O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Ana Carol 07/06/2024

Essa foi uma leitura bem diferente. Parecia que os narradores estavam zero preocupados com o leitor. No início eu fiquei bem perdida, mas parecia intencional. Voltei algumas vezes, mas realmente não parecia que tinha perdido algo, só parecia que era meio f***-se, espera que eu vou te contar jajá rsrsrsrs Vale a leitura por ser um clássico.

Klist 07/06/2024

Uma fofoca de duzentos anos de idade.
Comecei esse livro completamente perdido, sem entender nada, desanimado e com vontade de parar de ler com a quantidade de personagens que foram aparecendo na minha frente, sem entender quem era o protagonista, quem era o quê, e o que estava acontecendo naquela maldita casa. Mas, com o passar da história, nos grandes decorreres da governanta para Lockwood, você não só conhece os acontecimentos de uma família, você se sente o gato da família, que acompanha todos os eventos e dramas de canto. Acompanhar os romances, as confissões, os picos (tanto de loucura, quanto de amor) bem de perto, é um deleite para qualquer fã de uma boa fofoca bem contada. Você não vê necessidade em gostar dos personagens, quase todo mundo é completamente odioso, mas não chega nem perto da satisfação que é acompanhar todos esses personagens no decorrer das suas vidas, que deleite que são os momentos de tragédia e os momentos de afeto! Emily, maldita seja, fizeste uma obra prima e foi descansar!

Jess 06/06/2024

Edição linda, mas história um pouco cansativa e entediante
Essa edição da Faro editorial está belíssima. A capa é linda, com arabescos no inicio de cada capítulo e uma linguagem que facilita a leitura, apesar disso achei a leitura um tanto cansativa. Mutas descrições minuciosas que tornou a leitura maçante para mim. Além disso os personagens são todos odiosos. É um livro bom, que tem seus méritos narrativos, mas está bem longe de ser meu favorito das Irmãs Brontë's.

Guikah 06/06/2024

Resolvi ler por conta da musica da kate bush, e passei muita raiva com o Heathcliff..
livro muito bom hehe XD

Yasmin395 06/06/2024

Foi um livro razoável, pensei que ia ser pior, mas foi até legal. Mas achei uma leitura confusa, principalmente porque todos os homens começam com a letra H e isso me deixou extremamente confusa para distinguir quem é quem.

scarletlletterr 06/06/2024

Mesmo sendo uma história que se concentra em apenas dois espaços, com poucos personagens, ela conseguiu ser muito bem trabalhada e desenvolver diversas narrativas. Heathcliff é um demônio com todas as letras, conseguiu desgraçar a vida de todos os personagens por um amor obsessivo. Sendo que a Catherine 1° foi a personagem que menos gostei, achei ela insuportável, enquanto a filha foi minha preferida.

Maria 05/06/2024

O melhor desde o início da greve. Os personagens são muito bem trabalhados, os narradores são incríveis e fazem tudo ficar perfeito. Entrou pros meus preferidos da vida com certeza.
Catherine é uma chata

denise.peixoto 04/06/2024

Muitas camadas de angústia
Esse não é um livro simples, pelo contrário. A autora conseguiu, em quase 500 páginas, prender minha atenção com poucos personagens e em um espaço de duas casas. Duas famílias, quase que no fim do mundo, renovando os votos, geração após geração, da angústia existencial humana. O livro fala sobre paixão doentia, sobre ódio e vingança, sobre solidão e abandono, sobre ricos e pobres, sobre papéis e mascaras sóciais, sobre o fluxo da vida e as reviravoltas do destino. Fiquei aliviada no final, é quase um final feliz. Feliz até demais para personagens que pularam de uma tristeza para outra o tempo todo. Recomendo a leitura atenta e a reflexão.

Fumiga 04/06/2024

Essa história me fez sentir tantas coisas, raiva, ódio, tristeza, felicidade, melancolia, desespero...
Mostra mto bem a maldade do ser humano e como ele também pode ser mto ingênuo.
Só n dei 4 estrelas por conta de pontas soltas sobre a história de Heathcliff, e tbm por conta da ignorância de quase todos os personagens.

najma0 04/06/2024

Não me comove o pranto de quem é ruim
Mas definitivamente me entretém.
Achei que seria um livro difícil e penoso de terminar, então não esperava ficar obcecada pela história e pelos personagens. Não me entendam mal, cada um é sim completamente detestável, cruel, sonso e irritante, mas é como ver um trem em rota de colisão com outro: impossível de deixar de olhar.

Além de poder falar horas dos personagens e pontuar cada ação absurda que eles tomam (que, por sinal, não são poucas), eu tenho que dizer que a ambientação é maravilhosamente feita. Você sente o quão isolado essas pessoas são do mundo e o quanto a natureza parece estar intimamente ligada com os perosnagens. Tem todo um toque místico e muito sobrenatural, típico de romances góticos.

Esse livro tem cenas e frases que foram marcadas a ferro em brasa no meu coração, ou na minha alma, onde quer que ela more.

Simo 03/06/2024

Isso não é bem uma resenha, é mais uma descrição da minha leitura.
E eu não sei como descrever ela, ainda não consegui absorver tudo que eu li e formar uma opinião certa, amei ler algumas partes, fiquei com raiva de alguns personagens em outros momentos e no fim fiquei com um sentimento melancólico presente em todo o livro.

krlsoufd 03/06/2024

O morro dos ventos uivantes
Uma vida sofrida e um amor obsessivo, ou seria verdadeiro? Em relação a Heathcliff, me vi numa penumbra, entre o odiar e me perguntar como alguém pode ser tão cruel, e, compreende-lo e me ver tendo as mesmas reações e achados quando tentando ver as situações pelo seu ponto de vista. Acho que todos nós, intensos, temos muito do bom, mas muito do ruim também, podendo levar-nos a um amor épico, ou a afundar-nos e afundar todos a nossa volta. Todos os personagens tem um caráter duvidoso, oque os tornam reais, consigo compreender todos os feitos e reações de Heathcliff, assim como toda a covardia e medo de Catherine e por fim, deixo um questionamento, o amor de Edgar pode ser considerado amor já que não correspondido? Um amor, é um verdadeiro amor mesmo se não correspondido?

?Por que traiu seu próprio coração, Cathy? Você matou a si mesma. Você me amou. Então, que direito tinha você de me deixar? Beije-me outra vez e não deixe que eu veja seus olhos! Perdoo-lhe pelo que você me fez. Eu amo a minha
assassina? Mas não a sua. Como poderia??
Mariana1300 03/06/2024minha estante
Essa é a primeira vez que eu vejo alguém fazendo a resenha desse livro, eu mesma não consigo acabar e sempre fico perdida na história, mas agora lendo essa resenha talvez eu dê mais uma chance para esse livro

Thays184 03/06/2024

Casos de Família ?
Eu passei um mês lendo esse livro, com pausas longas, porque é tanta informação!
E sendo bem sincera, acredito que ainda não tenho uma opinião formada sobre ele, acho até que vou rever a quantidade de estrelas em algum momento, mas vou deixar registrado aqui alguns comentários sobre a obra.

No início eu tava hiper mega animada, a loucura dos personagens me trouxe muitas risadas, mas logo que percebi que a loucura não teria fim e seria constante na narrativa, isso passou a me irritar MUITO! Continuei lendo tendo em consideração a data do livro (1847) já que é tudo fora da realidade dos dias atuais, mas mesmo assim é impossível não passar raiva com as atitudes desses personagens. Dos mais novos aos mais velhos, todos são chatos, até aqueles que a gente gosta mais consegue fazer raiva, ninguém escapa da chatice.

De positivo, eu gostei muito da forma que é contada a estória, como se fosse uma grande fofoca e eu amo isso!
Também passei a gostar mais do livro a partir dos 80% porque foi um final que trouxe um alívio imenso, era tanta desgraça acontecendo que esse final por mais macabro que tenha sido, trouxe alívio e alegria.

R . Mcgrath 03/06/2024

Que doideira esse livro
No início fiquei bem confusa com os nomes (nomes muito diferentes, e muitos nomes kk). A partir do momento que comecei a anotar quem era quem começou a fluir.
Eu tinha medo de ser um livro lento e arrastado por ser um clássico e de época, mas longe disso, é bem de boa de ler.
Sofri bastante durante o livro, tive todas as emoções possíveis praticamente, mas quase nunca fiquei feliz, é um livro pesado e triste em muitos aspectos. Mas isso não diminui sua qualidade, é um ótimo livro, talvez futuramente lerei outros da Emily.

"O romance todo é uma espécie de pesadelo. A insônia teimosa das noites produz um desajuste nos dias."

juliesf 02/06/2024

Como pode não ter um único personagem bem da cabeça
uma enorme fofoca de família, bom demais, tive que ficar um pouco obcecada