Cem quilos de ouro

Cem quilos de ouro Fernando Morais


Compartilhe


Cem quilos de ouro


e outras histórias de um repórter




Doze reportagens de um dos mais importantes jornalistas brasileiros, comentadas pelo próprio autor: cada texto é precedido de um breve making of - escrito especialmente para o livro - que revela como a matéria foi feita. Fernando Morais contextualiza os textos historicamente e introduz o leitor ao universo da reportagem, numa verdadeira aula de jornalismo.

Cem quilos de ouro reúne doze matérias jornalísticas assinadas por Fernando Morais ao longo de uma carreira de quase quarenta anos. Escritas para os maiores veículos de comunicação do país, elas são uma amostra do trabalho de um autor que, como escreve Ricardo Setti na orelha do livro, tem "sangue, nervos, vísceras e alma de repórter". Reunidas e comentadas pelo próprio autor em breves making of escritos especialmente para o livro, as reportagens constituem uma verdadeira aula de jornalismo.

O texto que dá nome ao livro trata do sequestro do empresário Guilherme Affonso Ferreira, o Willy, ocorrido na Bahia em 1988 (época em que esse tipo de crime ainda era raro no Brasil). Willy ficou cinco dias em poder dos sequestradores, que exigiram cem quilos de ouro para libertar o refém.

A reportagem "O sonho da Transamazônica acabou" foi escrita quatro anos depois de Morais ter ganho o Prêmio Esso por uma reportagem pioneira sobre a rodovia, feita em 1970. Em 1974, o repórter percorreu 5296 quilômetros da estrada, desde João Pessoa, na Paraíba, até Cruzeiro do Sul, na fronteira do Acre com o Peru.

O livro conta ainda com matérias sobre a guerrilha nicaraguense Frente Sandinista de Libertação Nacional, publicada em 1978; uma longa entrevista com frei Betto, de 1992; uma reportagem sobre o dia-a-dia do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992 e um perfil do ex-presidente em 1995; uma entrevista sobre Assis Chateaubriand com Rubem Braga, Otto Lara Resende e Moacir Werneck de Castro, publicada em 1999; e, entre outras matérias, reportagens que o autor fez em Cuba, na década de 70, primeiros esboços do trabalho que culminaria no livro A Ilha.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Cem quilos de ouro

Similares

(5) ver mais
Deu no New York Times
Deu No New York Times
Correspondentes
O Grande Livro do Jornalismo

Resenhas para Cem quilos de ouro (6)

ver mais
Os olhos atentos

O jornalismo é uma atividade essencial. Não somente pela sua função dentro de uma sociedade ou pela bússola moral que supostamente guia quem o pratique. O jornalismo é essencial porque histórias reais também merecem ser (bem) contadas. Este “Cem quilos de ouro e outras histórias de um repórter”, lançado em 2003, do grande Fernando Morais, é um exemplo excelente do porquê histórias reais merecem ter o devido cuidado. São 12 reportagens selecionadas pelo autor que trazem a principa... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam2
Avaliações 4.1 / 104
5
ranking 31
31%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

43%

57%

marigoods
cadastrou em:
01/02/2009 23:12:41
Alê | @alexandrejjr
editou em:
14/12/2020 20:47:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR