Lendas do Sul

Lendas do Sul João Simões Lopes Neto

Resenhas - Lendas do Sul

Isabela Raíssa 06/01/2024

A obra é composta por 17 histórias divididas em contos do Sul, missioneiras e mitos do Centro e Norte do Brasil. Os primeiros, mais extensos, detalham as lendas do Mboitatá, Salamanca do Jarau e Negrinho do Pastoreio, sendo os últimas uma espécie de verbete com uma explicação mais básica sobre algumas entidades do folclore, como Curupira, Saci e Mula-Sem-Cabeça.

A edição conta, ainda, com um glossário de palavras e expressões gaúchas - essencial, pois várias vezes tive a sensação de que o livro estava em outro idioma; enfim, esta foi justamente a maior dificuldade para o entendimento e fluidez da leitura: a linguagem, que além de possuir um regionalismo carregado, é bastante rebuscada.

Samuel Campos 18/04/2023

Podia ser melhor
Pode ser o estilo da época, pode ser minha ignorância ou até a falta de ritmo, mas me pareceu enrolado, confuso.

sofia136 23/03/2022

chatoooo
eu odeio ler livros sendo obrigada a ler( a rebelde jsksk) então todo e qualquer livro que me mandarem ler eu vou achar ruim!Enfim eu achei meio chato por não ser o meu estilo de leitura e ainda por cima ter sido obrigada a ler para fazer um trabalho e daqui a algumas semanas uma prova obrigado escola ( contém ironia !!!!!) e é isso nada a declarar só que é chato mesmo😊

Samu 28/04/2016

Belo!
Com um sotaque bem gauchesco, as vezes se faz necessário uma pesquisa nos termos, mas vale a pena pela beleza da obra! Lendas lindas e emocionantes! Vale e muito a leitura!