Desmilitarizar

Desmilitarizar Luiz Eduardo Soares


Compartilhe


Desmilitarizar


Segurança pública e direitos humanos




Segurança pública tem sido tema recorrente na agenda pública, mas sua transformação profunda nunca esteve em cogitação. Em Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos, o antropólogo Luiz Eduardo Soares coloca em questão as razões para o imobilismo brasileiro em face da questão da violência. A partir do entendimento dos problemas diagnosticados tanto na esfera pública quanto na privada, o autor oferece propostas e orientações claras para superá-los.

Os quatorze ensaios aqui reunidos estão estruturados em quatro pilares temáticos: polícia, drogas, raízes da violência e direitos humanos. Somados à introdução e ao posfácio, formam um conjunto coeso que demonstra que a problemática da violência letal, inclusive a praticada pelo Estado, é decisiva para a reconstrução democrática e o combate ao racismo, aos preconceitos e às desigualdades. Não ficam de fora análises sobre as contraditórias UPPs, a guerra às drogas, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro e sobre relações entre o poder público e o crime organizado. E o livro conta ainda com um Glossário sobre segurança pública.

Desmilitarizar vai além de uma reportagem jornalística ou mesmo da pesquisa acadêmica, seu maior objetivo é provocar mudanças em como encaramos a segurança pública no Brasil. Trazendo sua experiência como secretário Nacional de Segurança Pública, subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares dirige-se não só a especialistas, mas também a ativistas, movimentos sociais, sindicatos e associações de policiais.

Ensaios / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Desmilitarizar

Similares

(2) ver mais
O medo na cidade do Rio de Janeiro
Memórias de um pesquisador no cárcere

Resenhas para Desmilitarizar (2)

ver mais
Desmilitarizar: propostas ineficazes para um problema complexo.
on 10/2/21


O autor é um militante da extrema-esquerda e, nesta perspectiva, apresenta sua proposta para melhoria no campo da segurança pública no Brasil: legalização das drogas, desmilitarização das polícias militares e fim do encarceramento em massa. Sua fundamentação não encontra respaldo na realidade, mas sustenta-se muito mais em sua ideologia. No que diz respeito à legalização de drogas, experiências de legalização da maconha - Uruguai, Colorado e Califórnia - apontam evidências de que houve... leia mais

Estatísticas

Desejam39
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 35
5
ranking 51
51%
4
ranking 29
29%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

37%

63%

Jenifer
cadastrou em:
23/04/2019 15:51:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR