Cidade nas Trevas

Cidade nas Trevas Adam Christopher

Resenhas - Cidade nas Trevas

Karini.Couto 14/06/2020

Olá queridos, espero que estejam todos bem na medida do possível, em meio a essa crise toda que estamos enfrentando.

Bom, vamos falar de leituras?

Esse é o segundo volume - Stranger Things, para os fãs da série, não deixem de ler os livros e para quem ainda não conhece a série, é um excelente momento para desvendar os mistérios por trás da genialidade de Adam Christopher, autor.

Quem aí ainda não leu o primeiro volume, não precisa ficar preocupado com spoilers e nem mesmo achando que tem de ler o anterior para ler esse. Apesar de se tratar de volume #2, o livro não é bem uma continuação...

Neste volume iremos saber mais sobre o passado do xerife James Hopper, a ambientação inicial é em Hawkins por volta de 1984 (ano em que eu nasci) e após Eleven encontrar uma caixa, ele resolve contar sobre seu passado para a menina.. O que eu amei, pois curto muito esse personagem e saber mais sobre seu passado com certeza me animou muito!

Bom.. Vamos saber sobre sua vida já como policial em Nova York no Brooklyn, bem como conhecer mais sobre sua esposa e filha. Diane e Sara são sempre mencionadas pelo xerife no seriado, então quem assiste o seriado sabe que essa parte da vida dele, trás certa nostalgia e até tristeza .. É palpável o amor que ele sentia por elas e a dor de sua perda!

Hopper trabalhava como investigador e ele conta para Eleven um caso que ele investigou, sobre "o assassino faz cartas". Nesse caso, tinha um serial killer que tinha um certo padrão ao escolher suas vítimas e após matá-las, ele deixa uma carta, que é uma espécie de assinatura. (Quem assim como eu, assiste e lê muitas coisas sobre serial killers, sabe que eles tem sempre que deixar sua "identidade", "marca" para ser reconhecido e até a possibilidade de serem pegos.. Uma coisa ligada ao ego). Violet acaba ganhando uma parceira para essa investigação e em dado momento eles perdem para os federais.. Porém, como bem conhecemos o xerife, ele não deixa para lá e continua a investigar, descobrindo que o caso é bem mais do que parecia ser..

Bom gente. A história é bem fluída e eu li em uma sentada. Esse sem duvidas, foi meu preferido.. Super recomendo a leitura! Sem contar, que assim como na série, temos tantas referências aos anos em que são intercalados, 1977 x 1984, que é uma verdadeira viagem no tempo em alguns pontos.

Espero que gostem da leitura..
Karini.Couto 17/07/2022minha estante
Kkkkk Cada um com seu gosto!

annacsfraccaro 20/11/2023

E o que tem a ver com Stranger Things?
Bom, não é que a história seja ruim ou a escrita seja ruim, longe disso, a história é sim interessante e o autor escreve bem, mas não tem nada a ver com Stranger Things, tirando Hopper e Eleven.
A minha nota foi bem baixa porque eu esperava algo relacionado a Stranger Things, mas recebi uma história em que nada agregou o mundo de Stranger Things.
Diferente do primeiro livro que tinha muita coisa para agregar a história, como a história da mãe da Eleven, esse livro foi só uma encheção de linguiça.
O autor criou uma história de mistério e assassinato que em nada tem a ver com Stranger Things.
A história é boa, mas odiei por comprar esse livro esperando resposta sobre Stranger Things e receber uma história sem pé nem cabeça.
Fabio 21/11/2023minha estante
Bela resenha, Anna!?

Bruno236 27/12/2022

Nova York, 1977
Hopper está muito feliz por passar o primeiro natal com El. Só que El está interessada em que Hopper fale sobre uma caixa que encontrará na cabana, estava escrito New York e continham vários documentos, Hopper não se mostra confortável em falar sobre.
Em Nova York, 1977, vários assassinatos brutais assustam a cidade, então o policial Jim Hopper investiga misteriosas cartas de baralho nas cenas dos crimes. Ele descobre que tudo está ligado a algo bem maior, que pretende colocar toda Nova York em meio as trevas. Cabe a Hopper salvar a grande cidade e proteger seu grande tesouro, sua esposa e sua querida filha.
Emocionante o cenário de Hopper contando para Eleven a história de Nova York dentro da Cabana, como pai e filha. O livro é muito instigante, cheio de mistérios e muita investigação policial. O livro me deixou preso na história, e sanou grande parte da grande curiosidade que eu tinha pela história de Hopper. Um incremento muito bom para a série.

AnaJúlia 07/06/2021

N tem cm dar -1000?
Não tem pé nem cabeça esse livro, algumas partes vc consegue entender, mas é uma raridade, ele fica " voltando" no tempo. Uma hr tá falando do tempo q o Hopper era policial em Nova Iorque, mas do nada muda pro tempo atual. Resumindo é tão sem sentindo quanto essa minha resenha.

dudawznk 19/07/2021

Foi ótimo poder conhecer mais um pedacinho desse personagem f*da que é o Hopper!
Hopper e sua parceira de trabalho, detetive Delgado, enfrentam uma série de assassinatos ritualísticos na grande Nova York. Solucionar este misterioso caso se torna uma jornada eletrizante e cheia de adrenalina para os detetives, e encontrar o autor destes crimes não é nem de longe uma tarefa fácil!

Ramon 31/05/2020

...
"Se os olhos são a janela da alma [...] por que você usa esses óculos?" - Hopper

Ella 13/08/2020

Amo o Hopper, e foi muito legal ver tudo isso que aconteceu com ele, e saber mais sobre o que ele passou.

Alice no País das Maravilhas 28/05/2021

??
Ou esse livro é desnecessário, ou uma peça fundamental para a série...
Clichê para caralh@, não muda nada de um filme policial que a gente já está acostumado a ver (policiais comendo rosquinhas, conversas que todo sabe onde vai dar, mesmo clímax e tals, só muda o caso). Se a intenção desse livro foi somente de conhecermos melhor o Hopper, é um livro completamente desnecessário só gastei dinheiro e tempo. Devo confessar que, apesar de não gostar, a escrita clichê combina com a personalidade do Hop, o que ficou legal e fofinho.
Apesar da escrita clichê a história em si não é tão clichê se, houver algo a ver com o drama que se passa na série, pois trás alguns acontecimentos bem estranhos e deixa algumas perguntas em aberto, principalmente considerando o final da 3° temporada e o rumo que ela toma em relação aos USA e a Rússia.

Bart 13/06/2020

Stranger Things vol.2- Cidade nas Trevas
*Adam Christopher*
Editora: Intrínseca
384 pág, 2020.
Quem gosta da série, já vai gostar logo de cara do livro!! Mas levando em consideração que mesmo sendo o volume 2, esse livro não é continuação do anterior??!!
Nesse livro, conhecemos mais do passado do xerife James Hopper, a trama se passa em Hawkins (claro ?) em meados do natal de 1984. Depois que Onze encontra uma caixa, Jim se vê obrigado a contar p/parte do seu passado p/filha.
Então Jim conta quando foi detetive na cidade de Nova York, em 1977 e que encarou um dos piores e macabros casos da sua vida, junto com sua recém parceira, Rosario Delgado... ?? uma parte importante do livro é que retrata o preconceito que as mulheres sofreram ao ingressarem em trabalhos antes só de homens ??.
Assassinatos envolvendo rituais satânicos, cartões com desenhos estranhos eram encontrados com os corpos das vítimas, e a dupla Delgado e Hopper ficaram com o caso, até uns umas pessoas (suspeitas) do governo chegarem e tomar deles, mesmo assim a dupla não se afasta, e é aí que o caldo engrossa... e muito!! Nessa época Jim ainda era casado e ainda era pai de Sara... quer saber mais?! É só ler o livro!! ?
A leitura é muito gostosa e sem enrolação, bem direta, ou seja, livro tem um ritmo muito massa com uma trama que envolve o leitor!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Má Powzum- @entrelinhaslivros 05/06/2020

Presente para os fãs da série
Quem acompanha a série aposto que assim como eu adora Jim Hopper, eu adorei essa pegada bem família dele contando mais sobre seu passado para Eleven.

