O Discurso Secreto

Resenhas - O Discurso Secreto

1 | 2 | 3 | 4

Juh 01/01/2022

O Primeiro livro da Série
não deixava margens para uma continuação, porém ela aconteceu e foi tão perfeita quanto o primeiro livro. Com capítulos curtos o autor conseguiu fazer o coração se derreter e infartar em cada linha. Não sei como sobrevivi a isso kkkk Ansiosa para ler o próximo.

Marion 29/12/2022

O mal que o comunismo faz
Léo oficial do governo russo cuja função é matar ou mandar as pessoas para Campos de trabalho forçado quer que sua filha adotiva (cujo pai ele matou na frente dela ) a aceite.

Bianca 01/03/2024

Um bom romance best seller
Assim como a prequência (Criança 44), é um romance de época que nos transporta para um país e um tempo diferentes e nos deixa ansiosos pelo final.

É uma narrativa bem contextualizada que segue um ritmo crescente, bem dentro do que costumamos ver nos best sellers. Não há uma desenvolvimento muito profundo dos personagens nem subtramas escondidas, é uma história mais superficial, mas bem contada e com muitos cenários interessantes.

edisik 13/02/2020

Livro OK
Se perde um pouco nas reviravoltas. Tomara que o último livro da trilogia seja melhor.

Núbia Esther 12/09/2012

Três anos depois dos eventos narrados em Criança 44, encontramos novamente o agora ex-agente da MGB (a antiga polícia secreta soviética) Liev Demidov. Liev agora é encarregado do departamento de homicídios criado três anos atrás e sua maior preocupação é se redimir de seus pecados passados e fazer com que a filhas adotivas, Zoia e Elena, o perdoem por ter feito parte no assassinato de seus pais e que junto com Raíssa, possam viver como uma família. Mas, o passado de Liev é muito consistente para ser simplesmente relevado, e uma ação do passado traz consequências para a vida de Liev sete anos depois.

Em 1949, ele foi responsável pela prisão de Lazar e Anísia em sua primeira ação pela MGB. Eles não foram os únicos, muitos outros foram destinados a sofrerem o duro tratamento reservado aos “espiões”, e talvez permanecessem no anonimato e relegados à lembrança se não fossem pelos recentes distúrbios políticos proporcionados pela divulgação do Discurso Secreto pelo então chefe de estado Nikita Kruschov. O Discurso foi distribuído por toda a Rússia e em vez de enaltecer os atos de Stálin como seus antecessores, ele vinha clamando por justiça, deixando claro para a nação todos os erros e ações cometidos pelo Estado. Como resultado estão acontecendo revoltas, levantes populares e as pessoas que sofreram no passado começam a buscar sua vingança. É assim que Lazar e Anísia retornam à vida de Liev, que se vê obrigado a encarar seus erros, sofrer por eles e pagar por eles com a sua família…

Em Criança 44, Smith proporcionou a caçada a um assassino em meio a uma União Soviética Stalinista, severa e bruta com todos que ousassem se erguer contra o governo e para a qual admitir a ocorrência de um assassinato era o mesmo que admitir que extraterrestres habitassem a Terra (dizer que isso era incongruente com a política punitiva exercida pelo Estado é pouco). Já em O Discurso Secreto, o autor não traz um crime para ser investigado. Desta vez Smith traz uma União Soviética pós-stalinista, que vive um tempo de insurreições e vinganças por parte daqueles que tanto tempo ficaram silenciados. A política deixou de ser cenário para se tornar protagonista.

“[...] Não acredite que eles serão mais gentis que Stálin. O espírito dele ainda sobrevive, não em uma pessoa, mas difuso em várias. É difícil ver, mas não se iluda: ele está lá.”

Tom Rob Smith já trabalhou como roteirista para televisão e talvez seja dessa experiência que ele retira elementos e características textuais que ajudam a imprimir um ritmo frenético a narrativa. Essa característica que poderia tornar o texto um pouco mecânico e superficial (como um roteiro mesmo), é compensada pelo cuidado em trabalhar as nuances psicológicas de seus personagens. O que fica evidente pela sua escolha de protagonista. Liev Demidov não é mocinho, ele já foi bandido (e por mais que tenha sido sob as asas do governo ele tem grande culpa no cartório) e ele mesmo não se perdoou. A todo o momento somos lembrados de suas ações cruéis do passado, mas ao mesmo tempo, é impossível não sentir empatia pela esperança redentora característica do personagem. Preparem-se para muitos momentos de ação e muita tramoia política, elementos usados com propriedade pelo autor e que te prendem de forma irremediável à narrativa. Em seu segundo romance Smith não deixa a desejar e vem para mostrar que não é autor de um livro só.

Apesar de O Discurso Secreto ser considerado uma sequência de Criança 44, ambos os romances podem ser considerados como obras únicas ambientadas em um mesmo período político. Quem leu Criança 44 não é obrigado a ler O Discurso Secreto (mais eu recomendo muito que o faça) já que a história tem começo, meio e fim. Por outro lado, se você ainda não leu Criança 44 e quer partir logo para a leitura de O Discurso Secreto, vá em frente e sem medo de possíveis spoilers da trama antecessora.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/09/12/o-discurso-secreto-tom-rob-smith/

Luiz 10/05/2012

Mais uma leitura fantástica!
O segundo livro da série que narra a história de Liev Demidov é, sem sombra de dúvida, mais uma leitura fantástica.
A história se passa na União Soviética, no ano de 1956. Em meio as reformas implementadas por Kruschov, o ex "chekista" (Liev) é forçado a encarar o seu passado, na forma de vingança.
De fato, quem espera que o livro siga o estilo de "Criança 44", em um estilo mais voltado ao thriller, com serial killers, mortes grotescas e investigações criminais, pode se decepcionar com o primeiro contato com o livro.
No entanto, um leitor de mente aberta para a nova história de Tom Rob Smith será presentado com mais umas narrativa de tirar o fôlego, uma verdadeira aventura cheia de emoções, tramas, conspirações, traições e clímax.
Ademais, satisfaz o cuidado que Smith possui ao construir seus romances, desenvolvendo personagens complexos e permeando os acontecimentos com importantes fatos históricos.
Mais que uma resenha, escrevo aqui um apelo: Acreditem, vale muito a pena ler "O discurso secreto".
Aguardo ansiosamente a tradução de "Agent 6".

Edna 12/10/2015

Sobrevida
Um livro para aqueles que não tem medo de descobrir verdades que a maioria prefere fugir, forte, sangrento, real. Continuação de Criança 44., mesmo quando você termina a leitura você ainda não consegue saber se existia sentimento naquelas pessoas ou aqueles a quem eram chamados de chekistas a serviço do Estado (Exterminadores de pessoas na maioria apenas suspeitos/inocentes os quais eram torturados até a morte porque mesmo que quisessem não teriam o que denunciar) Viver era muito difícil e poucos conseguiam e como julgá-los eram obrigados a trabalhar, a servir na Rússia, famílias inteiras destruidas pelo ódio, pela revolta, pela perca de entes queridos e de suas próprias identidades, essa era a Rússia em seu governo Stalin e sucessores. Só para os fortes.

Carol 20/09/2021

A mãe Rússia
Todo mundo sabe dos horrores perpetrados pelo estado russo enquanto União Soviética, mas esse livro escancara o ódio daqueles que foram presos pelo Estado.
Acompanhamos Liev e sua tentativa de redenção em busca de uma filha adotiva rebelde e mimada. A história principal é fraca, mas a História que ela mostra é bem interessante.

Bianca 11/08/2014

Enquanto "Criança 44" te prende da primeira página à última linha do livro, "O Discurso Secreto" começa bem interessante, vai bem até a metade e, a partir dali, ele parece que toma um caminho totalmente diferente e inicia uma história COMPLETAMENTE diferente da inicialmente apresentada. Serei injusta se disser que o autor não usou um excelente e verídico pano de fundo histórico da União Soviética nesse segundo livro. Mas pra mim, só isso valeu a pena nessa continuação.
O livro é bom, não nego, mas perdeu toda a pegada persecutória do primeiro exemplar, que tanto ele faz questão de mostrar.
Lerei o terceiro, com certeza, mas sem ansiedade.

@Renanlandim22 25/12/2013

O Discurso Secreto
Pior que o "Criança 44". Tom Rob Smith peca pela irregularidade do seu enredo. A parte final é fantástica, mas pelo meio temos muitas passagens chatas e desinteressantes.

Porém, digo isso em um comparativo com a outra supracitada obra do autor, que para mim está num nível absurdo. Analisando individualmente, é muito bom. Leitura que prende, e que agrega um ótimo fator de romance histórico com o tradicional tom policial. Vale a pena demais...

ALE 29/08/2010

Nossa de perder o fôlego, não deixa nada á desejar comparado com CRIANÇA 44 adorei as aventuras de LIEV E RAISSA só não gostei do que aconteceu com TIMUR ainda tinha esperanças que ele fosse aparecer no final.recomendadíssimo e ficar de olhos nos próximos livros deste autor...

Roseli Camargo 13/06/2011

Perda
Por vezes deparamos-nos com um passado que queremos esquecer mas que sempre está rondando nossa memória. Queremos reparar acontecimentos que não há como mudar pois nossa cabeça no momento da escolha é uma e no momento em que há o arrependimento é outra. Não há como comparar as duas situações. Ainda sim tentamos mostrar o quanto estamos mudados e queremos que aqueles que sofreram com nossas escolhas entendam isso a qualquer custo. Liev passa por essa situação. É um homem que tem nele as marcas de ter sido um agente em um momento que para ele aquilo era verdade absoluta, quis mudar, e que por um período curto tentou levar uma vida normal com a família, essa formada por sua esposa e por duas meninas cujo os pais forma assassinados por ele. Com a mudança de panorama por causa de um discurso, ele vê sua aparente vida normal mudar novamente assim como de toda as pessoas que o cercam.

Gostei muito do Criança 44 (onde inicia toda a história) e essa continuação não foi muito diferente, apesar de parecer um pouco previsível algumas vezes. Mas não tira o tom de suspense que o autor quis imprimir à narrativa.

Paula 23/08/2010

Outro ótimo livro de Tom Rob Smith, não é tão bom quanto o 1º da trilogia, Criança 44. Neste romance, Smith traz muito mais ação e trama. Muitas partes que ficamos angustiados e algumas revelações também. Neste livro, Liev vai pagar pelo que fez no passado, quando era cego pelo Estado.

Ainda me impressiono de como tudo no livro é importante, não é enchimento de linguiça :)

1 | 2 | 3 | 4