A expressão das emoções no homem e nos animais

A expressão das emoções no homem e nos animais Charles Darwin


Compartilhe


A expressão das emoções no homem e nos animais





Em 1859, ao publicar A origem das espécies, Charles Darwin trazia ao mundo sua arrojada teoria da evolução pela seleção natural. Preocupado com a aceitação que teriam suas teses anticriacionistas, publicou nos anos seguintes livros fundamentais para sustentar a teoria que lançara, entre eles, A expressão das emoções no homem e nos animais.
Nesta obra, lançada originalmente em 1872, Darwin demonstra que os animais também sentem raiva, medo, ciúme, manifestados por meio das expressões - que ele examina e explica do ponto de vista de sua funcionalidade no processo de adaptação do indivíduo ao meio: a cobra cascavel, por exemplo, faz do som de seu guizo um sinal para espantar predadores. Mas é ao falar das complexas emoções e expressões do homem que Darwin vai mais longe. Ele defende que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns ao homem e a outros animais. Mais: Darwin sustenta que muitas de nossas expressões são inatas e não aprendidas, já que se repetem em homens das mais variadas culturas.
É nesse ponto que o livro ultrapassa em muito o projeto inicial de sustentar a teoria da evolução e inaugura o estudo dos aspectos biológicos do comportamento, uma das vertentes das neurociências. O tema não poderia ser mais atual, e o rigor empiricista de Darwin, assim como sua aguçada percepção emocional, servem de inspiração a todos os que se interessam por compreender as emoções.

Biologia

Edições (3)

ver mais
A expressão das emoções no homem e nos animais
A expressão das emoções no homem e nos animais
A expressão das emoções no homem e nos animais

Similares

(7) ver mais
O Erro de Descartes
O Mistério da Consciência
Viagem ao Arquipélago Malaio
Ética e Experimentação Animal

Resenhas para A expressão das emoções no homem e nos animais (43)

ver mais
Magnífico!
on 22/6/09


A primeira vez que peguei um livro de Darwin para ler eu o achei simplesmente entediante. Estava no meu primeiro ano de graduação e o livro simplesmente não conseguiu prender minha atenção. Este livro foi "A Origem Das Espécies". Passado alguns anos, quando começava o mestrado, resolvi pegar este livro para ler e, guiado pela primeira impressão que tive do outro livro, acabei abandonando-o. Terminado o mestrado, agora com mais tempo, peguei A Origem novamente para ler, e o resultado fo... leia mais

Estatísticas

Desejam128
Trocam3
Avaliações 4.2 / 165
5
ranking 48
48%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

35%

65%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR