The Boys, Vol. 01 - O Nome do Jogo

The Boys, Vol. 01 - O Nome do Jogo Garth Ennis

Resenhas - The Boys - O Nome do Jogo

Fellziix 23/03/2024

Vol 1. Comecei a ler por causa da série e fiquei surpreso em como esse quadrinho é pesado, mostra os heróis de saco cheio de ser heróis kkkkk e isso é muito bacana demais

Jaqueline 22/09/2020

Um dos raros casos em que a série é melhor do que a HQ
Acredito que muitos de nós ficamos surpresos de forma positiva com a premissa da série The Boys quando ela foi lançada. Comigo não foi diferente. Gostei muito da série e hoje estou acompanhando a segunda temporada. Resolvi, então, aventurar-me na HQ. Porém, ao contrário do que eu esperava, fiquei bem incomodada com a crueza com que a história é retratada aqui. A HQ é mais violenta e os personagens são mais inescrupulosos, imorais, desonestos e machistas do que na série (e sim, isso é possível!). E não só os super-heróis, o Butcher também é retratado de uma forma bem pior aqui.
Entendo que este é apenas o primeiro volume e que muitas coisas são colocadas como críticas, porém por enquanto parece que serviu mais para causar choque do que propiciar um pensamento reflexivo sobre os assuntos aqui abordados.
BetoPlacido 22/09/2020minha estante
A série é muito mais enxuta, vai direto ao ponto e contém bastante da escrotidão natural do Ennis.

Jaqueline 22/09/2020minha estante
Talvez o fato dela ir direto ao ponto, sem muitos rodeios, fez eu preferir a série. Mas vou continuar acompanhando a HQ para analisar melhor o conteúdo em meio a tantos comportamentos repugnantes e reprováveis retratados nessa história..

BetoPlacido 22/09/2020minha estante
Terminei de ler o quarto encadernado. É a história típica do Ennis, com muitos ataques a indústria de comics americana e sutis, (porém, incisivas) estocadas na igreja católica. Acho que é algo próprio dos irlandeses, essas manifestações contra instituições religiosas. E isso ele faz muito bem. A série mesmo é cheia de filler, o que é bem próprio do formato comic book. Mas a série da Amazon, por enquanto, é melhor amarrada, alguns dos personagens ficaram bem melhores. Como ele também está envolvido na produção, de alguma forma, imagino que também fez parte desse novo processo.

Jaqueline 06/05/2021minha estante
Não acho que fui injusta, acho apenas que temos opiniões diferentes sobre The Boys. Para o meu gosto pessoal, o humor ácido da HQ extrapolou o limite que eu acho tolerável, enquanto na série ele foi adaptado de uma forma que conseguiu prender a minha atenção. Dessa forma, ao meu ver (e aqui estou falando apenas da minha opinião individual), preferi a forma como os assuntos foram tratados na série do que na HQ. Dentro dos meus limites do que é humor ácido e do que extrapola isso, a HQ passou do ponto. Decidi ler mais volumes para ter uma visão mais ampla da obra e infelizmente minha percepção não mudou. Acredito que continuaremos tendo visões diferentes sobre The Boys e sobre a comparação entre quadrinho e série de TV, mas não vejo problema nisso.

BetoPlacido 06/05/2021minha estante
Eu gostei mais da série. Ellis têm uma aptidão (pelos outros trabalhos dele, diria até que é uma obcessão) de buscar o caminho mais controverso, distorcido e cheio de soluções indigestas. Como autor, são escolhas dele. Como leitor, penso que é da natureza dele provocar esse tipo de reação adversa, de tirar o chão, de não deixar nunca uma zona de conforto. Uma adaptação precisa abrir outros caminhos, porque algumas soluções nunca dariam certo num filme ou série - e olha como "THE BOYS" é corajosa, nesse sentido. As duas temporadas são fantásticas e estou muito ansioso pra ver o que vão fazer agora.

Jaqueline 06/05/2021minha estante
Concordo com você, Beto. Também tive essa impressão de que a HQ busca provocar o leitor e tirá-lo da zona de conforto. Desde que conversamos antes, li mais alguns volumes e acho que um dos pontos que menos gostei na obra foi devido a impressão de que volume após volume o autor tenta chocar mais, trazer cenas mais indigestas. Chegou uma hora que, como leitora, já não tinha mais chão para ele tirar haha. E aí a gente volta para o que você falou. Muitas dessas soluções que surgem na HQ não funcionariam na TV. Então achei a série bem corajosa por adaptar a obra sem perder totalmente a essência. Também estou ansiosa e curiosa quanto ao que vem pela frente na série!

