A Filosofia Perene

A Filosofia Perene Aldous Huxley


Compartilhe


A Filosofia Perene


Uma Interpretação dos Grandes Místicos do Oriente e do Ocidente




Aldous Huxley é um autor plural: sua vasta obra é feita de livros que adotam, cada um, uma forma, e respondem, cada qual, a uma grande questão. Se Admirável mundo novo trata de uma das maiores distopias ficcionais de todos os tempos, e Portas da percepção é um relato e defesa do “desregramento de todos os sentidos” através de drogas rituais, A filosofia perene traz uma interpretação dos grandes místicos do Oriente e do Ocidente.

Entenda-se por filosofia, aqui, seu sentido original, de amizade pelo saber. E por saber, o conhecimento existencial ou espiritual. Trata-se então de identificar certo conhecimento espiritual universal, que transcenderia épocas e culturas. Huxley busca uma base comum aos múltiplos saberes religiosos e místicos, que seria o grande conhecimento a ser alcançado pelo homem, e produz no processo esta verdadeira antologia universal de tal saber.

Com conhecimento enciclopédico, abarca então o conjunto das culturas conhecidas e da história escrita. Talvez não haja, apesar de tudo, a resposta única que Huxley buscava para a grande crise da cultura ocidental de seu tempo. Mas com certeza sua busca ainda tem muito a ensinar a uma cultura ocidental que, se mudou muito desde então, manteve algo de fundamental: seu estado de crise profunda. E a percepção profunda de que o mundo, afinal, é um só.

Filosofia / Literatura Estrangeira / Religião e Espiritualidade / Esoterismo / Psicologia / Sociologia / Não-ficção

Edições (7)

ver mais
A filosofia perene
A filosofia perene
A Filosofia Perene
A Filosofia Perene

Similares

(1) ver mais
Sobre a verdade

Resenhas para A Filosofia Perene (6)

ver mais
Um livro sensacional
on 23/1/14


A filosofia perene traz uma interpretação dos grandes místicos do Oriente e do Ocidente. Entenda-se por filosofia, aqui, seu sentido original, de amizade pelo saber. E por saber, o conhecimento existencial ou espiritual. Trata-se então de identificar certo conhecimento espiritual universal, que transcenderia épocas e culturas. Huxley busca uma base comum aos múltiplos saberes religiosos e místicos, que seria o grande conhecimento a ser alcançado pelo homem, e produz no processo esta ve... leia mais

Estatísticas

Desejam94
Trocam1
Avaliações 4.3 / 70
5
ranking 53
53%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Will
cadastrou em:
11/01/2009 02:41:37
Cioran E.
editou em:
01/01/2018 08:41:50