O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë




Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes


8654 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


jopefsoares 19/05/2024

O "torcer para os personagens" não cabe aqui
Fantástico. Uma narrativa que não se interessa em redimir seus personagens, te fazer gostar deles ou algo do tipo. Todos são fruto de um ambiente muito hostil e perverso, então por vezes vemos até mesmo a mais jovem das crianças ser absolutamente cruel.

Heathcliff, as Catherine e Hareton estão entre os personagens mais interessante que já li. Adorei odiá-los, mas também sentir pena e remorso por eles. E, no fim das contas, acho que essa é a parte mais marcante do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Júlia 18/05/2024

O Morro Dos Ventos Uivantes
Achei muito legal pra refletir, só que fala muito de problemas diários.

Eu a história não me cativou nem um pouco.
comentários(0)comente



astereads 18/05/2024

É um clássico por uma razão
Não sei dizer o que esperava antes de começar a ler Morro dos Ventos Uivantes, mas posso dizer sem um pingo de dúvidas que esse livro me tocou tão intensamente que, após desligar o kindle e finalizar a leitura, parecia que o mundo todo ao meu redor estava diferente; mais bonito, ainda que permanecesse tão doloroso.

A escrita de Emily Brönte é simplesmente atemporal. Diversas vezes eu senti que poderia estar lendo um romance desses modernos, mas com algo que a literatura contemporânea peca muito em não ter: o apreço pelos personagens era tão grande quanto suas falhas, e a autora fazia questão de nos mostrar a parte feia deles, sem se importar em criar uma imagem moralmente correta.

Heathcliff, tanto quanto Cathy Earnshaw, são dois personagens envoltos pelo ambiente que eles habitam, presos em circunstâncias sociais terríveis e fazendo escolhas piores ainda por conta disso. Algo que comentei com um amigo, enquanto lia, era que era esse sofrimento que unia ambos, e por isso que Heathcliff manteve sua vingança agindo até pela próxima geração; amando tanto Catherine, como ele poderia desistir daquilo que era a ponte entre os dois?

Ademais, eu achei genial a centralização da figura feminina na narrativa, a experiência cíclica de ver Catherine Earnshaw se tornando Linton, se tornando Heathcliff e se tornando Earnshaw novamente quando sua filha em fim consegue a paz de um amor tranquilo, livre do sofrimento que Heathcliff quis tanto manter. Foi lindo. Foi... catártico.

Acho que esse livro se tornou o meu favorito, e essa versão da antofagica me fez amar ainda mais a história. Recomendo muito a leitura
comentários(0)comente



lalisalas 17/05/2024

Pelo amor de deus que livro ruim
Comecei a ler pq é um "clássico" e me obriguei a terminar pq paguei por ele.
absolutamente todos os personagens são irritantes e idiotas, a história é super problemática e difícil de entender.
a escrita da autora é arrastada e confusa e pelo fato de o livro ser do séc. 19, a linguagem é um tanto complexa.
em conclusão, não recomendo essa bomba nem pro meu pior inimigo.
comentários(0)comente



Maria.Barreto 17/05/2024

O morro dos ventos uivantes
Esse livro deixa um gostinho de quero mais. É uma leitura fluída interessante, empolgante e emocionante.
comentários(0)comente



Mariana 17/05/2024

Pessoas detestáveis
Incrível como esse livro consegue nos deixar com raiva dos personagens mas amando a história. São realmente pessoas detestáveis, todos eles.
comentários(0)comente



Helô 17/05/2024

Intenso, Obscuro, Clássico
Confesso que quando estava no começo do livro, achei ele bem cansativo. Até me dá conta do porquê.

O Morro dos Ventos Uivantes é um livro onde você não consegue ter apego a nada, seja aos personagens ou aos acontecimentos. Juntando isso ao fato do livro ser de época, se torna uma leitura difícil em certos sentidos. Mas passado os capítulos difíceis, vem uma leitura mais fluída e que de certa forma te ensina alguma coisa, mesmo que nas entrelinhas.

Acredito fielmente que uma terapia resolveria a maioria dos problemas dos personagens da história. Cada um tem sua complexidade e um lado tóxico e o mais triste é vê que alguns defeitos e demônios pessoais ultrapassaram as gerações.

O Hareton foi um dos, se não, o personagem que mais sofreu injustamente na história (vontade de guardar ele num pontinho). O Heathcliff amou a Catherine. Mas da mesma forma que ele amou ele odiou todo o resto, o que o levou ao tormento incessante. A Catherine também amou o Heathcliff, mas os seus interesses pessoais (dado a época era uma coisa comum) foram superiores aos seus sentimentos. O Edgar era um pouco desprezível quando criança. Mas não se pode negar que ele foi um bom pai e um bom marido.

