Futuro Passado

Futuro Passado Reinhart Koselleck




PDF - Futuro Passado


Neste livro, Koselleck rastreia principalmente o surgimento do conceito moderno de história, para ele a mais importante inovação conceitual da modernidade. Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era sempre usado no plural para designar narrativas particulares, como a história da Guerra do Peloponeso, a história de Florença, a história da Igreja. A função dessas narrativas era prover exemplos de vida a serem seguidos. O Iluminismo altera essa relação do homem com o tempo. No lugar da Historie, entra a Geschichte, termo da língua alemã que designa uma seqüência unificada de eventos que, vistos como um todo, constituem a marcha da humanidade. Toda a humanidade inclui-se agora em um único processo temporal. Abre-se o caminho para a criação da filosofia da história, que pretende apreender o passado, o presente e o futuro como uma totalidade dotada de sentido. É da gênese - e dos limites - da modernidade que se trata este livro fundamental.
====
[Sobre o Autor] Faleceu em fevereiro de 2006, aos 82 anos de idade, Reinhart Koselleck, um dos mais eruditos historiadores contemporâneos, principal construtor da História dos Conceitos [begriffsgeschichte]. A contraponto já havia editado "crítica e crise", sua tese de doutoramento. Agora, junto com a editora da PUC-RJ, apresenta a primeira edição em língua portuguesa dessa coletânea de obras-primas que formam, em conjunto, uma notável reflexão sobre o tempo histórico. Renhart Koselleck nasceu em Gorlitz, Alemanha, em 23 de abril de 1923. Terminou seu doutoramento em 1954, apresentando a tese "crítica e crise", lançada no brasil pela contraponto. Sua obra dedicou-se, antes de tudo, a investigar a teoria da história e os principais aspectos da história moderna e contemporânea. Foi professor nas universidades de bochum, heidelberg e bielefeld. Foi coautor do monumental geschichtliche grundbegriffe. Historisches lexikon der politisch-sozialen sprache in deutschland, um dicionário histórico dos conceitos político-sociais fundamentais da língua alemã, em nove volumes, publicados entre 1972 e 1997, que teve como principal objetivo conhecer a dissolução do Mundo Antigo e o surgimento do Moderno por meio de sua apreensão conceitual'.
====
Koselleck rastreia principalmente o surgimento do conceito moderno de História, para ele a mais importante inovação conceitual da modernidade. (...) Como diz Marcelo Jasmin na apresentação desta edição: "se as histórias (no plural) guardavam a sabedoria acumulada pelos exemplos do passado para servir de guia à conduta presente, evitando a repetição dos erros e estimulando a reprodução do sucesso, a história (como um singular coletivo) tornou-se uma dimensão inescapável do próprio devir, obrigando toda ação social a assumir horizontes de expectativa futura (...) Não se trata tão-somente de uma alteração nos significados tradicionais, mas de uma verdadeira revolução nas maneiras de se conceber a vida em geral, de imaginar o que nela é possível ou não, assim como o que dela se deve esperar. é este um dos sentidos em que a história conceitual de Reinhart Koselleck vai além da pesquisa etimológica ou filológica do conceito. Ela é uma pesquisa da consciência humana no seu enfrentamento com as condições de possibilidade da existência, daquilo que se é e daquilo que se pode vir a ser." é da gênese e dos limites da modernidade que estamos tratando neste livro fundamental.





Futuro Passado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Futuro Passado (19)

ver mais
Algumas notas sobre "Futuro Passado"


Reinhart Koselleck, historiador alemão, trás em sua obra, “Futuro Passado – contribuições à semântica dos tempos históricos” a história dos conceitos e sua relação com a teoria. O tempo para ele é uma construção cultural que age de modo específico em cada época relacionando o passado experimentado com o horizonte de expectativas futuras, suas possibilidades. Seu livro, composto por ensaios, retrata a trajetória historiográfica do autor, estudioso das transformações que sinalizaram para...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR