A morte é meu ofício

A morte é meu ofício Robert Merle


Compartilhe


A morte é meu ofício





Artífice do assassinato em massa de mais de 5 milhões de judeus em Auschwitz nos anos finais da Segunda Guerra, o oficial SS Rudolf Lang (codinome de Rudolf Höss) narra sua história em primeira pessoa, da infância infeliz, marcada pelos rigores de uma educação religiosa e pelos abusos de um pai fanático, até seu julgamento no tribunal de Nuremberg, onde é condenado à morte. Escrito com base nos prontuários do psicólogo que atendeu o réu na prisão, o romance de Robert Merle desafiou tabus e enfrentou a ira dos historiadores e da crítica literária da época.

Sua intenção, no entanto, fica clara para o leitor mais contemporâneo à medida que a frieza do protagonista, suas escolhas e a maneira como racionaliza seus atos são filtrados pela lupa do escritor, abrindo um amplo leque analítico. A obra revolve as entranhas psicossociais que inoculam, na rotina de um indivíduo perturbado, metódico e obediente, a lógica do extermínio em escala industrial.

Exatamente setenta anos após sua aparição, A morte é meu ofício, em sua primeira edição brasileira, é leitura fundamental numa era em que a morte volta a ser exaltada pela máquina unificada do discurso de ódio, onde Rudolfs contemporâneos são gestados diariamente. Ao dar voz ao carrasco, Merle joga luzes clarividentes sobre a gênese e a experiência do mal. Ao decifrar seus mecanismos, que se revelam universais e atemporais, oferece munição à resistência e apresenta as armas indispensáveis ao bom combate.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Romance

Edições (1)

ver mais
A morte é meu ofício

Similares

(29) ver mais
La mort est mon métier
O Diário de Anne Frank
La Bailarina de Auschwitz
Auschwitz Prisioneiro (sobrevivente)  186650

Resenhas para A morte é meu ofício (8)

ver mais
on 17/1/23


Livro seco, objetivo, pragmático, refletindo perfeitamente a personalidade (ou sua ausência) do protagonista, Rudolf Lang (baseado em Rudolf Höß, aqui caracterizado como, provavelmente, o oficial mais operacional na transformação do holocausto em um genocídio de escala e características industriais). Nem tanto a demonstração de em que uma pessoa sem uma boa base emocional e extremamente maleável acaba se transformando, mas sim um retrato desesperador dessa completa ausência de qualqu... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 44
5
ranking 50
50%
4
ranking 39
39%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Jenifer
cadastrou em:
06/06/2022 18:56:23
Pri Paiva
editou em:
12/08/2022 16:56:47
Pri Paiva
aprovou em:
12/08/2022 16:57:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR