A Princesa de Gelo

A Princesa de Gelo Camilla Läckberg

Resenhas - A Princesa de Gelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eli Coelho 12/10/2012

Trama lenta e bastante complexa. Protagonistas carismaticos.
A trama é bem amarrada e envolvente, apesar de um pouco lenta se comparado a literatura americana. Nesse caso, não há grandes perseguições e tiroteios e nenhum dos elementos que faria desse livro um thriller para o cinema. Nada desmerece a história que apesar de lenta é muito complexa. Em alguns momentos tive a impressão que a autora tinha argumento para pelo menos 3 livros e usou tudo em um só. Realmente a trama é bem complexa.

Dar os pontos de vista de vários personagens, mas todos em terceira pessoa achei muito interessante. Alguns protagonizam a história em algumas passagens.

Os protagonistas são muito carismáticos e uma grata surpresa o surgimento de um romance entre eles e saber que também estão presentes em outros livros da autora.

Falando nisso, deve-se parabenizar a editora Planeta por lançar esses livros da Camila em ordem cronológica. Infelizmente muitas não o fazem (a exemplo as aventuras de Miron Bolitar de Harlan Cobem, publicado pela Arqueiro).

Li muitas criticas sobre erros na tradução. Sim, eles infelizmente existem, mas são minimos (li a segunda ediçao revidada), e não interferem no entendimento da obra.

Chamar a autora de "nova Agata Cristie" pode parecer exagerado, para alguns fãs do gênero, mas Camila Lackberg certamente tem potencial e demonstrou isso nesse primeiro livro publicado no Brasil.

Irei ler os demais e RECOMENDO!

Daiane 16/10/2012minha estante
Amei,meu qrd!
Cm smp vc me surpreendeu mas uma vez com suas resenhas e indicações!!!

Eli Coelho 17/10/2012minha estante
Realmente Daiane, essa autora me conquistou. Virei fã.

Carol 14/09/2014minha estante
mas foi justamente por ser lento que eu gostei eu buscava uma historia parecida com da agatha do que livros que parecem de ação/tiroteio de filmes hooliwoodianos

Lu 14/12/2010

O livro da Camilla Lackberg me surpreendeu mais pela leveza da narrativa e os toques de humor do que propriamente pela trama policial em si.

E achei isso um ponto a favor. Erica é uma protagonista simpática e que não ficaria deslocada numa história de chicklit. Pelo contrário, o romance dela com Patrik é fofíssimo e o que rende os melhores momentos do livro. É difícil decidir qual dos dois é mais enrolado.

A trama policial em si desenvolve-se mais lentamente do que se costuma ver em livros americanos ou mesmo ingleses. É como assistir um daqueles seriados policiais europeus da GNT. A resolução do caso é surpreendente e bem escrita.

No todo, é um bom romance policial. Eu só acho que não gostei mais por causa da edição pavorosa da Planeta do Brasil. É triste ler um livro cheio de erros de Língua Portuguesa, de digitação e de tradução. Para ser franca, nunca vi um trabalho tão mal feito.

A impressão que eu tive foi que a editora publicou o rascunho feito pelo tradutor, sem qualquer revisão. O texto claramente precisava ser mais trabalhado, até para que sua leitura fosse mais agradável. Lamentável. Espero que os próximos livros da Camilla Lackberg sejam publicados por outra editora.

Recomendo a leitura, mas aconselho que se procure a segunda edição.
Nii. 19/12/2010minha estante
Eu querooo ler! Bom saber que tem romance!
Ninguém merece ler uma tradução ruim! =/

Fe Sartori 11/05/2017minha estante
Luuuu,
Tô terminando a leitura desse livro agora.

Dominique 07/09/2010

Um suspense de tirar o fôlego!
Ela era linda, independente e inteligente. Porém representava um mistério para todos que a cercavam, pois ninguém compreendia por que ela era tão fechada e por que erguia uma fortaleza em torno de si para impedir a entrada daqueles que ousassem aproximar-se demais. Deste jeito era Alex, a princesa de gelo, assim denominada por seu assassino.

Quando Erika, escritora de biografias, volta para sua cidade natal a fim de organizar a casa dos seus pais que acabaram de falecer em um fatídico acidente, não imaginava a reviravolta que aconteceria em sua vida. Em uma manhã fria de inverno, Erika vê-se diante de um dos seus maiores desafios, ela encontra sua melhor amiga de infância morta, aparentando inicialmente um caso de suícidio. Após informar a polícia e de prestar as devidas condolências a família, Erika recebe a proposta de escrever para eles uma breve biografia sobre a passagem de Alex pelo mundo. Conforme pesquisa com familiares e amigos, fatos novos e curiosos vão surgindo para montar o quebra-cabeças que foi a vida, assim como a verdadeira identidade de Alex. Para acentuar o mistério que foi a vida de Alex, a polícia conclui através da autópsia do corpo que a moça foi assassinada e estava grávida. Com a morte de Alex, uma verdadeira caixa de Pandora é aberta na pequena cidade de Fjallbacka.

Conforme avança na escrita, Erika redescobre seu amor pela arte de escrever e começa incentivada pela curiosa história a compor um livro a respeito da vida de Alex alternando realidade com ficção. Sua relação com a irmã mais nova vai de mal a pior, e sofre terríveis abalos, pois esta afundada em um casamento conflituoso não enxerga a verdadeira face do marido, um homem cruel, agressivo e ambicioso. Sua vida também é modificada com a chegada de Patrick, um amigo de infância, policial comprometido e honesto, disposto a tudo para descobrir quem é o assassino de Alex e também a conquistar-lhe o coração.

Com muito suspense, mistérios e intrigas, o leitor vai descobrindo aos poucos como uma cidade pequena pode esconder tanta ou mais podridão que nas sujas ruas das grandes metrópoles e como as famílias locais podem guardar segredos obscuros, difíceis de carregar e impossíveis de esquecer. Camila Läckberg mostrou-se perita em montar e desmontar a personalidade dos personagens a ponto de não conseguirmos até o final descobrir quem é o assassino e como em uma única história pode haver mais de um culpado além daquele que puxou o gatilho.

O livro no início é bem chatinho, são muitas revelações sobre a vida de Érika e, posteriomente, de Patrik. A leitura na primera metade é devagar, mas engrena a partir do meio do livro. Quem espera encontrar uma corrida contra o tempo para encontrar o assassino, antes que ele faça mais uma vítima fica frustado com A PRINCESA DE GELO, que basea-se mais nas investigações e no desenrolar do novelo de lã que foi a vida de Alex. Um bom suspense com certeza.

Críticas:

Esse livro estava totalmente sem revisão. Acredito que é uma falta de respeito da Editora Planeta publicar um livro cheios de erros de traduções, palavras repetidas, faltando letras nas palavras ou com excesso delas. Sem falar nas concordâncias das frases, muitas sem nexo. Comecei a ler esse livro em 30/06 e terminei somente em 13/07. Duas semanas para terminá-lo!!! Duas semanas!!! Eu peguei o livro emprestado com uma amiga que é escritora e ela nervosa com os erros, grifou-os no livro. Eu já fiquei atenta quando ela me contou que o livro estava com muitos erros, a partir daí, caros amigos, eu ficava catando-os. Além dos grifados, encontrei outros piores ainda. Não é o primeiro livro da Planeta que pego com erros, mas esse estava tão estupidamente visível que até meu cachorro traduziria melhor. Aliás, como a revisão é inexistente na Planeta, please, preciso de um emprego que eu não precise fazer nada além de passar no tradutor do google. Envie um email para queroumempregofácilnaplaneta@passarnogoogleemuitofacil.com.br. Planeta, nos próximos livros fique atenta, de lixo o mundo está cheio, mas de trabalhos bem feitos não. Se for para detonar com um livro que tem tudo para fazer sucesso, deixe que a Bertrand, Record, Sumas das Letras, Intrinseca e outras tantas pegar os direitos e fazer um bom trabalho.

Veja mais: http://livrosfilmesemusicas.blogspot.com/2010/07/princesa-de-gelo.html
Helder 26/10/2011minha estante
As vezes tb tive a impressao de que estava lendo algo traduzido por um tradutor automatico. Se eu fosse o tradutor do livro, tirava meu nome de lá!

Lara.Dias 18/11/2017

O livro é arrastado. Mas esse não é o problema - não me incomoda a lentidão que a trama vai sendo revelada. O problema é que achei o livro mal escrito, com um timbre meio young adult fora do lugar. Achei os personagens caricatos, os diálogos mal feitos, as descrições rasas... Enfim... um livro que vai ficando cada vez mais chatinho; talves a autora pode ter acertado em outro, mas por enquanto não vou averiguar.
Rita Nunes 26/09/2018minha estante
Exatamente o que senti, tanto que desisti, rsrsrs!

Ani 15/07/2017

Primeiro livro da série Patrik Hedström, A Princesa do Gelo, traz a história de Erica Falk, uma escritora que volta a sua cidade natal e descobre a morte suspeita da sua amiga de infância. Alex, foi encontrada morta com um corte no pulso congelada em uma banheira. Erica que ainda não superou a morte dos pais e procura encontrar consolo em sua irmã Anna, porém não encontra e por isso tenta resolver o mistério do falecimento de Alex.

O detetive Patrik Hedström, percebe no meio da investigação que nem tudo é o que parece e junto com a escritora começa a perceber que a cidadezinha possui um passado perturbador.
Como citei, esse livro foi escolhido pela Kamila, do Resenha e Outras Coisas, e mesmo não estando muito animada para ler um livro policial fiquei ansiosa para saber se a autora merecia o título de nova Agatha Christie e é com muita tristeza que eu respondo: NÃO!

"A casa estava desolada e vazia. O frio penetrava em cada canto. Uma fina camada de gelo tinha se formado na banheira. Ela tinha começado a adquirir uma coloração levemente azul. Ele achava que ela parecia uma princesa ali deitada. Uma princesa de gelo."

A leitura foi extremamente cansativa e arrastada para mim. Teve um início interessante e eu até me empolguei, porém, a autora quebrou o clima de uma maneira tão súbita que eu não consegui mais me conectar com a protagonista, o que me fez demorar mais que o normal para concluir a leitura.
Outro ponto que me incomodou, foi que os capítulos eram muito longos, deixando ainda mais arrastada que o necessário. Os erros da edição também foram bem difíceis de tolerar.

Mas nem tudo foi desagradável, a autora criou diversos personagens secundários que foram bem trabalhados, e eu como defensora dos coadjuvantes não poderia deixar de citar isso por aqui.
Não teve nada que eu pudesse comparar com a rainha Agatha, logo, foi uma leitura muito cansativa e até mesmo decepcionante. Porém, vi muitas resenhas positivas para a obra, então não se decepcione com minha opinião e procure conhecer a obra.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/02/a-princesa-de-gelo-camilla-lackberg.html
celithma 13/01/2021minha estante
Nossa, achei que o meu livro que tava com defeito. Então os muitos erros de edição não foram só problema meu.

CooltureNews 26/01/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br

Culpem o fim do mundo e, some-se a isto o fato de ser uma sexta-feira 14, a última do ano (o que não significa absolutamente nada), mas escrever duas resenhas num mesmo ano é um recorde pessoal. Preciso dizer que ultimamente estava desesperada por algum livro que não envolvesse tons de coisa alguma. Algum tempo atrás, enquanto todas as mulheres estavam loucas com vampiros que brilham no sol, a única coisa que eu queria de Stephenie Meyer era distância. Agora que o único assunto literário nas rodinhas femininas é o Sr. Grey, não poderia ser diferente. De toda forma, apesar de não me interessar pela série e seus genéricos, confesso que me sinto meio hipnotizada e intrigada pela capa do livro "Toda Sua"... sempre que vejo fico alguns minutos pensando em como aquele salto parece desproporcional ao sapato e, se isso é a única coisa que me chama atenção no livro, é melhor que eu passe longe dele. Enfim, devaneios à parte, na verdade mesmo, a única coisa que tudo isso tem em comum com Camilla Läckberg é o fato de que a conheci tentando fugir da onda erótica que assola as livrarias do mundo.

