Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Marcela 10/06/2024

ftvyvy
Vtvtvtvtvygtgtgtgtftctftfcycyvyhyujikokioinubygygtgvvvtgvvvvvvvubu7b7bub6b6g6g6g6g6vyvuvubvyvyvybyvvyvyvyby

vini 09/06/2024

Me apaixonei pelo Saramago, a leitura é super fluida e, vai parecer pleonasmo, mas o fluxo de consciência nesse livro é ridículo de perfeito, eu me via seguindo o que os personagens pensavam tipo eu consegui me aproximar deles não sei

costa.literaria 09/06/2024

A narrativa de "ensaio sobre a cegueira" de José Saramago se desenvolve a partir de uma epidemia de cegueira branca, na qual as pessoas afetadas se sentem como mergulhadas em um mar de leite!

o fenômeno inusitado atinge um homem e, em seguida, se espalha, de forma que o governo isola os infectados em um sanatório. com ausência de higiene e segurança básica, os instintos mais primitivos de sobrevivência são despertados, e, nesse cenário caótico, a natureza sombria do comportamento humano é revelada, fazendo com que aquilo que era invisível se torne visível.

a história pode ser vista através dos olhos da única que mantém a visão: a esposa do oftalmologista. nessa condição, ela é forçada a tomar decisões extremas para proteger os que não enxergam, tomando atitudes que nos fazem questionar: somos moldados pelas circunstâncias ou revelamos nossa essência quando as regras desaparecem? a trajetória da personagem lembra o ditado popular "em terra de cego, quem tem olho é rei".

aqui, os personagens e o lugar não são nomeados. Saramago utiliza apenas adjetivos para identificá-los, o que traz para a narrativa um tom universal. afinal, essa situação poderia ocorrer com outras pessoas em qualquer outro lugar!

nessa história onde a ficção se entrelaça com uma realidade de forma inquietante e perturbadora, mergulhamos até as profundezas da natureza humana - de uma forma abrupta, desafiadora e até indigesta - Saramago traz inúmeras críticas e reflexões, o que torna a leitura desafiadora, precisando de pausas pra digerir o impacto.

"Fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca."

afinal, precisaremos nos tornar cegos para realmente ver?

Rhuan C. S. 07/06/2024

Li na força do ódio...
Sinceramente, a escrita me incomodou muito! A história em si é de uma reflexão oportuna que mexe com o nosso interior, mas há partes difíceis, você acaba se perdendo nos diálogos sem pontuação. Isso torna a leitura cansativa, enfadonha. Você não sabe quem está falando, quem está respondendo... Complicado.
Sei que é intencional e tal esse tipo de escrita, mas, senhor, eu preciso agora ler algo gostosinho e leve para acalmar o cérebro depois dessa história.
Achei bem chato, mas cada um pode ter uma experiência nessa obra, portanto leia e se não suportar, troque a leitura.

Joao 07/06/2024

Decidi somente agora fazer um breve resumo da minha experiência com o livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, isso porque este livro ainda me causa certa inquietação.

Foi uma leitura um tanto difícil em razão da forma peculiar de escrita do autor, a qual desconsidera certas regras de pontuação tornando o texto um pouco diferente dos que costumamos ler.

A história parte de uma premissa interessante: uma epidemia que causa cegueira nas pessoas. Essa cegueira, diferentemente da cegueira comum, é uma cegueira branca. Com o início da pandemia de cegueira, o governo decide isolar as primeiras pessoas contaminadas dando ensejo ao início da trama discutida ao longo do livro.

Há passagens muito reflexivas que elevam o nível do texto. Apesar de ser uma distopia (ao meu ver trata-se de uma distopia, pois se cria um novo mundo a partir de um evento catastrófico), que história muito se desenvolve numa jornada quase que comum à nossa realidade.

O que mais me fascinou foi como o autor se ateve aos pequenos detalhes do que aconteceria se todos nós ficássemos cegos. Há muita coisa mais a se contar, mas necessitaria de spoiler's, portanto, fica registrado esse breve resumo de um livro inquietante e muito enriquecedor.

ana.feltrim 07/06/2024

Difícil de ler mas vale a pena
No começo eu achei difícil de ler por conta da escrita, no meio pq as situações são grotescas e no final valeu a pena

HelenaRiva 06/06/2024

Ensaio Sobre a Cegueira
O livro de Saramago é uma obra bem forte, densa. A leitura fala sobre a cegueira branca, uma história de estado de caos, repleta de críticas sociais. Ele reflete sobre o quão rápido o ser humano pode voltar ao estado primitivo, e o que nos separa dos animais, a ordem? Os limites?
É uma leitura muitas vezes palpável, que transmite cheiros, sensações e desconfortos também.
Já adianto que não é para todo mundo, além da densidade de escrita, o texto em bloco, sem devida pontuação e espaços, e o fato de ser uma obra portuguesa, com palavras que temos que dar um pouco de atenção, faz a leitura ser mais lenta.

.geo. 06/06/2024

Minha primeira experiência com Saramago
É uma obra bem densa. A reflexão que o autor faz é crua e real.
"É desta massa que nós somos feitos, metade de indeferença e metade de ruindade."

Juma55 05/06/2024

Esse livro é intenso, demorei mais de um mês pra terminar.
"Olho por olho, e o mundo
acabará cego."
-Mahatma Gandhi
(por incrível coincidência, ao terminar esse livro e abrir o skoob, apareceu está frase)

Seguinte, agora eu entendo o porquê desse livro ser tão aclamado e elogiodo. A história dele é tão visceral e tão humana que assusta. O modo como ele escreve um modo distopico que todos estão cegos com tantos detalhes chega ser assustador, o modo que ele relata a crueldade até daqueles que encontraram a cegueira e mesmo assim se fazem ser a autoridade tirana do lugar de quarentena é uma imagem tão real de que sempre teremos grupos tiranos oprimindo as minorias em até situações que todos tem algo em como, a cegueira, por exemplo mostrado no livro.

O livro é sem dúvidas uma visão do mundo muito realista, por quê apesar de todos estarem cegos no livro, o mundo real é um lugar de cegos também, somos muitas vezes cegados pela ignorância, pelo preconceito e pelo olhar de superioridade. É com isso nós tornamos o pior tipo de cego, o cego que ver, mas não enxerga além do próprio umbigo.

Outra coisa desse livro que me chamou muita atenção foi o modo de moradia das pessoas, a falta de comida e o de tratamento que os cegos recebiam, principalmente as mulheres após a chegada do grupo tirano de cegos. Ao ler a descrição desses tópicos, eu me lembrei do Hospício de Barbacena-MG, que viviam uma realidade extremamente parecida com o descrito na obra de Saramago.

Mas emfim, a leitura desse livro é muito válida e extremamente necessária, e infelizmente, facilmente seria uma descrição exatas de como seria o mundo pra muito.

Obs: Nunca li um livro que me fizesse coçar tantos meus olhos até conhecer esse. E chorei com esse final. Saramago, apesar de ter tido dificuldade com sua escrita em pt-pt, nunca vou me arrepender de ter lido e enfrentado o desafio que é a escrita portuguesa.

Agnaldo 05/06/2024

Um dos melhores livros que já li
A forma de escrita do autor é curiosa, de início ela incomoda, só que depois do incômodo vem a intimidade com o texto.
E de certa maneira, não só a forma de escrita incomoda, mas toda a história. Esse livro foi feito pra causar incômodos e questionamentos.
O autor reflete questões sobre a moralidade humana, os padrões seguidos pelas pessoas, até mesmo em momentos de crises; e não só isso, ele também traz questionamentos sobre a própria vida e morte, sobre os anseios e medos inerentes ao humano.
Resumir essa obra em apenas um texto é impossível. Por isso, recomendo a leitura do livro. São poucas as palavras para descrever um texto tão lindo e completo.
Deixo alguns trechos que me chamaram a atenção na leitura:
"Ontem vimos, hoje não vemos, amanhã veremos"
"O medo cega"
"Não há no mundo nada que em sentido absoluto nos pertença"
"Uma pessoa se habitua a tudo, sobretudo se já deixou de ser pessoa"
"A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança"

Danielle385 05/06/2024

O livro é perturbador em vários aspectos. Depois de terminá-lo, fiquei reflexiva durante a semana inteira. No entanto, é uma leitura que vale super a pena, porque nos faz refletir sobre o ser humano, seus comportamentos e caráter em situações extremas. Em geral, é uma leitura densa e bastante cansativa, principalmente pela maneira de escrita do Saramago, mas que vale a pena.

Lavxz 04/06/2024

é um livro legal, chocante, com representatividade feminina (divas) e muita podridão humana (homens, eca)

mas fiquei com dor de cabeça lendo