Cidade nas trevas nos brinda com o passado de Hopper como policial em uma nova York repleta de gangues, pobreza, violência e desigualdades. Além disso, podemos conhecer melhor Diane (esposa) e Sara filha do detetive. Elas são muito citadas por ele na série de TV, inclusive em momentos de muita melancolia e saudade. Deu pra perceber o quanto elas são importantes na vida do detetive e como deve ter doído tanto perdê-las.

É uma leitura bem fluída e uma ambientação bem sombria, adorei conhecer uma Nova York da década de 70 e me senti meio detetive, investigando junto com Hopper...

Esse livro é um tradicional suspense policial, com personagens que já conhecemos e adoramos, porém o autor insere novos personagens que nos ganham, como Delgado. Eu achei muito interessante como a trama que a princípio parece um quebra-cabeça vai se conectando e apontando para um único culpado, achei muito boa a ligação de todas as pontas soltas.

Nath Correia @bibliotecadanath 15/04/2020

Cidade nas trevas l Adam Christopher l @intrinseca
Hawkins, 1984. Jim Hopper mal pode conter a felicidade de passar o primeiro Natal com a sua filha adotiva, Eleven. O que ele mais deseja é aproveitar a tranquilidade e apreciar o momento em família, mas a garota tem outros planos. Ao vasculhar o sótão, ela encontra uma caixa com o nome “Nova York” escrito e logo as perguntas começam... Assim, Hopper não vê outra opção a não ser relembrar um dos casos mais desafiadores de sua carreira enquanto detetive na cidade, uma série de assassinatos brutais ocorridos em 1977, e que fez Hopper se infiltrar em uma misteriosa gangue e enfrentar uma Nova York imersa em trevas e escuridão.

Eis um fato: "Stranger Things" é uma das minhas séries preferidas da vida, eu a amo e a defendo até o fim. Tudo que lança sobre a série, eu preciso ler e não foi diferente com este segundo livro do universo expandido, ainda mais trazendo um pouco da história do meu querido e amado detetive Jim Hopper. Nesta história, o que mais me cativou foi conhecer um pouco do passado de Hopper, inclusive sua mulher e filha, e ver mais do relacionamento ainda em construção dele com Eleven. Ver que, por trás daquele jeito durão, existe um Jim Hopper atencioso e amoroso com a filha adotiva e um pai e marido preocupado em defender a sua família e, até mesmo, sua parceira em Nova York, a detetive Rosario Delgado.

A narrativa tem a atmosfera sombria de uma Nova York decadente e que enfrenta diversos problemas, um ritmo de investigação rápido e cheio de pistas e mistérios para desvendar, inclusive me fazendo questionar se algo sobrenatural não estava acontecendo e me levando a perguntar o que ou quem poderia estar cometendo aqueles assassinatos. Conhecer este passado do detetive foi algo que gostei bastante, só queria que a história tivesse mostrado mais da família de Hopper, faltou espaço para que conhecêssemos mais a sua filha Sara e a esposa Diane.

"Cidade nas trevas" foi uma leitura agradável e que serviu para matar um pouco da saudade de Hawkins e do detetive que aprendemos a amar cada vez mais a cada temporada.

