Cidade Partida

Cidade Partida Zuenir Ventura


Compartilhe


Cidade Partida





A "cidade partida" do título deste livro é o Rio de Janeiro, cenário de uma verdadeira guerra: a da sociedade contra os bandidos.

Durante dez meses, Zuenir Ventura, autor de 1968: o ano que não terminou, freqüentou a favela de Vigário Geral (tristemente famosa pela chacina de 21 pessoas em agosto de 1993), convivendo com o outro lado da cidade, onde a vida não vale nada e a violência é a linguagem do cotidiano. Ao mesmo tempo, acompanhava ativamente a mobilização da sociedade civil contra a violência, que resultou no movimento Viva Rio. Este livro é o impressionante relato, muitas vezes emocionado, deste correspondente de uma guerra de lances surpreendentes e heróis inusitados, cuja solução não consiste meramente em destruir um suposto inimigo, mas em incorporar a massa de excluídos à sociedade.



Prêmio Jabuti 1995 de Melhor Reportagem

Edições (1)

ver mais
Cidade Partida

Similares

(2) ver mais
Falcão: Meninos do Tráfico
Némesis

Resenhas para Cidade Partida (29)

ver mais
Livro partido
on 24/3/10


O livro começa com fôlego, e muito interessante, fornecendo informações sobre a "idade dourada" do Rio de Janeiro, mostrando que as coisas não eram tão paradisíacas quanto a memória de nossos pais e avós nos fazem crer. Aos poucos, o livro adquire uma conotação mais política e de crítica social, o que o torna ainda mais bacana. Todavia entretanto, esse tom vai se amenizando, torna-se um eco distante e, por fim, transmuta-se desarmonicamente em uma ode à classe média* carioca, solidári... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam11
Avaliações 3.8 / 239
5
ranking 30
30%
4
ranking 31
31%
3
ranking 32
32%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

37%

63%