O Discurso Secreto

O Discurso Secreto Tom Rob Smith

Resenhas - O Discurso Secreto

1 | 2 | 3 | 4

Ana Cristina 09/01/2011

O Discurso Secreto mais uma nova aventura do agente Liev.

Na nova aventura, toda a família de Liev se encontra envolvida. A escrita de Tom Rob Smith continua rápida, intensa, aquela leitura que não dá vontade de parar.

Só os últimos capítulos não me agradaram muito, pois o livro se tornou um tanto quanto "Missão Impopssível". Mesmo assim é uma leitura que me agradou.

Suzi 18/12/2011

Gostei bastante. O livro é uma continuação de Criança 44, não é tão bom quanto, mas é bem escrito e com contexto interessante. Retrata de forma bastante realista a confusão que uma mudança grande como o pós Stalin, na Rússia, pode gerar nas pessoas, neste caso principalmente nos "carrascos" da era Stalinista.
Liev sofre muito e mostra o que é capaz em busca da redenção de seus atos. Em muitos momentos tive raiva de Zóia e Raíssa...coitado do Liev!!! Que vontade de dar uma boa lição em Zóia.
O final é pertinente ao contexto e adequado.
Livro bastante caro, demorei para comprar...a Saraiva fez Vira-vira junto com Criança 44 por R$ 19,90, excelente. Uma ótima aquisição!!!

Que venham mais livros de Tom Rob Smith!!!

Monsanto 12/03/2012

UMA ABORDAGEM SOBRE TEMAS DA SOCIEDADE TENDO O PANO DE FUNDO A DURA REALIDADE DA UNIÃO SOVIÉTICA
Livro muito bom mesmo, eu diria denso...

Faz com que o leitor se apegue contexto de tal forma e buscar fim o mais rápido possível porém, para quem não leu o Criança 44 no início fica complicado fazer o link entre o que está escrito e o que se quer transmitir.

Sugestão: leia o Criança 44! :D

Vamos ao Cemitério!

[]´

Ale Giannini 17/05/2020

O Manifesto
Segundo livro da trilogia Criança 44, constrói mais as personagens e dá uma parada na dinâmica do primeiro volume. Acredito que ficou muito interessante como um arco para que o terceiro volume seja fantástico.

Mari 22/02/2012

Após o sucesso de Criança 44, Tom Rob Smith volta a nos envolver ao contar a história de Liev alguns anos depois do ocorrido no primeiro livro, por isso a leitura fica mais prazerosa ao ser lida na sequência. (Caso você tenha lido este livro primeiro, fique tranquilo que não há nenhum spoiler que estrague a leitura de Criança 44)

Mais do que uma narrativa deliciosa que prende o leitor do início ao fim, O Discurso Secreto é ainda mais interessante por mostrar as motivações de cada personagem, fazendo com que suas atitudes por mais absurdas e criminosas que sejam, acabam sendo compreendidas e de certo modo, justificadas.

Na minha opinião, a obra traz grandes 'anti-heróis', fugindo dos mocinhos convencionais, mas mostrando seres humanos imperfeitos, com um passado que se pode dizer condenável, mas que quando inseridos em determinadas situações, mostram o caráter que sempre esperamos encontrar nos protagonistas: coragem, boa índole e motivados pelo amor, seja ele em qualquer forma manifesta.

União Soviética pós-Stálin + discurso que condena as brutalidades do regime stalinista + sede de vingança + fantasmas do passados = O Discurso Secreto. Vale muito a pena conferir! Recomendado³

Samantha Corrêa 04/07/2013

Resenha em vídeo
Assista ao vídeo pessoal!
Se gostarem deem um "gostei" e nos sigam :)

site: http://www.youtube.com/watch?v=IG_g7MpAVHg

lu 18/01/2017

Discurso Secreto
Esse é o segunundo livro da série, o primeiro foi Criança 44, acredito que da para ler esse sem ter lido o primeiro, a história nao fica muito comprometida.
O livro se passa na Uniao Soviética pos Stálin. Liev um ex agente da MGB, tenta levar uma vida normal cordenando o departamento de homicidios e tentando que sua familia seja feliz, a esposa e duas irmãs adotadas, mas o passado o persegue sempre, uma das meninas adora lembra-lo do que ele fez aos seus pais. Mas tudo fica muito pior quando alguem do passado aparece querendo vinganca.

Diego.Silva 07/01/2017

O Discurso Secreto
Gostei bastante deste livro, ele é o segundo livro da Trilogia, o primeiro é o Criança 44. O livro começa 1949, narrando a prisão do casal Lazar e Anisia, feita por Liev na sua primeira ação pela MGB antiga policia secreta soviética, que depois virou a KGB, depois deste fato o livro tem uma breve passagem de tempo indo para 1956. A partir daí começa a ficar interessante, Liev ex agente da MGB que agora coordena o departamento de homicídios, tenta ser uma pessoa normal com uma família normal com Raissa e suas duas filhas adotivas Zoia e Elena, mas não sai como ele queria, um dos fantasmas do passado volta querendo vingança, Anisia a mulher de Lazar, que agora passou a se chamar Fraera e que agora comanda uma gangue de vorys, quer vingança de todos que participaram na prisão dela e de seu marido, ela começa sequestrando Zoia a filha adotiva mais velha de Liev e Raissa, em troca ela quer que liev trás Lazar de volta para ela, a partir daí começa a jornada de Liev a fim de resgatar a Lazar e salvar Zoia, mas nesta busca e a após ela também, teremos varias reviravoltas e bastante adrenalina.

A pesar de ser uma trilogia, a historia de O Discurso Secreto parece bem diferente do que o Criança 44, os dois passam na União Soviética, o Criança 44 tem dois elementos interessantes e ao mesmo tempo aterrorizantes, um é que a historia passa sob o regime Stalinista, governado com mãos de ferros, onde ninguém podia dizer uma palavra contra o estado, que já seria condenado e forçado através de torturas a confessar o “crime” que cometeu, e o outro elemento é que o livro é baseado na história real do serial killer russo Andrei Chikatilo conhecido como Estripador de Rostov. Já o Discurso Secreto passa pós a União Soviética de Stalin, apesar de não ter todos os elementos do Criança 44, não deixa a desejar, este lembra mais um thriller policial, com espionagem, ação e muita adrenalina, tem uma parte do livro que lembra um pouco alguns protestos que vem acontecendo pelo mundo.

Pra finalizar uma dica que dou é ler não esperando uma historia parecida com o Criança 44, desta forma evitará uma frustração e absorverá melhor a historia do O Discurso Secreto, agora é partir para o próximo que é o Agente Secreto.

Beca 04/07/2015

Esse demorou...
Enfim acabou! Esse livro ficou quatro semanas na minha mão! Inacreditável, pois com Criança 44, o primeiro da trilogia de Tom Rob Smith, levei apenas cinco dias para ler. Realmente a demora é justificável, duas leituras frearam o meu fluxo com O discurso secreto. A revolução dos bichos de George Orwell, Someone else's fairytale de E.M. Tippetts e Crime e castigo de Fiódor Dostoiévski foram intercalados com a leitura do Discurso Secreto (só o primeiro li todo, os outros dois estou enrolando, mas sem previsão do fim da leitura) motivados pela chegada do kindle, "eiita trem bom!". Esse leitor digital é bastante magnífico, amei. Mas enfim, o que interessa mesmo é o segundo livro da trilogia do meu querido Tom. Confesso que não me prendeu nem me impressionou quanto o primeiro, Criança 44. Seguindo a mesma temática; a vida dos cidadãos soviéticos, só que dessa vez após a morte do temido Stalin. É claro no livro a posição critica de Tom, ele não é nada à favor do comunismo e socialismo. No entanto, me encantei com sua percepção aguçada em relação aos sentimentos das pessoas. Como o ódio e o medo perpetuaram naquela sociedade. Ainda que somente aspectos negativos tenham sidos tratados no livro, é apreciável as reviravoltas que o protagonista, Liev, passa no decorrer da história. Agora sendo um homem com convicções e perspectivas diferentes, Liev, é o patriarca de uma família. Se antes ele tinha que lidar com o medo, ódio e desprezo da sua esposa, agora tem que saber contornar o ódio da sua filha adotada ressentida pela terrível morte dos país. No geral gostei do livro, já tenho uma paixão pela escrita de Tom, credito que gostei do livro mais por isso, porque essa história deixou um pouco a desejar. Não que tenha tido algo ruim ou sem sentido, mas ela não prendeu minha atenção como quando li Criança 44. Não deixou aquele gostinho de quero mais, só o receio de ler o último da trilogia, Agente 6.

site: http://wwppwork.blogspot.com.br/

Fabricio268 30/12/2014

Excelente!!
Nesse novo livro da trilogia deparamo-nos com uma União Soviética pós Stálin, o Estado tentando minimizar a brutalidade do passado. Nesse contexto, Liev Demidov também tenta reconstruir sua vida ao lado de sua esposa Raissa e duas filhas adotivas. Amargurado pelo seu passado violento como agente de segurança do estado e pelo sentimento de culpa pelo assassinato dos pais biológicos de suas filhas, Liev trabalha agora no Departamento de Homicídio, criado por ele com propósito de investigar assassinatos, e busca fazer o possível para se redimir dos erros que cometeu.
A vida de Liev e sua família desmorona quando o passado bate em sua porta. Com sede de vingança, Fraera, primeira vítima do jovem Liev, presa 7 anos atrás junto com o Padre Lazar, seu marido, acusados de crimes contra o Estado, sequestra a filha mais velha de Liev e o leva a uma jornada brutal para tentar salvar sua família.
A história é narrada com maestria e um realismo incrível. O drama psicológico é intenso e podemos sentir o sofrimento emocional de cada personagem, seja do passado atormentado ou dos conflitos do presente.
Ainda não li o ultimo livro da série, Agente 6, mas arrisco em afirmar que Tom Rob Smith criou uma trilogia que dificilmente será esquecida.

1 | 2 | 3 | 4