Nota: 4/5

Livro recebido em parceria com a Editora Intrínseca

Instagram: @bibliotecadanath

Maria.Florentino 30/06/2023

Netflix, está perdendo um spin-off INCRÍVEL!
A história é viciante, os personagens são bem construídos, é interessante adentramos na trama de Hopper, e imaginarmos como era a sua vida antes de Hawkins. É uma mistura de suspense, terror criminal e uma pitada de ficção. Amei os agradecimentos do autor, e como cada nome dos personagens é uma referência as pessoas que contribuíram significativamente para a obra. É um excelente livro. A única crítica a ser feita é em relação a edição, teve alguns erros de português e de digitação. Recomendo ler de olhos fechados, pra quem acompanha a série, e gosta do detetive Jim, vai amar ainda mais! ??

W3b_bookstan 23/03/2023

Stranger Things:Cidade nas Trevas
Sinopse:

Em 1977, após retornar da Guerra do Vietnã, ele se muda com a esposa e a filha para Nova York e passa a atuar na divisão de homicídios. A cada dia, se depara com inúmeras tragédias, mas nenhuma se compara a uma série de assassinatos brutais e incompreensíveis.

Érico 23/05/2021minha estante
Estou lendo o livro e não achei spoiler aqui não...

Fábbio @omeninoquele 24/05/2020

Gostei mais desse que do primeiro!
《#OMeninoResenhando》
⠀⠀
❝Às vezes, homens bons... Homens bons fazem coisas ruins. Às vezes... homens bons... não têm escolha.❞
⠀⠀
Na noite de Natal de 1984, tudo o que Jim Hopper desejava, era passar uma noite agradável com sua filha adotiva Eleven, mas a garotinha tinha planos bem diferentes para essa noite, e quando surge com uma caixa arquivo intitulada "Nova York" é aí que ele sabe que não terá a tranquila noite que desejava e aí que começa as perguntas de El sobre o passado do pai envolvendo sua vida em Nova York. Daí o livro é todo um relato de Hopper à El, sobre o porquê, dele a doze anos atrás ter decidido sair de Hawkins com a família em busca de uma nova vida.
⠀⠀
Em 1977 quando ele volta da guerra do Vietnã ele quer recomeçar, e é quando surge a oportunidade de se mudar para Nova York com a esposa e a filha, para entrar para a polícia atuando como detetive na divisão de homicídios da cidade. Ele leva uma vida um tanto normal como um detetive, se deparando a cada dia com inúmeros casos, tragédias diárias. Mas quando ele pega um caso de um possível serial killer, que vinha fazendo vítimas sob circunstâncias misteriosas ele e sua parceira, a detetive Delgado, sabem que terão muito trabalho pela frente.
⠀⠀
E quando as investigações deles parecem tomar um rumo, os agentes federais assumem o caso, porque um policial daquela divisão havia sido morto, mas Hopper e a Delgado não desistem, e decidem investigar à parte o caso, mas logo eles se veem infiltrados entre as perigosas gangues da cidade e uma em especial comandada por Saint John, que tem planos perigosos para a cidade, e que deseja tomar o poder trazendo à cidade que nunca dorme um apagão para restabelecer o domínio, tudo em nome de uma profecia que ele acredita que tem que se cumprir.
⠀⠀
Essa história é mais uma expansão ao universo de Stranger Things que tanto conhecemos e achei bem interessante esse olhar ao passado de Hopper que é um personagem importante nesse universo, e que também pode ser muito bem usado em algum momento na série, pra estreitar a relação dos dois personagens como pai e filha. Mas eu senti que ainda algumas dúvidas acerca do passado do personagem não tenha ficado claro pra mim.

O livro é muito fluido, é até mais leve do que Raízes do Mal, que eu também super curti ter conhecido por curiosidade de ter mais sobre a história. A narrativa desse é todo em terceira pessoa e mesclando os fatos entre o presente, em 1984 na cabana, enquanto Hopper narra a história pra El, e em 1977 quando o detetive está a todo vapor trabalhando para a delegacia de homicídios no caso do serial killer.
⠀⠀
Recomendo se você conhece a série, e se deseja saber mais do passado desse importante personagem no universo Stranger Things.
#StrangerThings #CidadeNasTrevas #Intrinseca

site: https://www.instagram.com/p/CAgT9S0DbQZ/