A expressão das emoções no homem e nos animais

A expressão das emoções no homem e nos animais Charles Darwin

Resenhas - A expressão das emoções no homem e nos animais

Mendes-Neto 20/10/2009

Magnífico!
A primeira vez que peguei um livro de Darwin para ler eu o achei simplesmente entediante. Estava no meu primeiro ano de graduação e o livro simplesmente não conseguiu prender minha atenção. Este livro foi "A Origem Das Espécies".
Passado alguns anos, quando começava o mestrado, resolvi pegar este livro para ler e, guiado pela primeira impressão que tive do outro livro, acabei abandonando-o.
Terminado o mestrado, agora com mais tempo, peguei A Origem novamente para ler, e o resultado foi simplesmente o contrário do que tinha contecido antes. Não consegui mais parar de lê-lo.
Achei o livro simplesmente fantástico, como expressei na resenha que fiz para ele.
Empolgado, resolvi pegar este livro para ler. E eu não esperava que Darwin conseguisse me surpreender tanto. Mas ele conseguiu.
Em "A Origem Das Espécies" Darwin nos abrilhanta com a sua teoria totalmente revolucionária. Em "A Expressão Das Emoções No Homem E Nos Animais", ele demonstra novamente o que fez dele o maior naturalista de todos os tempos.
Com um olhar apurado, e mente aberta a teorizar ele nos leva a perceber o quão magnífico e complicado é a demonstração das emoções em várias espécies animais.
Com descrições detalhadas das mais diversas demonstrações de emoções, ele nos faz ver como a evolução atuou inclusive no mais simples sorriso.
É um ótimo livro que mostra quanto a teoria evolucionista pode ser visualazada nos mais corriqueiros gestos.
Recomendo.

Ana Prado 02/04/2021

Um livro rico em detalhes mas bem difícil de ler e um pouco repetitivo! Acho que eles poderiam ser mais objetivos nas explicações...

Pablo Paz 09/10/2021

Universais
O título, além de lindamente literário, é de uma clareza tal que faz muitos leitores (como eu) pensarem tratar-se de uma 'simples' obra de divulgação científica. O objetivo de Darwin porém é bem mais ambicioso nesse livro de 1872. Sua teoria e hipóteses sugerem que a expressão das (37 citadas) emoções é algo universal. Simplificando grosseiramente, como ele afirma que a expressão de uma emoção está relacionada com a dilatação de determinado órgão ou a contração de determinado músculo, algumas passagens podem ser maçantes para quem não é das áreas de biologia, veterinária ou anatomia, mas nada tão difícil para um diletante, curioso ou versado nos princípios do pensamento científico. Algumas coisas estão datadas, por exemplo, é fato que as emoções são universais, a antropologia reconhece isso, mas quanto a suas expressões não há total consenso pois elas podem variar de uma cultura a outra e até mesmo de uma época a outra no interior de uma mesma cultura, como é prova as diferentes expressões (das emoções) em rituais funerários ao redor do mundo. Mas essas críticas pontuais em nada tiram o seu mérito e, alfim, nem poderiam já que essa obra não se tornou um clássico à toa. No século XX dela se originou pelo menos duas grandes áreas da ciência: etologia e psicologia evolucionista. É um daqueles livros que podemos chamar de Obra-Fundadora.

tatabmag 27/04/2022

É muito analítico, tem que por tempo e atenção p realmente entender
Mas gnt q incrível, explica cada coisa que te faz ver os animais de uma forma totalmente diferente, em uma relação de semelhança

Camila.Moscatelli 09/03/2020

Muitas curiosidades
Apesar de ser um livro bastante técnico (biologicamente dizendo) para os ?leigos? no assunto ele possui deverias curiosidades muito bacanas sobre a explicação de hábitos e expressões!!

Mary 30/07/2022

Meu livro favorito
Esse livro foi uma jornada.

A leitura é científica e densa, mas não precisa ser da área de biológicas para entende-lo. Porém, se você é, esse livro - tão revolucionário quanto A Origem das Espécies - é a maior indicação que tenho.

A obra é uma espécie de diário onde Darwin colocou todas as suas investigações sobre o comportamento animal, incluindo vivências suas observando pessoas próximas, a esposa, seus filhos e também seu cachorro. As figuras são muito boas (algumas engraçadas até) e dão suporte ao texto atribuindo fechamento ao parágrafo quando necessário.

Ele integra numerosas referências visto que inclui conhecimentos dos seus amigos de diferentes continentes que, por cartas, ele pediu que lhe enviassem suas experiências, observações e considerações sobre o tema. Então, o livro é rico em informações e detalhes sendo talvez preciso dispor de tempo e paciência.

Salvo alguns de seus ideais europeus e linguajar ultrapassado da época, o conteúdo está em sua forma mais completa, separando em três os princípios fundamentais da expressão no primeiro capítulo, seguido de capítulos onde ele discorre minuciosamente as emoções.

Aqui, uma de suas observações curiosas:

"Ouvi de uma criança de pouco menos de quatro anos a seguinte resposta sobre o que significava estar de bom humor: " é rir, conversar e beijar". Seria difícil encontrar uma definição mais prática e justa".

JPHoppe 19/11/2011

Além da Origem das Espécies
Não é a toa que Darwin é considerado uma das grandes mentes da humanidade. Publicado em 1872, pouco mais de uma década após o lançamento da primeira edição de "A Origem das Espécies", o livro aborda a expressão das emoções no homem e nos animais, da forma característica de Darwin: muitos e muitos dados, permitindo a formulação de inferências maiores.

Mas, deve ser lido com o conhecimento de que aquela foi outra época. O uso constante dos termos de "raças humanas" pode levar o leitor a achar que Darwin foi um homem racista, o que não é o caso. Certos "fatos" da época também devem ser relevados, como a afirmação de que as emoções podem mudar a cor dos cabelos, como no ataque de dor de cabeça de uma mulher deixando-lhe uma mecha inteiramente branca no final.

Merece ser lido.
Renata 03/03/2013minha estante
"Mas, deve ser lido com o conhecimento de que aquela foi outra época. O uso constante dos termos de "raças humanas" pode levar o leitor a achar que Darwin foi um homem racista, o que não é o caso."
Foi muito bom vc ter lembrado disso, pq sabe como é, né... XD
Eu estou querendo ler, mas não sei se a edição de bolso da Cia das Lestras tb tem os desenhos de Darwin. Vc saberia me dizer (claro, se foi a de bolso que vc leu... =))?
Abs!

JPHoppe 03/03/2013minha estante
Oi Renata.
Li a versão de bolso. Ela tem todos os desenhos, além de fotos e gravuras de pacientes. Pode ir sem medo =D

Renata 03/03/2013minha estante
SUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPEROBRIGADA!!! XD
Abs!

Dai Solyom 09/04/2023

Sobre a expressão das emoções
Eu não consigo parar de imaginar o que gênios das ciências e artes seriam capazes de produzir nos dias atuais, com o acesso tão ágil e simples a informações.

C. Darwin criou diversas teorias que são dissecadas até hoje.

No início do livro Darwin relata a forma que ele realizou a pesquisa e como foi lapidando sua obra.

Diversas cartas enviadas para diversos lugares do mundo, com questionamentos sobre hábitos. Cartas que demoraram meses ou até anos para retornarem, quando retornavam.

Algumas coisas obviamente já não estão atualizadas, e possuem explicações científicas a respeito, mas é um absurdo de interessante saber que um homem em meados de 1850 questionava e observava com tanto afinco.

yurigreen 22/02/2012

Não há nada de muito novo no livro, até porque foi escrito em meados do século XIX e baseado apenas em observações e relatos de amigos de Darwin, bem diferente dos livros de divulgação científica que lemos atualmente onde em cada parágrafo temos citações de artigos ou livros onde o autor passa certa segurança e credibilidade ao mostrar o quanto pesquisou pra publicar aquele ensaio.
A maior parte do texto se trata da descrição das diversas expressões faciais que são inatas aos seres humanos e aos outros animais "inferiores" como se refere o autor. A beleza da leitura se encontra na forma que Charles apresenta as explicações, evidenciando que sua capacidade de observação e interpretação dos detalhes que a muitos passam despercebidos podem servir de base para sugerir mecanismos fisiológicos e evolutivos concretos.
O livro também contém diversas pranchas com fotografias e ilustrações comentadas a respeito da fisionomia dos indivíduos nas mais diversas situações além de fazer relações comparativas das expressões entre alguns povos e culturas geograficamente distantes.

Raimundo.Rodrigues 02/04/2019minha estante
A expressão das emoções no homem e nos animais
PLGUÉM TEM O LIVRO NÃO TA MAIS DISPONÍVEL,

FAVOR ENVIAR NO MEU E-MAIL

RODRIGUES19966@GMAIL.COM

Francieli.Tonello 02/09/2013

Um estudo científico muito significativo. Leitura bem acessível, mas é preciso ter calma, pois são dadas muitas informações.

Taydemon 18/09/2019

Muito bom!
O livro retrata de forma simples e clara algumas evidências evolutivas através da comparação entre a forma como animais e seres humanos expressam seus sentimentos.Darwin foi um homem brilhante!

Gabriely38 06/02/2023

Incrível
ótimo
Usei para escrever o tcc de linguagem corporal
Nesse livro você pode achar várias semelhanas com o comportamento humano
Ótimo para estudo dessas áreas comportamentais pois não é difícil de entender e com muitos exemplos

Dhenyfer.Alves 05/06/2024

Com esse eu me apaixonei pela leitura científica e por Darwin, a escrita e leve e compreensível. Darwin era sem dúvidas um gênio, e uma excelente pessoa, que incrível é tudo que nos deixou