BetoPlacido 07/05/2021minha estante
Todas as HQs do Ennis tem algum pretensão por chocar, seja por ideias, seja por imagens. Acho que o ápice disso foi "THE PREACHER". Considero, ainda, como a obra máxima dele, apesar da sua passagem pelos títulos tradicionais da MARVEL e DC serem fantásticas. Pra você ver: todos os filmes e séries de "John Constantine" e "O Justiceiro" tiveram suas melhores ideias tiradas das suas histórias. "THE PREACHER", mesmo, se visto cruamente, é apenas uma HQ ultra violenta, onde ele destila mais da suas fantasias contra a religião e como esta ataca e reprime os diversos aspectos da vida humana. Mas é também uma história que mostra os efeitos da violência, através das imagens - e nunca buscar vulgarizar essa. Uma das suas histórias, "I Built my Dreams Around You", é das coisas mais poéticas que li em HQs modernas. É um grande autor, e não acredito que as mudanças da adaptação sejam feitas sem o seu crivo. Ele assina a série como produtor executivo, e sabe que adaptações são inevitáveis. Das que foram feitas até agora, sou apenas aplausos.

Danilo.Almeida 19/05/2021minha estante
Garth Ennis é isso. Eu acho difícil alguém topar retratar 100% das HQ dele. A serie Preacher foi um fracasso na minha opinião, mas a HQ é um espetáculo e mtu premiada. Ainda nao assisti a serie (prefiro terminar as HQ?s) os momentos babacas dos supertipos nao me incomodou, pq é bem esse o estilo do Ennis, ele é polemico, ácido e chocante. Com poderes comuns ja tem gente babaca, imagina com superpoderes. A cena do Patriota com a Estelar é nojenta e revoltante, mas nao deixa de ser possivel. Tem mtu cara poderoso e babaca.

Danilo.Almeida 19/05/2021minha estante
Até a contra capa é uma forma de zueira. Ele alerta para um monte de coisas que tera na HQ, e acaba falando que vc seria um frouxo se optar por nao ler por conta disso. É bem isso o estilo do Ennis. Ele é exagerado, mas os roteiros sao muito bons na minha opniao. Mas concordo, Garth Ennis nao é pra qualquer um. É um estilo peculiar de escrita e abordagem.

Jaqueline 20/05/2021minha estante
Preacher eu não li e nem assisti a série. A HQ estava na minha lista há um tempo, mas confesso que depois dessa experiência com The Boys fiquei bem desmotivada para ler. Não foi uma leitura que gostei (embora eu insista em não abandonar para saber até onde isso vai). E sinceramente, não acho de forma alguma que alguém é frouxo por optar não ler a obra dele por causa do conteúdo. Acho que cada um sabe o seu limite, não cabe a ninguém rotular o outro só porque não quer ler determinada obra... Realmente a abordagem dele é bem peculiar e não vai ao encontro do que aprecio em uma obra. Mas claro, estou sempre disposta a dar uma outra chance e acompanhar outro trabalho dele. Só acho que vou precisar de um tempo considerável de intervalo depois de terminar The Boys para ter esse interesse novamente hahaha (e aí, quem sabe, ir pra Preacher).

BetoPlacido 20/05/2021minha estante
Versões 100% de qualquer obra são impraticáveis, já pela necessidade de adaptação de mídias. Acho que "PREACHER" (que eu só vi a primeira temporada) um texto bem mais complicado de assimilação pelo grande público que "THE BOYS", porque... bom, já tem toda a carga religiosa inerente da coisa. Não sei como ficou na segunda temporada pra frente. Vou guardar pra depois. "THE BOYS" é uma paródia de super-heróis, e a coisa já começa por aí, já que muita gente acha esse lance de super heróis uma tremenda fonte de piadas e motivos pra intervenções sobre os "porquês" deles não abusarem dos seus poderes... é um prato cheio. Ambos os casos, eu considero que vão mesmo, por assim dizer, "castrar" as maluquices dos quadrinhos, porque algumas coisas não vão passar pelo grande público sem reprovação pela necessidade da cena. Por isso e por tudo mostrado até agora, é que eu estou maravilhado com a adaptação da Amazon, pois eu achei que fossem tirar muito mais coisas! Todas as mudanças, no enredo e nos personagens, realmente valorizaram e deram um ritmo mais adequado pros acontecimentos. Estou ainda lendo a série (terminei o sétimo volume hoje) e dá pra ver como estão abrindo mão de alguns fillers dos originais - de forma bastante acertada, eu diria. Das obras do Ennis, como "THE BOYS" tá bombando, espero muito ver a adaptação de "THE PRO", que era um laboratório pra essa outra, contando uma história que poderia mesmo ser encaixada no mesmo mundo.

