Os Templários

Os Templários Alain Demurger




PDF - Os Templários: uma Cavalaria Cristã na Idade Média


Em 1099, os cruzados da primeira cruzada chegavam ao fim de seu longo périplo e tomavam Jerusalém, a cidade onde se encontrava o sepulcro de Cristo. Da Ásia Menor ao Egito, conquistaram terras em detrimento dos principados turcos da Síria e do sultanato fatímida (do nome de sua dinastia) do Egito. Desses territórios fizeram quatro Estados latinos: o condado de Edessa, o principado de Antioquia, o condado de Trípoli e o reino de Jerusalém. A partir de então, era preciso defender esses Estados. Inicialmente, foi nesse contexto oriental que nasceu a ordem religiosa e militar do Templo, por volta de 1120. Em Os Templários, Alain Demurger, - especialista em Idade Média da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, tece um profundo estudo sobre uma das famosas e misteriosas ordens religiosas da História. A Ordem do Templo é o primeiro exemplo de uma criação original da cristandade medieval do Ocidente: a ordem religiosa e militar. No século XII, durante o movimento da reforma gregoriana e da cruzada, o novo cavaleiro de Cristo, tal como São Bernardo o enalteceu, pronuncia os votos do monge, vive segundo uma regra, mas atua na vida secular. E de que maneira! Pois, em nome de sua fé, ele combate, mata e morre. Criada para proteger os peregrinos da Jerusalém reconquistada pelos cruzados, a Ordem do Templo estendeu sua missão à defesa dos Estados latinos do Oriente e, depois, à Espanha da Reconquista. A acusação brutal que sofreu, em 1307, pelo rei da França, Filipe, o Belo, foi seguida de um processo iníquo e de sua extinção, em 1312. A Ordem do Templo tomou-se o bode expiatório de um conflito que estava além dela e foi exacerbado na França pela personalidade do rei e de seus conselheiros: o conflito entre um poder espiritual na defensiva e o Estado moderno que se afirma no Ocidente desde meados do século XIII. "A bibliografia do Templo é superabundante, mas cientificamente duvidosa", escreve o autor. "O Templo alimenta, com os cátaros e Joana D´ Arc, um dos filões inesgotáveis da pseudo-História, aquela que tem por objetivo oferecer aos leitores ávidos sua porção de mistérios e segredos. Há a história do Templo e há o seu mito, sua lenda." É dessa forma que, em Os Templários, Alain Demurger traça um estudo completo, detalhado em todos os níveis, sobre esta fascinante história.





Os Templários

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Templários (2)

ver mais
em fim um livro sobre a história dos templários


Existe muita bobagem escrita sobre os templáriso, principalmente depois do lixo do Código Da Vinci. Como tem gente que adora acreditar nisso, as pessoas continuam escrevendo e vendendo e, infelizmente, no meio disso tudo, livros decentes acabam sendo pouco prezados. Alain Demurger é um historiador de verdade. Não é de uma boa escrita, tendo um texto cansativo, mas cumpre bem o papel de descrever a história e não se perder em fofocas da antiguidade como a transa de Jesus e Madalena... ...