A vida na Grécia

A vida na Grécia Marcos Bagno


Compartilhe


A vida na Grécia


rapsódia




A vida na Grécia é o que se chama nos estudos literários de “romance de formação”, isto é, uma obra que acompanha o trajeto de vida de um mesmo personagem, da infância até a fase adulta. No caso, o personagem Manuel, que aparece inicialmente na infância e vai se revelando uma personalidade tímida, dotada de uma sensibilidade muito aguçada que lhe impede uma interação fácil com a maioria das pessoas e com o mundo. A “Grécia” do título se refere precisamente a esse desajuste, a esse “lugar distante” em que Manuel vive, muito dentro de si mesmo. O romance é também um exercício de linguagem consciente, com exploração sem limites das possibilidades expressivas da língua. Essa linguagem acompanha o próprio percurso de Manuel na direção de seu objetivo de vida, que é tornar-se escritor. É essencialmente um romance intimista, em que cada capítulo captura o personagem num momento dado da vida, sem uma continuidade cronológica rigorosa.

"Manuel aquela tarde avistou a precisão da pelagem dos cães soltos a zanzar seu abandono, distinguiu a irregularidade dos intervalos entre as pedras da calçada e o atrevimento vegetal que se insinuava por eles, divisou os cristais refugiados sob a areia mais espessa da praia, descortinou a sombra de uma nuvem projetada no chão e se certificou de que tinha a forma de um barco prestes a naufragar, enxergou o verniz das unhas de um pardal que alçou voo à sua frente, e registrou o rastro desse voo. Olhou olhou olhou. O grau é fraquinho, mas para Manuel é toda uma hipérbole translúcida que a correção das lentes lhe garante traçar e apreender, parábola da vida."

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
A vida na Grécia

Similares


Resenhas para A vida na Grécia (0)

ver mais
Vida na Grécia
on 21/2/23


É um livro que fala sobre pertencimento, evolução e autoconhecimento. Acompanhamos a vida da Manuel desde sua infância até seus primeiros momentos adultos movendo-se por descobertas, medos e dúvidas, com uma inocência difícil para os olhos. A leitura é linda, com parágrafos tão espetaculares que não pude apreciar apenas uma vez. Perdi as contas de quantas vezes reli as mesmas páginas e parei para refletir sobre a vida. Em alguns momentos até me senti desconfortável, mas era um desconf... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.8 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Amanda3207
cadastrou em:
20/07/2021 12:43:03
andre
editou em:
21/08/2021 10:19:25