BetoPlacido 20/05/2021minha estante
Existe um curta animado de "THE PRO", feito diretamente pra internet, pra quem se interessar. https://www.youtube.com/watch?v=AfXFSZhIkGU

Danilo.Almeida 20/05/2021minha estante
Interessante. The Pro é dificil achar. Nem sei se publicaram no Brasil. Jaqueline, eu só quis dizer oq estava na contra capa do quadrinho (sobre a parte do frouxo). Sao palavras do autor (exageradas? Ao meu ver sim!) ele é polemico e a escrita dele é mtu peculiar. E eu compreendo mtu bem quem nao curte os quadrinhos do Ennis. Ele toca de forma acida em temas polemicos Preacher que o diga kkkk. Mas a escrita dele me cativa bastante.

Jaqueline 20/05/2021minha estante
Claro, eu entendi que você estava se referindo à contracapa e não a uma opinião pessoal sua. Além disso, eu entendo também quem gosta da escrita do Ennis e acho muito válido esse tipo de conversa na qual é possível expormos nossas opiniões (mesmo que as vezes divergentes) de forma construtiva.

BetoPlacido 20/05/2021minha estante
"THE PRO" saiu aqui pela Devir, lá por 2003. Tenho ou tinha essa edição; muita coisa minha se perdeu em mudanças. Mas essa, eu creio, ainda tenho.

Patcha 01/07/2022minha estante
Não julgue Preacher por The Boys, por favor. Mesmo tendo sido escrito antes, transmite muito mais maturidade por parte do autor. É violento e irreverente? Muito. Mas traz muito mais substância.
O ponto de The Boys é que o autor não gosta de super-heróis, é quis transmitir isso na HQ. Ela é muito mais para chocar do que para criticar. Mas até isso dá pra ser levado em conta. A série critica o mundo audiovisual de heróis, então vai levar em conta esse tipo de discussão. Já o quadrinho critica os quadrinhos. Por isso a hiper sexualização ou personagens rasos e machistas. Acaba que ela não vai ter o mesmo efeito se você não se decepcionou com os quadrinhos dos anos 90.

Pellziix 25/05/2024

Vol 1. Comecei a ler por causa da série e fiquei surpreso em como esse quadrinho e pesado, mostra os heróis de saco cheio de ser heróis kkkkk e isso é muito bacana demais

edisik 24/01/2021

Ótimo
Muito mais sacana e cruel que no seriado da TV. Vou ler os outros volumes com certeza.

Duda 06/12/2021

É uma HQ bacana, apresentando um bom início para essa história, com temas vem pesados e explícitos.

Curiosa para continuar os próximos volumes.

Isa 30/06/2022

O outro lado dos heróis ou o lado criminoso de quem tem muito poder. Meu Deus detestei os Sete, um bando de degenerados com super poderes, quer coisa pior do que isso?

Espero que o Hugh e a Annie (não lembro bem dos nomes) consigam se vingar por tudo que sofreram.

Nat Nat 23/06/2022

The boys
É estrondosa a repercussão que a série de TV com o mesmo nome da HQ vem tendo, e não é para menos!

Como o mundo seria, de verdade, se existissem super heróis? Eles seriam realmente benevolentes ou chegaria uma hora em que iram se esgotar de sempre bonzinhos?

Desde os primórdios o homem não é genuinamente 100% bom, pode procurar aí... Pq os heróis também seriam, não é?

Diferente da série, que mesmo sendo +18 ainda tem muita violência gráfica, nudez e palavras de baixo calão, preciso informar que a HQ consegue ser 10x pior, o que pode causar espanto e aversão a muitos leitores. Enquanto a série tenta amenizar o que citei, a HQ parece querer escrachar tudo e mais um pouco.

?? Violência, sexo, drogas, machismo ao extremo, abuso psicológico e abuso sexual.

Victor 31/08/2023

Muito foda
HQ consegue ser mais doida e sanguinária que a série. E eu gostei demais disso kklkkkkk. Muito boa mesmo quero continuar logo.

Maria 27/03/2020

Divertido e sangrento!
O que aconteceria se os super-heróis fosse uns babacas?? Fiquei na beirada da cadeira o tempo inteiro da leitura! Como as imagens são chocantes... adorei! E a história então... super gore! Amei!

Will 12/03/2022

(Muito) Abaixo da série
72 edições, mais 3 especiais. Alguns lampejos de grandiosidade, mas no geral, muito diálogo expositivo e modorrento, um protagonista (Hughie) insuportável, fresco e patético e um final bastante questionável.

O ponto positivo fica por conta dos demais membros dos The Boys, com destaque pro Açougueiro - um badass clássico; e das paródias nas referências aos clássicos Marvel e DC, principalmente.

Em relação aos Seven, aparecem bem menos do que eu esperava - uma pena, pois quando a trama girava em torno deles, a história elevava o nível. O roteiro prefere dar foco aos trâmites burocráticos da Vought American, tornando a história burocrática.

Sinceramente, não recomendo a leitura, prefiram a série, que é muito (mas muito) superior.

Aline.Momm 24/05/2021

Quebra a concepção de ?Herói Bonzinho?
Quis ler esta HQ pois assisti a adaptação da Amazon Prime e gostei muito, inclusive virou uma de minhas séries preferidas.
A HQ não segue muito diferente da série, apesar de ter suas diferenças... algumas bem pesadas, como o que Estelar teve que fazer para entrar nos Sete.
No geral gostei. É uma HQ que ?quebra? esta barreira de ?Herói Bonzinho?, e isso é muito massa.
Como muitos, também senti um incomodo lendo, por causa de algumas cenas. Mas percebe-se que esse foi o objetivo do autor.

Sidnei 26/08/2020

Garth Ennis...
Não esperava nada a menos do que li e não espero nada a menos de Garth Ennis! Li alguns comentarios sobre a série e o livro. Para mim, as duas mídias
se completam. Uma adaptação da outra, mas uma não deve nada a outra. Gostei dos dois trabalhos.

Thaisa 26/02/2020

Resolvi ler o quadrinho The Boys por causa do lançamento da série: vi muitas pessoas (em sua maioria homens) enaltecendo muito essa história e seus protagonistas. Sobre a adaptação, posso dizer que assisti a 1a temporada e creio que algumas personagens foram retratadas de maneira a serem mais amáveis e a história é mais amenizada, até sofre algumas mudanças (pra melhor) no próprio enredo. Já as 5 primeiras partes da história em quadrinhos (que compõem este volume) me deixaram embasbacada - e de uma maneira extremamente negativa.
Os aspectos positivos são dois: o desenho (que é um traço do qual eu gosto e é bem clássico em hqs) e a premissa, que é um grupo de pessoas com poderes que vigiam e controlam super-heróis e seus atos terríveis.
Porém, tudo isso vai por água abaixo quando falamos sobre o conteúdo: logo na primeira página, temos uma expressão bem sexista. A narrativa, as personagens e os diálogos são extremamente machistas - das duas personagens femininas que mais aparecem (e quase não aparecem), uma é muda (e os homens falam por ela) e a outra é constantemente abusada sexualmente e psicologicamente por super-heróis. Além disso, existe um grande teor homofóbico,  não apenas na linguagem, mas na maneira como as orientações sexuais diferentes da heterossexual são retratadas como algo vulgar. Pra completar, temos até algumas notas de racismo...
Li o volume até o final, me sentindo mal e enojada, querendo entender o sucesso dessa hq. Não sou nem puritana, nem moralista, mas achei que era uma história de muito mal gosto, pois possui, em sua esmagante maioria, personagens homens brancos cisgêneros e heterossexuais que são horríveis ao extremo e que retratam seus comportamentos como algo puramente normalizado.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Greyheart 15/09/2020

Imperdível
Apesar de sentir um mix de sentimentos adulterados (vi a série primeiro) é uma leitura que não se pode dispensar.

bia 15/08/2023

Chocante
Sim os personagens da hq conseguem ser mais bizarros do que na série, até mesmo os personagens mais carismáticos da série são piores na história original, sou fã de the boys (série) desde o lançamento, só tomei vergonha na cara pra ler as histórias agora, e simplesmente tô chocada