Tucuruí

Tucuruí Sebastião Pinheiro

Compartilhe


Tucuruí


O agente laranja em uma república de bananas




Que agente é esse? Na indústria química os exterminadores se multiplicam e não hexitam nos métodos mais hediondos. Agente Laranja é o singelo nome de uma mistura de dois herbicidas (2,4-D e 2,4,5-T), em cuja fórmula há uma impureza chamada "dioxina", um veneno extremamente perigoso. Dioxinas existem incontáveis, entre elas a substância mais tóxica já inventada pelo homem: a 2,3,7,8-tetracloro-dibenzeno-para-dioxina. Um nome horrível que combina perfeitamente com sua ação destruidora.
O que envolveria complexas fórmulas e um invejável conhecimento técnico transforma-se, na linguagem transparente e corajosa de Sebastião Pinheiro, em depoimento emocionante e imprenscindível. O desmatamento que precedeu a inundação da área amazônica pela represa de Tucuruí foi feito com auxílio da mesma arma que os Estados Unidos usaram no Vietnã: um desfolhante, o famigerado Agente Laranja (contido em diversos produtos compostos, como por exemplo Tordon, Tributon, Tormona, Planuton Ar-2 etc.). A devastação foi total; não apenas a vegetação se ressentiu do brutal envenenamento, mas riachos, animais e pessoas reagiram igualmente. Intoxicações, deformações e mortes: um rastro genocida que revelou no mínimo irresponsabilidade.
Juntamente com agrônomos, assistentes sociais e jornalistas, o autor percorreu o local e colheu informações de vítimas e de autoridades. Um percurso naturalmente acidentado, feito de obstáculos políticos, burocráticos, simples contratempos, e principalmente da ignorância de muitos acerca do vasto crime que estava sendo cometido.
Documental, oportuno, exaltado. Marcas de um belo livro sobre uma realidade, infelizmente, cada dia mais feia.

Edições (1)

ver mais
Tucuruí

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Elton
cadastrou em:
30/09/2013 23:43:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR