Código limpo

Código limpo Robert C. Martin

Resenhas - Código Limpo

guiinoyaruga 30/05/2024

É um bom livro ate as 100 primeiras paginas para quem ta iniciando na área. Depois, pode se tornar bem técnico dai em diante e confundir muita gente com varios códigos e usar java com base, pode dificultar mais ainda. Além disso, possui erros de português que aparecem demasiadamente. Possui métodos antigos, que talvez podem na fazer sentido na realidade atual, mas é um bom livro com práticas quem fazem sentido em alguns momentos.

Tiago 23/01/2024

Um livro que qualquer um que programe deve ler e reler, se vc estiver começando na programação só vai "pegar" uma pequena parte, não tem problema mantenha ele na sua biblioteca e volte pra ele de vez em quando.

Beatriz 09/09/2023

Essencial para o conhecimento
Eu não diria que ele deve ser lido e seguido como um dogma de uma religião, mas que deve ser lido e entendido como uma obra importante para a classe de desenvolvimento de software. Hoje em dia ele é um tanto arcaico, mas alguns conselhos são atemporais.

Wendel.Silverio 30/08/2023

Bastante código
O livro é sobre código então precisa ter código porém, em alguns casos, era tão grandes que eu passava sem ler, inclusive no apêndice parece que tem um software inteiro impresso.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

A "Biblia"do programador
Um livro que todo programador deveria ler, não para por tudo em pratica, mas para entender porque todos falam do livro, porque sempre alguem o recomenda, um livro sensacional do começo ao fim, a unica coisa chata dele é a fanbase. O livro codigo limpo vem nos mostrar técnicas de como construir bons codigos, mas o proprio livro fala em diversos momentos que "nem sempre é possivel", então tenha como base todos os conceitos que você aprende aqui, pratique, use no seu dia a dia mas não o torne seu caminho, ele apenas é seu guia, o caminho você mesmo irá trilha e você que deve saber o que é o melhor ou pior a se praticar ou a se retirar. Lembre que cada situação exige uma forma diferente de como lidar com a mesma.

Everton 25/04/2023

O início traz conceitos e boas práticas bem interessantes que já é possível aplicar no dia a dia, porém existem muitos exemplos e páginas e mais páginas de análise de códigos em Java que pra quem não conhece pode ficar bem confuso. Eu recomendo a leitura pelos primeiros capítulos, já os últimos são bem confusos pra quem não trabalha com Java.

Victor 19/02/2023

Obrigação pra quem é da área
Para os desenvolvedores é um livro mais que essencial e que deve ser relido constantemente para que possamos adequa los as novas tecnologias, linguagens, ...

Bruno 14/01/2023

Excelente
Esse livro é obrigatório para todo programador se tornar um excelente programador, que escreva códigos de fácil leitura, manutenção e bom funcionamento!
O único porém desse livro é que seus exemplos são em Java e alguns capítulos são específicos para Java.
Thiago.Koch 23/01/2023minha estante
Boa noite, irmão. Eu sou iniciante em programação e estou estudando JavaScript no momento, estou pensando em ler este livro para aprender mais sobre clean code, você acha que mesmo eu nunca tendo contato com Java, fica de boa para entender? Sinceramente eu não faço ideia de como é programar em Java, nunca nem vi uma linha de código nessa linguagem, apenas JavaScript e um pouco de C no primeiro semestre da faculdade.

Bruno 24/01/2023minha estante
Eu acho que o livro mesmo se não tivesse os exemplos eu conseguiria entender. Então acho tranquilo, independente da linguagem, o conhecimento é para todas.

Thiago.Koch 24/01/2023minha estante
Beleza, obrigado pela resposta!

LGPLAUCK 06/10/2022

Clássico da literatura técnica pelo Uncle Bob. Não foi minha primeira leitura da obra, mas desta vez busquei um enfoque maior em como ela poderia me apoiar no papel de liderança técnica. O foco em uma linguagem específica atrapalha em alguns momentos, mas nada que comprometa a compreensão, apenas tornando alguns trechos irrelevantes. Segue sendo uma leitura necessária à todos os desenvolvedores.

Vivi 20/09/2022

Todo desenvolvedor deve ler esse livro ao menos uma vez na sua carreira. Os padrões e praticas usados no livro servem para qualquer linguagem de programação.

Junior 11/09/2022

Um bom guia para programadores buscando melhorar seu código
O livro toca em tópicos bastante úteis para programadores de qualquer linguagem, no que se refere a qualidade de seu código. Falando da diagramação e da tradução em si, não gostei muito do que vi, deixou bastante a desejar. Mas o conteúdo se mostra muito útil, principalmente como material de consulta.

Bruno Couty 05/09/2022

Mandatário para Profissionais
Francamente, diria que um profissional, por melhor que seja, somente deveria ostentar o título ?profissional? depois de ler este título. Na minha opinião, leitura fundamental não somente para desenvolvedores como também para outras posições que orbitem o departamento de TI. Técnicas e informações absolutamente pertinentes, atualmente.

Bruno 21/08/2022

Códigos contam histórias!
O objetivo principal do livro é nos ensinar que programar é como escrever uma história. Quando escrevemos um código estamos escrevendo para alguém lê-lo - seja um computador ou uma pessoa.
Pensando em como o código vai ser lido, devemos escrevê-lo de forma que seja facilmente compreendido. Isso traz muitos benefícios, como facilitar a compreensão por outros programadores que estiverem na mesma equipe desenvolvendo um sistema ou que forem dar manutenção ou até para nós mesmos quando formos revisar o código no futuro.
O livro é muito interessante e traz conceitos importantes em tempos de trabalho em equipe remoto - no que se torna fundamental uma uniformidade no trabalho.

marcosadrianoab 14/03/2022

Aperfeiçoamento
Este é um excelente livro pra que desenvolvedores de softwares conheçam boas práticas de escrita que facilitam o dia a dia no trabalho ou até mesmo em projetos pessoais. Desde escolher corretamente o nome de uma variável até construir classes e funções seguindo padrões como o SOLID, fáceis de testar e de dar manutenção. Sem dúvidas essa é uma leitura importante tanto para quem é iniciante quanto para quem tem mais experiência em desenvolvimento de softwares.

Silva 12/03/2022

Requisito para devs ????
Particularmente não vejo este livro como um livro para programadores iniciantes. Dado minha vivência com desenvolvimento de software fui capaz de acompanhar muito bem as aplicações dadas no livro, inclusive me lembrar de problemas relativos discutidos no mesmo. Mas para quem está começando, diria que o essencial é estar muito bem familiarizado com o embasamento da programação (teoria mesmo).
Agora me resta praticar muito e continuar consultando este belo livro. Só é uma pena um livro tão famoso no mundo da tecnologia conter tantos erros gramaticais. E apesar de todos os exemplos serem ótimos, interativos ainda que no papel, não me senti 100% confortável com o Java, provavelmente resquícios das más experiências do tempo da faculdade. ?
Mas com toda certeza, lerei novamente. E recomendaria sem sombra de dúvidas.