A Princesa de Gelo

A Princesa de Gelo Camilla Läckberg

Resenhas - A Princesa de Gelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jansen 07/07/2023

Muito bom. O final de cada capítulo nos deixa sem conseguir parar de ler. Suspense e enredo de alto nível.

Dri F. @viagenscomlivros 09/05/2020

Erica volta a sua cidade natal depois da morte dos pais. Ela mora atualmente em Estocolmo, é escritora e já lançou algumas biografias, mas gostaria mesmo é de criar seu primeiro livro de ficção.
No meio de várias coisas que ela precisa fazer, em um dia qualquer e totalmente sem querer, ela encontra o corpo de Alex, sua amiga de infância, em uma banheira e com sinais de suicídio.
Mas a família de Alex não acredita que ela cometeria suicídio e a polícia depois confirma que ela foi assassinada. Erica se vê envolvida em uma trama policial e quer entender o que realmente aconteceu com amiga com quem ela perdeu contato a muitos anos.

Esse foi meu primeiro contato com a autora que é sueca, e gostei dessa história. A narrativa fluiu bem, e embora haja várias histórias paralelas a essa do assassinato, achei que tudo se encaixou legal e não ficou pontas soltas.
Temos um mistério principal que é se Alex foi ou não assassinada e quem fez isso, e o legal foi que não consegui desvendar a história, todos os personagens que chutei que eram culpados não tinham nada a ver com o assunto hehehe.
Mas também tem histórias paralelas que sim, ficaram um pouco óbvias, mas nada que atrapalhou o correr da trama para mim.
Acho que para quem gosta de thriller policial, vai gostar dessa história, mas não é um suspense desses que nos deixam desesperados para saber o que houve. A escrita é mais tranquila, bom para quem quer começar a ler o gênero por exemplo.
Quero ler mais algum dela para ver como vão se encaminhando também a história da Erica e do Patrick que é o casal que se forma nesse livro, e que aparecem em vários outros volumes também. Se você já leu algum livro da autora me conta aqui de qual gostou mais?

Se você gostou dessa resenha, vem conhecer meu Instagram literário @viajecomlivros.
Lá você encontra resenhas diárias, muitas dicas de livros e ebooks em promoções, lista de preferidos em vários gêneros, booktags divertidas, listas com sugestões de e-books do Kindle Unlimited e muito mais!
Passa por lá!

Danilo Barbosa Escritor 30/05/2011

O passado pode destruir sua alma
Uma casa abandonada em meio a neve. Dentro da banheira, uma bela jovem com os pulsos cortados. Seu corpo nú jaz em meio a água que se condensa, como uma jovem Princesa de Gelo (Planeta, 368 páginas).

Camilla Lackberg é considerada lá fora a nova Rainha do Crime, inevitavelmente comparada a Agatha Christie e ao furor da Trilogia Millenium de Stieg Larsson.

Nesta estreia da autora em terras brasileiras, você conhece a biógrafa Erica Falck, que está de volta a sua cidade natal para acertar as documentações dos seus pais que morreram em um acidente de carro. Assim, no ambiente cercado de lembranças, ela espera também dar continuidade a sua mais recente obra, a biografia de uma escritora sueca famosa.

Um dia, quando está indo caminhar para arejar a cabeça, um vizinho a surpreende no meio da neve, tomado de pavor. Ele, que costumava fazer a manutenção da caldeira da casa dos Carlgren, encontra o corpo da filha do casal, Alexandra, assassinada na banheira, imersa em gelo. Erica e Alexandra haviam sido grandes amigas na infância, mas a vítima havia cortado relações drasticamente com a escritora e o tempo tratou de afasta-las cada vez mais.

Disposta a descobrir mais sobre a mulher que havia sido sua amiga há tanto tempo, Erica começa a investigar por conta própria o assassinato de Alex, afim de escrever um livro sobre o assunto. Ao lado do detetive Patrick, que é apaixonado por ela desde a juventude, eles vão revirar cada detalhe da história em busca da verdade.

Este livro foi uma grata surpresa. Uma história muito bem escrita, trama bem sustentada e final surpreendente. Camilla usa muitas vezes os recursos literários do falecido Stieg Larsson citando personagens aleatórios na trama, mas que com o tempo vão se encaixando no quebra cabeças deste mistério.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Adeval 08/07/2011

A Princesa de Gelo
Livro morno, parece novela das 19. Os personagens são cativantes, o cenário é diferente, mas deixou algumas dúvidas sobre personagens paralelos, mas o enredo principal é fantástico.
Resumindo as histórias parelelas deixaram a desejar deixando o livro com muita enrolação. Porém o final, como é voltado para o tema principal, não dá pra parar de ler. É surpreendente.

Aisla 25/04/2011

Gostei bastante. Uma trama bem elaborada e que me fez ficar imaginando mil possibilidades para no fim me mostrar que eu estava totalmente enganada. Gostei de maneira de escrever da autora. A historia se desenvolve bem, cheia de mistérios. Vou ler a continuação com certeza.

ThaisTuresso 30/06/2010

Após muito tempo, Erica retorna para sua cidade natal de Fjällbacka, e se depara com o assassinato de Alexandra, mais conhecida como Alex, que fora coincidentemente sua melhor amiga na infância, o que supostamente fora planejado para parecer um suicídio, mas a mãe de Alex, Birgit teimava fortemente, que ela era muito feliz e bem sucedida e que não teria motivos para tirar sua própria vida. Erica então se depara com muitas perguntas, que era Alex? quem a teria motivos para matá-la e porquê?
Erica não podia dizer, nem ao menos definir a nova Alexandra, afinal de contas a última vez que eram amigas íntimas eram apenas crianças e tanto tempo havia se passado...
Um outro assassinato acontece, e mais perguntas e dúvidas vão acometendo os investigadores locais, Erica reencontra Patrick e juntos vão à busca de respostas.

Um romance policial muito envolvente e cheio de mistérios, que faz você ler cada página com mais sede de descobrir o culpado, e em todo o enredo, a medida em que vamos lendo, vamos tentando solucionar o caso. E no final ainda surpreende. Recomendo a leitura!

Morga 06/01/2013

A princesa de gelo
Livro interessante, um final surpreendente quanto ao assassino, mas faltou uma finalização para o casal principal Erica e Patrick.

Vanessa Sueroz 27/02/2013

“A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Uma princesa de gelo.”
O livro conta a história de Alex, uma mulher muito bonito e inatingível para os homens que a conhecem, com o passar dos anos Alex se torna dona de si mesma e não deixa ninguém se aproximar e saber sobre sua vida, isso a torna indecifravel para seus amigos e vizinhos, porém todos tinham uma certeza, Alex é uma pessoa amável e que não tinha inimigos, tinha uma vida normal e trabalhava em uma galeria de arte, uma irmã que não conversava muito e um marido, porém tinha um relacionamento muito estranho e intimo com Anders um pintor que vivia bebado e drogado.
¨Bem, não posso dizer que me arrependo do que aconteceu com Alex. Ela teve o que merecia, e acho que você vai concordar comigo a esse respeito Aquela vagabunda ia acabar mal, mais cedo ou mais tarde. Eu sempre soube disso.¨
Erica, uma amiga de longa data de Alex que há muito não falava com a mesma tem sua vida interrompida quando ao fazer uma caminhada encontra com um homem pedindo socorro e quando chega ao local para ajudar o senhor, descobre que Alex esta morta e congelada em uma banheira, todos a principio acham que é suicidio, mas a policia começa a desvendar esse mistério para saber se foi um crime ou suicidio e muitas coisas vão surgindo na história, onde Erica esta cada vez mais envolvida.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-princesa-de-gelo/

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Um livro maravilhoso: prende a atenção do começo ao fim. Comecei a lê-lo sem saber nada da história, apenas o comprei pois uma amiga disse que era muito bom. Não me arrependi! "Princesa de Gelo" (Editora Planeta, 365 páginas) entrou para a minha lista de livros favoritos.
Não tenho o costume de ler livros policiais, mas, recentemente fiquei curiosa pelo gênero e resolvi experimentar. Considerada a nova Agatha Christie, a sueca Camilla Läckberg criou uma trama misteriosa e que não perdeu a força ao longo da história, sem deixar de lado o romance entre os personagens.
Erica Falck é uma biógrafa que voltou para a pequena cidade de Fjällbacka (como será a pronúncia desses nomes suecos?) para cuidar dos pertences de seus falecidos pais. Porém, ao encontrar o corpo de uma velha amiga de infância, Erica se envolve em antigos segredos. É difícil escrever sobre a história sem revelar algum detalhe importante. Prefiro deixar que os futuros leitores descubram sozinhos: surpreendam-se!
Encontrei alguns erros gramaticais na 2ª edição. Ao ler comentários pela internet, percebi que os leitores se queixaram muito da falta de revisão na 1ª edição de "A Princesa de Gelo". É uma pena! Mas, de forma alguma a fluência do livro foi afetada por esses desvios.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/07/princesa-de-gelo-camilla-lackberg.html

Wania Cris 07/05/2020

Vale lembrar que é o primeiro livro da autora...
A escritora Erica Falck tem seus próprios problemas pra resolver, no entanto se vê às voltas com a morte de sua melhor amiga na infância e o que começa com uma entrevista de familiares e amigos para construção de uma nota fúnebre se torna uma investigação que revira estórias e revela segredos de longos anos.

Camila Läckberg apresenta seu primeiro livro da série do Detetive Patrick e Erica. Pra uma primeira obra o livro é realmente bom. A trama é construída sob várias pontas que se juntam e o que fica em aberto, mote para os livros seguintes, não comprometem em nada a conclusão da leitura, porém, alguns pecadilhos tornam a avaliação baixa. Senti falta de uma agilidade maior no enredo. Mesmo com menos de 20 páginas para terminar o detetive está perdido em divagações, mesmo que o próximo passo seja tão óbvio e isso é cansativo. As revelações são feitas de uma forma morna, sem impacto ou clímax. Os personagens secundários não são cativantes, mesmo quando tão importantes para a obra, o que me impede de torcer por sua salvação ou condenação.

Sinto-me disposta a ler outros títulos da autora pois ela mostra, apesar desses percalços, que veio pra ficar.

Ju 01/09/2013

Fiz a resenha aqui:

site: http://mundodejubaoli.blogspot.com.br/2012/07/livro-princesa-de-gelo.html

Hester1 19/10/2013

O livro é ótimo. Gosto muito da autora, gosto como ela trabalha os personagens, de todos eles. Embora seja uma série, eles nao sao cansativos. Nao há nenhuma parte dos livros em que a estória fique chata. A autora consegue atrair nossa atencao e mantê-la desde o início até o final, simplesmente nao conseguimos mais deixar os livros. Há também a denúncia de violência doméstica na Suécia. Estranho é que a autora nao é a única a denunciar. Outro autor, Stieg Larsson, fez o mesmo.
O único senao do livro, continua sendo o pouco caso que da Editora Planeta. Embora fosse da 2a. edicao revisada (segundo eles) ainda há inúmeros erros. Continua a impressao que foi feita uma traducao mecânica, sem nenhum cuidado. O que é uma pena

Nay 11/05/2019

Falta amadurecer
Eu confesso que sou uma leitora "peso pena" quando se trata de suspense. E mesmo pra mim que não tem tanta experiência com esse gênero não foi difícil fazer todas as conexões sem muitas dificuldades.

É um bom livro?? SIM!! Mas, sinto que falta talvez mais amadurecimento. A autora tentou montar uma teia de segredos mais complicada do que na verdade era, e algumas situações acabam parecendo amadoras demais.

A personagem Érica é basicamente forçada em todas as situações, ela mesmo chega a se questionar em alguns momentos: "o que eu tô fazendo aqui? Pq eu tô no meio disso tudo"?. E a verdade é que não justifica.

Erica que conhecia Alexandra (a mulher morta) e coincidentemente foi umas das pessoas que descobriram seu corpo e chamou a polícia. Ela e Alexandra foram muito amigas durante a infancia, mas não se viam a cerca de 25 anos mas personagens muitas vezes a trataram como se fosse a irmã/best friend/alma gêmea/parceiraça da Alexandra.

Erica entra na cena do crime, rouba prova, esconde informações da polícia e tá tudo bem? Pessoas que nunca a viram na vida conversam com ela e contam seus segredos como se ela fosse um padre ouvindo confissão. É muito forçada sua participação em várias situações apresentadas.

E ao mesmo tempo que a polícia tem condições para fazer análises forenses outras técnicas são ignoradas simplesmente, como coleta e análise de DNA, rastreamento de ligações, isolamento da cena do crime......

Enfim, como eu disse é um bom livro e pra quem como eu está acostumada com suspense mais leve vai apreciar a leitura. Agora, se você é um leitor mais exigente e está acostumado com tramas mais elaboradas não vai gostar.

Luciane 22/02/2014

Um ótimo romance policial.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Silvana 14/12/2014

Maravilhoso!!! Que leitura!!!
Virei fã dessa escritora!! Que trama bem bolada, de leitura super agradável e cheia de surpresas!! Descobri o assassino já no final do livro, mas isso não alterou em nada a leitura e o interesse para chegar ao final da estória. A leitura flui sem dificuldades. Recomendo a todos que curtem esse gênero! Agora vou ler "Gritos do Passado", o 2o. livro dessa autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5