TRATADO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA

TRATADO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA Higor Vinicius Nogueira Jorge


Compartilhe


TRATADO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA





Apresentação por Emerson Wendt

Prefácio por Youssef Abou Chahin

INCLUI

Estudo de casos práticos:

• Modelo de representação para interceptação telemática de contas do WhatsApp (extrato de mensagens)
• Modelo de representação de afastamento do sigilo dos dados eletrônicos armazenados pelo Google
• Modelo de representação de afastamento do sigilo dos dados eletrônicos armazenados pela Apple

POR QUE ESCOLHER O LIVRO TRATADO DE INVESIGAÇÃO CRIMINAL E TECNOLÓGICA?

Essa obra, coordenada, organizada e também escrita pelo Delegado de Polícia e escritor Higor Jorge é um projeto necessário e contemporâneo. Posso dizer, de antemão, que é um conjunto de textos bastante práticos, algo que o profissional de polícia ou de justiça possa utilizar no dia a dia das investigações criminais e dos processos judiciais.

Muito a tecnologia pode colaborar com a segurança pública, especialmente nos seus aspectos preventivos e repressivos. Utilizar a tecnologia como um dos vetores da atividade de inteligência e, também, de investigação criminal, é fundamental, pois auxilia na produção de conhecimentos e também na coleta de provas e evidências digitais.

Estrategicamente e para melhor compreensão do leitor, Higor Jorge dividiu o Tratado em cinco eixos principais.

No primeiro eixo – Fontes Abertas e Investigação Criminal –, com três textos, o assunto é um dos mais corriqueiros e usuais em investigações criminais no mundo todo.
Novas Possibilidade de Afastamento de Sigilo é o tema do segundo eixo, voltado às questões práticas de afastamento de sigilo nas investigações criminais, oportunidade em que os autores, inclusive eu, abordam pontos teóricos e práticos dos sigilos bancário, fiscal, bursátil, de dados nas nuvens, acesso a dados de WhatsApp, Google e Apple. No terceiro eixo, Higor Jorge organizou textos sobre Equipamentos Tecnológicos Aplicados na Apuração de Crimes. O quarto eixo é o mais longo e o mais Importante na atualidade: Investigação Criminal Tecnológica e Direitos Fundamentais. Realizar a investigação criminal e, ao mesmo tempo, sem ferir e respeitar os direitos humanos e Fundamentais dos investigados é o contexto ideal frente a todos os desafios atinentes à investigação.

O quinto e último eixo não poderia ser diferente: foco nos casos práticos e estudos de caso. Como a investigação tecnológica auxiliou em casos práticos e como isso reflete em exemplos de boas práticas investigativas? Esse é o contexto da última parte, mas não menos importante, do Tratado de Investigação Criminal Tecnológica.

Mais do que um Tratado, é uma obra litúrgica, orientativa e com um olhar para com o outro, seja o policial, seja o autor, seja a vítima. Merece a melhor e atenta leitura de todos e todas!

Emerson Wendt

Direito

Edições (1)

ver mais
TRATADO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Lari
cadastrou em:
03/11/2023 00:40:25
Lari
editou em:
03/11/2023 00:40:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR