Papéis Avulsos

Papéis Avulsos Machado de Assis
Machado de Assis
Machado de Assis




PDF - Papéis Avulsos


Papéis Avulsos é um livro que reúne doze contos publicados por Machado entre os anos de 1875 e 1882. Aqui estão verdadeiros primores do conto machadiano, como O Alienista – também visto como uma novela, dada sua estrutura -, que narra a história de Simão Bacamarte, um reconhecido médico que funda a Casa Verde, um local para realizar seus estudos sobre a mente humana. Nesse texto, os limites entre a loucura e a sanidade são postos à prova, claro que com toda a ironia e humor do texto de Machado.

Em Teoria do Medalhão, o enredo é bastante simples: um pai e um filho – após o aniversário de 21 anos deste – conversam a sós. O pai então aconselha o jovem a ser um “medalhão”, um sujeito rico e famoso. O processo para alcançar atributos tão desejáveis não é lá dos mais nobres. Já em O Espelho, um homem chamado Jacobina expõe aos seus amigos sua “teoria sobre as duas almas”: uma exterior e outra interior. Por detrás de uma suposta discussão filosófica, esconde-se uma refinada análise do comportamento humano. Nesses e nos demais contos, estão reunidas todas as características que eternizaram Machado no cânone literário brasileiro, como a sondagem psicológica, a ironia e a análise do comportamento das personagens.





Papéis Avulsos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Papéis Avulsos (1)

ver mais
TEM QUE LER PRA UFRGS: PAPÉIS AVULSOS

TEM QUE LER PRA UFRGS: PAPÉIS AVULSOS


Resenhas para Papéis Avulsos (101)

ver mais
Unidade na diversidade


Unidade na diversidade. Essa é uma boa definição para Papéis Avulsos. A definição não é minha, é de Jaison Luís Crestani. Essa é a seiva do terceiro livro de contos machadianos. A diversidade é enfatizada pela afirmação de Machado na advertência do livro, quando fala que este título parece negar uma unidade e, logo em seguida, afirma que “a verdade é essa, sem ser bem essa”. Isto é, essa diversidade, essa escolha de textos avulsos, compreende uma diversidade proposital. Ao meu ver, um...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR