Código limpo

Código limpo Robert C. Martin

Resenhas - Código Limpo

Thiago Rios 24/12/2020

Sensacional
Este é um dos livros mais importantes que li durante minha carreira como desenvolvedor. Confesso que já seguia a maioria das boas práticas relatadas no livro, por isso deixei pra lê-lo muito tarde. Mas, após concluir a leitura, me veio a sensação de estar no caminho certo além de poder praticar novas habilidades. A cada capítulo eu me sentia mais familiarizado com o autor, pois meu pensamento está muito alinhado com o que o livro prega. A tradução "revisada" tem muitos erros, mas nada que atrapalhe essa grande obra.

pedroliveira 04/06/2021

Incrível
O livro aborda conceitos que aparecem com frequência no mundo do desenvolvimento de software, onde o autor se esforça para expandir nosso conhecimento sobre o que é um código limpo, o que facilmente ele consegue, pois é uma pessoa com muita experiência na área. O que não gostei muito foi a tradução do livro original, mas seu conteúdo é incrível.

Victoria.Bispo 30/08/2021

O começo do livro não tem defeito algum, e ainda digo que se fosse em outra linguagem os exemplos eu daria mil estrelas.
cecilia_brito 14/01/2022minha estante
se tivesse uma versão em JavaScript seria tudo para mim

Luan 19/02/2022minha estante
é em qual linguagem essa versão?

cecilia_brito 20/02/2022minha estante
Em Java

??

Victoria.Bispo 20/02/2022minha estante
Tem um livro na minha lista desse ano: refatoração. É em JS

Luan 20/02/2022minha estante
show, Victoria! depois me empresta o código limpo, claro, se ainda estiver em mãos kkkk.

Victoria.Bispo 20/02/2022minha estante
Não tenho mais ?

catapimbas ?
iria ajudar bastante no meu aprendizado em ReactJs. ouvi dizer que o react está com uma crescente taxa de desinteresse às empresas, é verídico isso?

Victor.Hechel 26/01/2021

Livro essencial para todos desenvolvedores de software back-end. Nele o "Uncle Bob" traz diversas dicas de como produzir um código limpo, organizado e refatorável, com um grande embasamento em outros autores respeitados da área como Martin Fowler e Kent Beck. A obra é uma excelente porta de entrada para os outros livros de desenvolvimento, tendo uma linguagem de fácil entendimento até mesmo para iniciantes. É um livro com muita informação então dificilmente tudo vai ser absorvido na primeira leitura, sendo assim, rever a obra depois de alguns anos de experiência com certeza vai trazer novas visões que não foram capturadas anteriormente.
Laura A. Dalmolin 20/07/2021minha estante
Ótima resenha!!

Douglas Scaini 27/03/2021

Tio Bob e sua obsessão por limpeza
Você vê todo programador falando desse livro. E sim, todos tem uma boa razão.

Os primeiros capítulos deveriam ser obrigatórios para qualquer programador. Principalmente na faculdade. Aconselharia os professores fazerem igual a um professor meu (salve pro Herculano): estipular capítulos e realizar provas sobre eles. Mas não no intuito de obtenção de nota e sim pro estímulo de leitura desse livro.

Os primeiros capítulos são de grande valia. Já os últimos são bem complexos e não são recomendados para quem está começando. Também acho pouco provável alguém absorver todos os conceitos em somente uma leitura. É preciso ler e reler sempre os capítulos importantes, principalmente para os tópicos de refatoração.

Por esse motivo, montei no Notion conceitos e tópicos que achei relevantes para mim. Também aconselho que faça o mesmo.

?Uma desvantagem é que ele é focado inteiramente em Java, mas nada que impeça sua absorção dos primeiros capítulos. Mas, com uma pequena procura no Github encontrei uma tradução de linguagem do livro para JS, que é o que estudo atualmente. Meu foco agora será estudar esse repositório encontrado.

Aconselho tu pegar a linguagem que tu gosta e procurar os conceitos especificamente para a linguagem que você está estudando. Se você está estudando outra linguagem diferente de Java a leitura vai ser bem arrastada. Também, se você não tiver muita experiência não vai entender e vai se sentir perdido, principalmente nos últimos capítulos. O que é normal, estude, volte e releia que tudo fará sentido (espero).

Silva 12/03/2022

Requisito para devs ????
Particularmente não vejo este livro como um livro para programadores iniciantes. Dado minha vivência com desenvolvimento de software fui capaz de acompanhar muito bem as aplicações dadas no livro, inclusive me lembrar de problemas relativos discutidos no mesmo. Mas para quem está começando, diria que o essencial é estar muito bem familiarizado com o embasamento da programação (teoria mesmo).
Agora me resta praticar muito e continuar consultando este belo livro. Só é uma pena um livro tão famoso no mundo da tecnologia conter tantos erros gramaticais. E apesar de todos os exemplos serem ótimos, interativos ainda que no papel, não me senti 100% confortável com o Java, provavelmente resquícios das más experiências do tempo da faculdade. ?
Mas com toda certeza, lerei novamente. E recomendaria sem sombra de dúvidas.

Bruno 14/01/2023

Excelente
Esse livro é obrigatório para todo programador se tornar um excelente programador, que escreva códigos de fácil leitura, manutenção e bom funcionamento!
O único porém desse livro é que seus exemplos são em Java e alguns capítulos são específicos para Java.
Thiago.Koch 23/01/2023minha estante
Boa noite, irmão. Eu sou iniciante em programação e estou estudando JavaScript no momento, estou pensando em ler este livro para aprender mais sobre clean code, você acha que mesmo eu nunca tendo contato com Java, fica de boa para entender? Sinceramente eu não faço ideia de como é programar em Java, nunca nem vi uma linha de código nessa linguagem, apenas JavaScript e um pouco de C no primeiro semestre da faculdade.

Bruno 24/01/2023minha estante
Eu acho que o livro mesmo se não tivesse os exemplos eu conseguiria entender. Então acho tranquilo, independente da linguagem, o conhecimento é para todas.

Thiago.Koch 24/01/2023minha estante
Beleza, obrigado pela resposta!

Luís Eduardo 16/04/2015

Péssima tradução
Péssima tradução. Quem realizou essa tradução não é da área de TI ou conhece pouco. Muitos termos traduzidos erroneamente, o que atrapalha a leitura.

Bruno 21/08/2022

Códigos contam histórias!
O objetivo principal do livro é nos ensinar que programar é como escrever uma história. Quando escrevemos um código estamos escrevendo para alguém lê-lo - seja um computador ou uma pessoa.
Pensando em como o código vai ser lido, devemos escrevê-lo de forma que seja facilmente compreendido. Isso traz muitos benefícios, como facilitar a compreensão por outros programadores que estiverem na mesma equipe desenvolvendo um sistema ou que forem dar manutenção ou até para nós mesmos quando formos revisar o código no futuro.
O livro é muito interessante e traz conceitos importantes em tempos de trabalho em equipe remoto - no que se torna fundamental uma uniformidade no trabalho.

Vivi 20/09/2022

Todo desenvolvedor deve ler esse livro ao menos uma vez na sua carreira. Os padrões e praticas usados no livro servem para qualquer linguagem de programação.

BiellBatista 26/01/2021

Limpe seus códigos o mais rápido possível!
Conclui o livro "Código Limpo". Após a leitura desse limpo, abri todos os códigos do meu repositório privado para realizar uma limpeza geral e deixá-los cheirosos. Este livro, melhorou a minha visão de leitura e escrita de código, me dando novas formas de agir e mostrando que estava com o pensamento certo! A tradução revisada possui alguns erros, mas é possível ler sem muito esforço.

Samuel.Nonoka 19/11/2021

Existe uma grande diferença entre funcionar e ser bem feito
Existe uma grande diferença entre um código funcionar e ele ser bem feito. Este livro apresenta um bom guia para a arte de criar códigos bem feitos e expressivos.

A leitura me agregou bastante. Embora eu programe há alguns anos, encontrei de forma explicativa conceitos que usava sem saber o motivo, e aprendi técnicas para melhorar minha codificação.

Considero a leitura bastante indicada para programadores em geral e obrigatória para programadores iniciantes.

Jonas 04/06/2015

Fundamental
Primeiro gostaria de dizer que tenho uma edição revisada (estranhamente não tem número de edição, apenas os dizeres "Edição Revisada"), apesar de ter alguns erros, não acho que isso comprometa o brilho desda obra. Já vi casos muito piores onde, por exemplo, termos técnicos são traduzidos.

Também vale ressaltar que não gostei da qualidade do papel utilizado. É muito fino, o que inviabiliza a marcação do texto.

Agora vamos ao conteúdo: O grande "Tio Bob" é uma personalidade extremamente reconhecida do mundo do desenvolvimento, é simplesmente fantástico poder ter em mãos a materialização do conhecimento adquirido por um profissional tão dedicado e experiente. São décadas de trabalho, pesquisa e experimentação convertidas em alguns dias de leitura.

Resumindo, se você é desenvolvedor, tem a obrigação de ler este livro. Talvez se você for experiente irá se deparar com muitos conceitos já utilizados no dia-a-dia, mas com certeza irá encontrar trechos de sabedoria que irão enriquecê-lo profissionalmente.

LGPLAUCK 06/10/2022

Clássico da literatura técnica pelo Uncle Bob. Não foi minha primeira leitura da obra, mas desta vez busquei um enfoque maior em como ela poderia me apoiar no papel de liderança técnica. O foco em uma linguagem específica atrapalha em alguns momentos, mas nada que comprometa a compreensão, apenas tornando alguns trechos irrelevantes. Segue sendo uma leitura necessária à todos os desenvolvedores.

Joey Resende 09/11/2021

Título indispensável para programadores.
O livro e cheio de exemplos práticos que ilustram bem as ideias do autor, só não aconselho ser lido por iniciantes pois para um bom entendimento e presume que o leitor tem certa bagagem de programação (de preferência em Java).