Camilla Läckberg é uma autora sueca, o que de início me deixou bastante animada, já que um dos meus livros favoritos, "Deixa Ela Entrar" também é de um sueco, John Ajvide Lindqvist (o que uma coisa tem a ver com a outra eu não sei, já que tenho consciência de que o fato de terem a mesma nacionalidade não os torna indivíduos iguais, mas a incoerência faz parte da alma feminina :)).

A Princesa de Gelo é seu livro de estréia, a história gira em torno da morte de Alex, uma mulher sempre elogiada por sua beleza, mas ao mesmo tempo totalmente inatingível. Ao longo do tempo, Alex ergueu uma muralha em torno de si, o que a tornava indecifrável e distante, mas ao mesmo tempo era uma pessoa amável e que não cultivava inimizades. Tinha uma vida aparentemente normal, trabalhava em uma galeria de artes, tinha uma irmã com quem não tinha muita proximidade e era casada, mas mantinha um estranho relacionamento com Anders, um decadente pintor que dividia seus dias entre a bebedeira e as drogas.

Amigas muito próximas, num passado agora distante, Erica e Alex têm novamente seus caminhos cruzados quando numa manhã, enquanto fazia uma caminhada, Erica se depara com os pedidos de socorro de um estranho que a levam direto a uma cena de horror. Sua amiga de infância estava morta, congelada na banheira de sua casa, em circunstâncias que, inicialmente apontavam para um suicídio, mas que mascaravam um cruel assassinato e um passado de histórias ainda mais horrorizantes. Foram anos sem contato com Alex e uma despedida um tanto traumática da época em que eram amigas, mas mesmo assim, ela se vê em meio à investigação de seu assassinato, não só pelo que Alex representou em sua vida, mas Erica, que agora é uma biógrafa bem sucedida, viu no mistério da morte da amiga uma oportunidade de se firmar como uma romancista. Acho que, justamente esse embate moral, se seria certo que ela usasse esses fatos em benefício próprio estando tão intimamente ligada aos principais personagens da história, poderia ter sido mais bem explorado pela autora. No início a personagem se questiona se a família de Alex a julgaria mal por isso, se a veriam como uma oportunista, mas no decorrer do livro isso vai ganhando menos espaço e não é bem desenvolvido.

Junto com o detetive Patrick Hedstrom, que tem uma queda por ela desde os tempos de juventude, Erica descobre segredos e mentiras do passado de Alex que mudaram o rumo de várias vidas. Ela, que está de volta à sua cidade natal por conta da trágica perda de seus pais, tem que se dividir entre seu livro, a investigação e a preocupação com sua irmã Ana, casada com Lucas, um homem desprezível, cruel e manipulador. Lucas é um homem vil e, infelizmente não tão diferente de muitos na vida real. Seu casamento com Ana era marcado pelo terror psicológico, humilhações e violência física. Só dói uma pena não ter tido um final mais bem explorado, não achei que teve um desfecho a altura.

A primeira parte do livro é realmente empolgante, me lembrou um pouco Tess Gerritsen, rainha dos romances policiais, pela tensão que a história proporciona. É ao mesmo tempo cativante e revoltante e é impossível você não se pegar ao longo do dia tentando ligar os pontos que solucionam esse mistério. É uma história densa, que envolve relacionamentos familiares, mentira, poder e ganância. Me fez pensar em como o dinheiro, de fato para alguns, pode comprar qualquer coisa. Talvez para contrabalancear todo esse clima pesado a autora tenha investido num romance para Érica, o que, a meu ver fez com que a trama perdesse um pouco dessa tensão. Nada que fizesse o livro não valer a pena.

Não chega a ser "a nova Agatha Cristie", como alguns críticos exageradamente (ou, na base do jabá, o que é mais provável) a descreveram, mas, se por um lado pecou na conclusão de alguns personagens, por outro, Camila Läckberg construiu uma história envolvente, com muita tensão e, um pouco de romance que, se não acrescenta, pelo menos diverte, além de personagens reais, que enfrentam problemas reais, como mulheres que tem de lidar com maridos abusivos, pedofilia, submissão, num lugar onde nem tudo o que parece é e, onde absolutamente ninguém está acima de qualquer suspeita
Thabata 17/07/2013minha estante
Estou com esse livro ha um bom tempo parado em casa, ja comecei a ler e sinceramente parei no primeiro capitulo, mas sua resenha me deu vontade de pega-lo novamente le-lo no menor tempo possivel, otima resenha.

Jansen 07/07/2023

Muito bom. O final de cada capítulo nos deixa sem conseguir parar de ler. Suspense e enredo de alto nível.

Danilo Barbosa Escritor 30/05/2011

O passado pode destruir sua alma
Uma casa abandonada em meio a neve. Dentro da banheira, uma bela jovem com os pulsos cortados. Seu corpo nú jaz em meio a água que se condensa, como uma jovem Princesa de Gelo (Planeta, 368 páginas).

Camilla Lackberg é considerada lá fora a nova Rainha do Crime, inevitavelmente comparada a Agatha Christie e ao furor da Trilogia Millenium de Stieg Larsson.

Nesta estreia da autora em terras brasileiras, você conhece a biógrafa Erica Falck, que está de volta a sua cidade natal para acertar as documentações dos seus pais que morreram em um acidente de carro. Assim, no ambiente cercado de lembranças, ela espera também dar continuidade a sua mais recente obra, a biografia de uma escritora sueca famosa.

Um dia, quando está indo caminhar para arejar a cabeça, um vizinho a surpreende no meio da neve, tomado de pavor. Ele, que costumava fazer a manutenção da caldeira da casa dos Carlgren, encontra o corpo da filha do casal, Alexandra, assassinada na banheira, imersa em gelo. Erica e Alexandra haviam sido grandes amigas na infância, mas a vítima havia cortado relações drasticamente com a escritora e o tempo tratou de afasta-las cada vez mais.

Disposta a descobrir mais sobre a mulher que havia sido sua amiga há tanto tempo, Erica começa a investigar por conta própria o assassinato de Alex, afim de escrever um livro sobre o assunto. Ao lado do detetive Patrick, que é apaixonado por ela desde a juventude, eles vão revirar cada detalhe da história em busca da verdade.

Este livro foi uma grata surpresa. Uma história muito bem escrita, trama bem sustentada e final surpreendente. Camilla usa muitas vezes os recursos literários do falecido Stieg Larsson citando personagens aleatórios na trama, mas que com o tempo vão se encaixando no quebra cabeças deste mistério.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Cibele 17/07/2010

A Princesa de Gelo escrito pela autora sueca Camilla Läckberg é um livro que transborda suspense em suas páginas. Logo no ínicio nos deparamos com alguém, supostamente o assassino, observando o corpo de uma bela mulher em uma banheira de água congelada. Um pouco depois o cadáver é encontrado e imediatamente é levantada a hipótese de suicídio, devido ao corte nos pulsos da vítima. Birgit, não acredita que sua filha tenha se matado, mas como homenagem póstuma ela pede a Erica, uma famosa autora de biografias, que escreva um belo texto sobre a vida de Alex para o jornal local. Erica, no entanto, ao tentar saber um pouco mais sobre a vítima que foi sua melhor amiga na infância, acaba descobrindo tantos fatos curiosos que decide escrever um livro e assim ela mergulha cada vez mais nos muitos mistérios que cercavam a vida de Alex. Enquanto isso a polícia em suas investigações se dá conta de que o caso foi um homicídio e começa a caça ao assassino.

No livro, Erica é a protagonista e nós acabamos conhecendo-a muito bem. Sabemos de suas inseguranças, seus medos, seus problemas com a irmã ao mesmo tempo em que junto com ela tentamos decifrar aquele misterioso assassinato e o que pode ter levado Alex a se tornar a pessoa que nem mesmo o marido conseguiu conhecer por completo. Cada capítulo começa com alguém que amava Alex a observando depois de morta o que só aumenta a dúvida do leitor. Nos primeiros capítulos é fácil se enganar quanto à identidade do assassino, mas depois fica difícil até mesmo chutar um suspeito. Como algumas pessoas já falaram, a primeira edição do livro tem muitas falhas, que não prejudicam o entendimento da obra, mas com certeza devem ser corrigidas nas próximas edições.

Alguns outros livros da autora, que vem sendo comparada à Agatha Christie, já foram lançados em outros países e esse é apenas a primeira aventura da personagem Erica.

ThaisTuresso 30/06/2010

Após muito tempo, Erica retorna para sua cidade natal de Fjällbacka, e se depara com o assassinato de Alexandra, mais conhecida como Alex, que fora coincidentemente sua melhor amiga na infância, o que supostamente fora planejado para parecer um suicídio, mas a mãe de Alex, Birgit teimava fortemente, que ela era muito feliz e bem sucedida e que não teria motivos para tirar sua própria vida. Erica então se depara com muitas perguntas, que era Alex? quem a teria motivos para matá-la e porquê?
Erica não podia dizer, nem ao menos definir a nova Alexandra, afinal de contas a última vez que eram amigas íntimas eram apenas crianças e tanto tempo havia se passado...
Um outro assassinato acontece, e mais perguntas e dúvidas vão acometendo os investigadores locais, Erica reencontra Patrick e juntos vão à busca de respostas.

Um romance policial muito envolvente e cheio de mistérios, que faz você ler cada página com mais sede de descobrir o culpado, e em todo o enredo, a medida em que vamos lendo, vamos tentando solucionar o caso. E no final ainda surpreende. Recomendo a leitura!

Thata 30/07/2010

Uma trama morna, sem picos de adrenalina, grandes suspenses, personagens surpresa, enfim ... uma história pacata.
Bem escrita, amarrada, com personagens comuns, excesso de impressões pessoais da autora (pelo menos na minha opinião, muita coisa poderia ser deixada de lado, parece que ela quis agregar valores, mas ficou muito "estou falando de mim").
Para quem curte suspense sem doses verdadeiras de suspense uma leitura gostosa, agora para quem lê o que está na capa "A nova Agatha Christie" prepare-se para surpresas, mesmo eu não sendo uma grande conhecedora do trabalho da Agatha, senti falta de muita coisa.
A história trata de um assassinato, que para o leitor fica bastante transparente logo no início, e suspense para mim é aquele em que você perde o sono, ou fica com medo de levantar da cama, rs ... Coisas que realmente não tive :)

HFB 29/01/2011minha estante
concordo!

lalinha777 12/07/2010

Leitura fácil, intrigante e com um belo enredo.
A Princesa de Gelo, livro da autora sueca Camila Lackberg, nos convida a conhecer Erica Falck, uma escritora de biografias que volta a sua cidade natal após a morte de seus pais. Durante sua estadia em Fjallbacka, entretanto, ela encontra o corpo de sua melhor amiga de infância, que supostamente se suicidou. Rapidamente a polícia conclui que sua amiga Alex foi assassinada e Erica acaba se envolvendo nesta investigação.

O livro é um romance policial diferente de muitos encontrados no mercado. Além de lidar com o crime de difícil resolução, Camila Lackberg também explora o lado humano dos personagens, contando suas histórias pessoais. Através de uma narrativa bem feita, ela faz com que nos interessemos até mesmo pelos personagens secundários, não envolvidos diretamente na trama.

Para aqueles que desfrutam desvendar o crime antes do final do livro, essa será uma boa leitura. Existem várias pistas deixadas para o leitor durante os capítulos, e a autora usa sutileza para envolvê-las no cenário ou nos diálogos. No 1/3 final da obra, começa a ficar claro o enredo, mas ainda sim nos surpreendemos com uma ou outra revelação.

Além disso, ela também desenvolve um pequeno romance, que, por não ofuscar o tema principal, se encaixa perfeitamente.

Gostei bastante da obra e recomendo a todos que procuram uma leitura fácil, com detalhes desafiadores e personagens muito interessantes.

DRICA 15/09/2010

Gostei bastante do livro. Ele vai se desenvolvendo aos poucos e no começo parece meio chato, mas antes da metade dele vc já está bolando teorias malucas sobre os culpados.
Aprovado!

1 | 2 | 3 | 4 | 5