Não podemos esquecer, é claro, de sermos gratos ao Lockwood por ser um fofoqueiro de primeira linha :D, e a Nelly por ter contado toda a história, mas acima de tudo, por ela se lembrar de cada detalhe.

O Morro dos Ventos Uivantes poderia ter sido uma história linda de romance. Mas ali vemos o quanto os extremos e a intensidade podem também se tornar coisas prejudiciais. Acho que outra coisa mais difícil de se lidar na história é o fato de vermos a mais pura essência humana ali. Talvez seja difícil aceitar que sejamos assim. Ou talvez seja até difícil perceber que somos assim.

No final, podemos observar, que nada valeu a pena. A vingança nunca vale a pena!

O lugar de clássicos da literatura mundial que o livro O Morro dos Ventos Uivantes ocupa é mais do que merecido!
comentários(0)comente



olivkholin 16/05/2024

É bom, mas não merece uma resenha escrita.
Até pensei em escrever uma resenha mais elaborada, mas eu não aguentaria e começaria a xingar o Heathcliff em cada parte do texto, então não vou escrever nadinha. Enfim, apenas recomendo muito a leitura desse clássico.
comentários(0)comente



Juliana1249 16/05/2024

Que livro difícil de ler.
? o vento suave soprar por entre a grama e perguntei-me como alguém poderia imaginar noites inquietas de sono para aqueles que dormiam naquela terra serena.?

Realmente,o livro é bem diferente do que eu costumo ler (já que normalmente só leio famosinhos do booktok) mas por entender de ser um livro clássico e escrito a mais de 200 anos entendi que haveria muitas problematicas, mas de certa forma mesmo me irritando muito com todos os personagens ainda assim o livro consegue ser bom, não na narração ou com o carisma dos personagens e sim na escrita e na ordem cronológica da história, além do fato de que ele é um livro bem real e não romantiza muitas coisas que estamos acostumados a romantizar (como os casamentos da época que realmente a maioria eram arranjados ou incestuosos) então, não foi uma das minha melhores leituras passa bem longe na verdade mas para um primeiro clássico até que aceitável.
comentários(0)comente



Joaquim 16/05/2024

Esse livro é uma desmitificação dos romances, acho que até absurdo chamar essa obra de romântica.
O morro dos ventos uivantes trás o quanto a vingança é nociva, digo até que é um exemplo das consequências das condutas más adotadas pelos indivíduos. É até questionável pra mim se Heathcliff teria se tornado tão diabólico se o seu ?irmão? não o tivesse torturado.
comentários(0)comente



Deise 16/05/2024

Obsessivo, turbulento e gótico
O que falar desse clássico, não sabia muito sobre a história e me surpreendi, não é apenas sobre um casal e não é bem um romance como eu pensava. São linhagens familiares, gerações, que são envoltas pela história desse ?casal? e suas consequências, e pra mim de romance mesmo, é muito pouco, é muito mais sobre obsessão e degradação. Muito peculiar o fato de as famílias se misturarem, e na história ter alguns personagens com o mesmo nome, tive que ver a árvore genealógica no início da história pra não me perder e ajudou muito. Me chamou a atenção também a ambientação na natureza que às vezes acaba por refletir sentimentos e estado de espírito dos personagens. Algumas cenas muito pesadas, dark, góticas mesmo. Recomendo a leitura, é um longo enredo narrado por uma personagem, com personalidades em sua maioria que despertam sentimentos intensos, de repulsa e às vezes conflitantes, mas não tive vontade de largar o livro, é instigante saber o que acontece no final. E que final!

Sobre edições, li na da Zahar, recomendo, boa tradução, muito material de apoio mas também me apaixonei pela edição da antofágica lindíssima ilustrada.

Assisti hoje também uma adaptação do cinema de 1939, interessante, mas o livro é infinitamente mais rico, pretendo também ver a adaptação sobre a vida de Emily e das irmãs Bronte.

Recomendo!
comentários(0)comente



Amanda2422 16/05/2024

Os personagens, suas personalidades, paixões, modos são muito bem construídos, assim como os cenários. A narração da história por Nelly Dean, a criada, também é muito bem feita. No entanto, a história toma rumos inesperados, o final me apareceu um pouco apressado, soluções fáceis são usadas para findar a história. No geral, gostei. Vale a leitura.
comentários(0)comente



Ketlyn 16/05/2024

Personagens extremamente odiosos e insuportáveis, com personalidades medíocres. O livro é arrastado, e o final é sem sentido. A história termina sem explicação alguma, mortes sem sentido, narração confusa, enfim, achei o livro bem ruim.
comentários(0)comente



Josimar18 16/05/2024

Catherine ao quadrado
Eu estava esperando um romance novela das 6, e leio a maior concentração de gente doida, egoísta e possessivo para um livro. Mas no geral achei o livro interessante, os livros de romance deveriam ser assim
comentários(0)comente



8654 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |