Mesmo um código ruim pode funcionar, mas se ele não for limpo pode acabar com uma empresa de desenvolvimento. Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito. Mas não precisa ser assim.
O renomado especialista em software Robert C. Martin apresenta um paradigma revolucionário com Código Limpo: habilidades práticas do Agile Software. Martin reuniu-se com seus colegas do Mentor Object para destilar suas melhores e mais ágeis práticas de limpar códigos “dinamicamente” em um livro que introduzirá gradualmente dentro de você os valores da habilidade de um profissional de softwares e lhe tornar um programador melhor.
Que tipo de trabalho você fará? Você lerá códigos aqui, muitos códigos. E você deverá descobrir o que está correto e errado nos códigos. E o mais importante: você terá de reavaliar seus valores profissionais e seu comprometimento com o seu ofício.
Código limpo está divido em três partes. Na primeira, há diversos capítulos que descrevem os princípios, padrões e práticas para criar um código limpo. A segunda parte consiste em diversos casos de estudo de complexidade cada vez maior. Cada um é um exercício para limpar um código – transformar o código base que possui alguns problemas em um melhor e eficiente. A terceira parte é a compensação: um único capítulo com uma lista de heurísticas e “odores” reunidos durante a criação dos estudos de caso. O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.
Após ler este livro os leitores saberão:
- Como distinguir um código bom de um ruim
- Como escrever códigos bons e como transformar um ruim em um bom
- Como criar bons nomes, boas funções, bons objetos e boas classes
- Como formatar o código para ter uma legibilidade máxima
- Como implementar completamente o tratamento de erro sem obscurecer a lógica
- Como aplicar testes de unidade e praticar o desenvolvimento dirigido a testes
Este livro é essencial para qualquer desenvolvedor, engenheiro de software, gerente de projeto, líder de equipes ou analistas de sistemas com interesse em construir códigos melhores.
Informática e Tecnologia / Literatura Estrangeira / Não-ficção