Um estrangeiro na legião

Um estrangeiro na legião Roberto Piva


Compartilhe


Um estrangeiro na legião #1


Obras reunidas




O livro enfeixa a produção inicial de Piva, compreendendo seus dois primeiros livros - Paranoia, de 1963, e Piazzas, de 1964, ano do golpe militar -, o poema Ode a Fernando Pessoa, publicado em 1961 sob a forma de plaquete e jamais recolhido em livro desde então, e os Primeiros manifestos.

O traço predominante nos poemas desse período seria dado pelo viés blasfematório (em diálogo com autores como Whitman e Pessoa, e com a literatura beat), ao que se seguiria uma etapa psicodélica e experimental (característica dos livros que comporão o segundo volume, publicados entre a segunda metade da década de 1970 e o começo dos anos 1980) e um terceiro momento, mais místico e visionário (terceiro volume), que se estende até os dias de hoje.

A despeito do caráter um pouco esquemático dessa divisão, ela ajuda a entender seja algumas alterações de rota no percurso criativo de Piva, bem como certas linhas de continuidade no conjunto de sua obra. Nessa medida, o vitalismo de extração romântica, o vínculo tenso com o surrealismo – que em Piva, à diferença do que ocorre em outros autores, não se degrada em mera retórica do não-sentido – e a intertextualidade vertiginosa são alguns dos elementos que podem ser mobilizados para a compreensão do que se funde na fornalha desses versos.

Um estrangeiro na legião contém ainda longo e elucidativo posfácio escrito pelo poeta e crítico Cláudio Willer – companheiro de geração de Roberto Piva – e uma boa bibliografia ao final, extremamente úteis para o leitor ávido por mais informações sobre uma das vozes mais importantes no panorama da poesia brasileira contemporânea.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Um estrangeiro na legião

Similares

(5) ver mais
Sombras Dançam Neste Incêndio
Roberto Piva
Mala na mão & asas pretas
Estranhos sinais de Saturno

Resenhas para Um estrangeiro na legião (1)

ver mais
Vísceras.
on 24/10/10


Inspirador! Roberto Piva é um poeta como nunca se teve no Brasil, uma pena que não seja tão considerado em círculos mais formais como deveria. Este homem era professor universitário e criticava a universidade como só quem conhece sabe fazer, e com ironia e escárnio sem igual! Piva abriu minha mente. ... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.6 / 46
5
ranking 65
65%
4
ranking 28
28%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Fernando
editou em:
17/12/2022 23:11:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR