionar para o próximo capítulo sem problemas.

É nesse momento que a história te enlaça e você deseja saber qual será o fim dessa trama um tanto triste e com um final que alegra o coração.

Nenhuma dor dura para sempre e Cathy será feliz, assim espero.

Ah, desejo que Nelly seja feliz também.

Beatriz.Nizara 29/05/2024

Gostei, a autora consegue nos fazer ficar vidrados na história de personagens tão odiosos, o que é um grande feito. Não é um livro muito fácil, pois parece que os sentimentos dos personagens se aponderam da gente, me senti meio amarga durante a leitura, parabéns Emily Bronte!

Alessandra.Celly 29/05/2024

Maravilhoso
Amei essa história! Amei odiar Heathcliff! Daria tudo pra ver a narração pelo ponto de vista dele, mas gostei muito das observações de Nelly. Enfim, já é um dos meus livros favoritos.

juno 29/05/2024

Suspiros
Demorei pra terminar mas terminei, e que experiência? acho que o que mais me prendeu e afastou desse livro é o fato de todos os personagens serem desprezíveis, foram inúmeros os momentos que tive de fechar o livro para respirar fundo, e mesmo assim foi um dos melhores clássicos que já li!

Ana Pettres 29/05/2024

Arrastado
Me desculpe quem é fã dos clássicos, mas esse livro me tirou a paz! Como pode a humanidade ser tão cruel e perversa como todos os personagens desse enredo?!
O autor deve ter pensado em fazer um livro para ser detestado pelos leitores ou então eu li totalmente errado, o que também não é possível de acontecer. Nesse caso me perguntei: vale uma releitura daqui uns tempos? Talvez!!! Quem sabe!!!
A descrição é boa, o enredo vai bem até determinado ponto, a edição de capa dura que eu tenho é linda, mas não bastou.
Terminei em audiobook porque não aguentava mais ler e abandonar estava fora de questão.
Não indico, não recomendo, quer ler?! Vai na sua conta e risco e depois me conta!
Talita707 30/05/2024minha estante
Eu assisti o filme e odiei.

Ana Pettres 30/05/2024minha estante
Bom saber disso? nem tentarei ver o filme então!! ??

Alinne 28/05/2024

Comentários breves?
Eu acreditava que a leitura desse livro fosse de certa forma penosa para mim. Quando era mais nova, a imagem que eu tinha de ?O morro dos ventos uivantes? era distinta da que eu me deparei quando li as primeiras páginas pela primeira vez: me senti certamente zonza, a procura de um romance à Jane Austen.
Quando me encontrei com algo mais melancólico, na época, me esquivei.
Anos depois, movida a uma lista de ?20 livros para ler antes dos 20 anos? que eu mesma fiz aos 15 anos de idade, me vi numa penumbra, sem saber se lia ou se deixava esse livro as minguas, refazendo uma nova lista, incluindo ele para uma leitura mais a frente.
Mas, a partir do momento que comecei a ler, minhas amarras foram tiradas a cada frase. E, logo no primeiro capítulo, já estava imersa e não conseguia&nem queria chegar à superfície.
Um livro que te prende, com frases sombrias e melancólicas, a raiva e o desejo por vingança vibrando em cada página, o interesse por saber o que aconteceria em seguida, em adivinhar o início que se sucedeu?
Uau.
Que leitura densa e maravilhosa. O início tão bem feito e o final com tanto sentido?
Esse livro moldou meu caráter a cada página lida.
Estou maravilhada.
O que era para ser penoso, se tornou imensamente agradável.
Tenho para mim que todos deviam ler a obra dada toda sua relevância.
Excelente!

Aqlabia0 28/05/2024

Acho que o segredo pra você aproveitar esse livro é aceitar que todo mundo é maluco, fica muito mais legal

Iracema13 28/05/2024

Achei q era amor
No começo você acredita se tratar de uma linda história de amor, mas ao longo da leitura vai se dando conta que nessa história tem tudo menos amor.
1991864 28/05/2024minha estante
Como você conseguiu? Esse livro não me prende. Já tentei ler várias vezes

Iracema13 28/05/2024minha estante
Comecei a ler a primeira vez e desisti, meses depois comecei novamente e consegui terminar. Depois de concluir a leitura assisti o filme.

Aline221 28/05/2024minha estante
Quem não ama a Cath, né? A mulher aguentou muito e Heath, que queime muito lá embaixo

luamagnetica 27/05/2024

É absolutamente impressionante para mim que esse livro foi escrito em 1800 não somente pela genialidade da história como pela construção de personagens tão complexos!

Algo que se tornou um pedido aos escritores - de livros ou roteiros - de algumas décadas para cá: 'parem de nos dar personagens totalmente amáveis ou odiosos, isso não é a vida real!'.

Emily Brontë entendia isso e conseguiu em poucas páginas formar um elenco de personagens de 4 ou 3 gerações completamente palpáveis e que te causam sentimentos agridoce ao longo de toda história. Até o mais óbvio vilão, que inclusive deve ter sido o primeiro CORINGA da história da ficção, é objeto de empatia em certo ponto.

Apesar de ser uma leitura densa, é viciante! E quando você pensa que já não pode se importar mais com a narrativa por terem fechado aquele plot que você tanto esperava, surge outro ainda mais intrigante.
Além disso, a ambientação foi a cereja do bolo para mim, detalhada na medida certa e peculiarmente combinando com toda história e personagens.

Eu entendi completamente porque é um clássico. E acho que todos deveriam, ao menos uma vez, dar uma chance a esta obra, pois é uma referência importantíssima de como fazer literatura.

"Por isso, ele jamais saberá como o amo, e isso não é porque ele seja bonito, mas porque ele é mais eu mesma do que sou. Seja do que for que nossas almas sejam feitas, a sua e a minha são as mesmas"

tamisAFK 27/05/2024

Surpreendente
Confesso que antes de começar a ler eu não achei que gostaria muito, mas me surpreendi de forma positiva.

Todos os personagens tem alguma falha de caráter em algum nível e isso é o que deixa a história interessante.

Gostei muito da forma que a história é contada (através de uma grande fofoca), só achei que em alguns momentos fica um pouco arrastado, mas não é o suficiente pra me fazer dar uma nota menor.

Julia.Galuppo 27/05/2024

Um livro que supera expectativas.
Leitura que flui, personagens únicos e curiosos.
Com todas as reviravoltas esperadas.

Iara Caroline 27/05/2024

A obra mais intensa da literatura inglesa.
Fazer a releitura de ?O morro dos ventos uivantes? foi muito interessante para mim. Foi um livro que me marcou por vários fatores, como o momento que o li e, principalmente, a sua força narrativa. Dessa vez, como era de se esperar, foi uma nova leitura cheia de novos significados e novas visões. Foi até um pouco difícil me desapegar da memória que tinha, mas acredito que foram duas leituras essenciais.

Emilly Brontë, em seu único romance, presenteou o mundo com uma obra que por muitas vezes eu me perguntava: ?como é possível alguém tirar tudo isso da imaginação??. Esse livro possui tantos significados e tanta subjetividade que é impossível encarar-lo de modo simplista. Até melhor seria se pudéssemos, porque a sensação de ser arrastada por toda a correnteza que é Wutherings Heights é, ao mesmo tempo, incrível e assustadora. Primeiro você se dá com um romance inovador, que rompe as barreiras das expectativas. Depois, você mergulha na meticulosidade das relações humanas, nas sensações e nas lógicas perversas ? tudo que Emily expressou em sua obra.

Gostaria de compartilhar todas as perspectivas que adquiri nessa nova leitura. Como são muitas e complexas, fica um pouco difícil. Mas aceitei essencialmente essa leitura pelo o que ela é: uma excursão extravagante com vistas privilegiadas para o coração humano ? referenciando The Great Gatsby.

A nova percepção, em resumo, da relação entre Catherine e Heathcliff me faz afirmar o que muitos defensores do livro, por vezes, categorizam como dispensável: não, essa é SIM uma história de amor. É fácil nos enganarmos porque somos acostumados com o amor pacífico, o amor que conclui-se de forma favorável. E mesmo a percepção de que o amor dos protagonistas não é assim, faz-nos categorizar que Wuthering Heights não é uma história de amor. Eu não pude mudar de perspectiva de forma mais satisfatória em toda minha vida. Me lembrei da minha primeira aula de literatura na Universidade, em que a professora nos apresentou o amor platônico de Romeu e Julieta. Agora, tudo fazia sentido. Podia ver ? em Catherine mais expressivamente, mas em Heathcliff também ? a concepção de um amor destinado a outro plano, marcado pela tragédia e pela conversão da humanidade. Não sei dizer se por força da obstinação ou por algo sobre-humano, mas a verdade é que Catherine e Heathcliff são feitos da mesma natureza e irão, assim como quem os cerca, pagar o preço por isso.

A força do ambiente é outro ponto que me fez refletir diversas vezes. Não atoa Brontë intitulou seu livro categoricamente de ?Wuthering Heights?. Quem lê esse livro se vê, quase claustofobicamente, preso entre as paredes e as árvores mais próximas desse lugar sombrio. A essência do ambiente é a essência do livro. Até mais, a essência das personagens. Especialmente Catherine, que vê no morro dos ventos uivantes o seu lar espiritual, o seu habitat e que, enquanto muitos anseiam por sair dali, ela anseia por voltar. O pico da colina onde os ventos uivam é o cenário único para mais de 40 anos de história, e nem mesmo os fantasmas conseguem ? ou querem ? escapar de lá.

Outro ponto, e o darei como último em que irei me abster, é a interessante ?parte dois? do livro. Li algumas análises e todas elas carregadas de percepções pontuais. Para mim, pude compreendê-las melhor quando Heathcliff diz ?Nelly, uma estranha mudança se aproxima??. Acho que o desenrolar da segunda geração é material essencial do romance, não há que se separar a história de Catherine, Heathcliff, Edgar e Hindley da história de Cathy, Linton e Hareton. O círculo se fecha de forma satisfatória e é pano para o desenvolvimento da trama original. Podemos observar, discordando ou não, uma repetição mais favorável. E essa repetição é marcada pela força de ambos pontos que disse anteriormente. O penar e o fim de Heathcliff retoma o ponto inicial e, mesmo que surjam novos caminhos ? que não poderemos acompanhar ?, a história de Wuthering Heights fora concluída.

Há diversas camadas em tudo, até mesmo em pontos ?secundários? como a personagem Nelly Dean e o, quase cômico, Sr. Lockwood. Mas há certas coisas que apenas vivendo por si, ou melhor: lendo.

O morro dos ventos uivantes se concretiza como minha obra clássica, ou obra inglesa, ou mesmo ?minha obra literária favorita?. É um livro carregado de subjetividades, quase uma fonte eterna de reflexão. Praticamente não há ligações externas, o romance vale por si só. É um objeto de estudo muito vasto e que facilmente mergulharia por vontade e desejo próprio.

Vou finalizar essa resenha com uma citação externa, feita pela edição da Antofágica, mas que está se tornando a minha favorita:

?Dê o pé dessa festa estranha com gente esquisita, e vá para o diacho.

MelPaiva 26/05/2024

Um amor obsessivo
Um homem marcado por um amor obsessivo e não consumado por questões de normas sociais, influencia todo o seu entorno em busca de vingança e interfere na felicidade de todos ao seu redor.
Um livro marcante, totalmente fora do padrão para a época.
Um drama daqueles. Vale a leitura.