Spartakus

Spartakus Furio Jesi


Compartilhe


Spartakus


Simbologia da Revolta




Esta é uma das obras mais inspiradas do ​pensador e ensaísta italiano Furio Jesi (1941-1980). Não se trata de uma história do movimento espartaquista, mas de uma apaixonada fenomenologia da revolta.
Se a revolução comporta uma estratégia a longo prazo, e se inscreve nos processos históricos, a revolta implica uma ​imediata​ suspensão do tempo histórico. Assim, revolta e revolução se contrapõem.
Jesi aborda o conceito de “revolta” não só no pensamento de Rosa Luxemburgo, mas também nas páginas de Dostoiévski, Brecht, Eliade e Thomas Mann.
Spartakus é um dos livros mais belos e potentes da ensaística italiana, e se manteve como um texto secreto até ser redescoberto várias décadas depois da prematura morte do autor. Não à toa Jesi tornou-se um dos autores prediletos de Giorgio Agamben.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Spartakus

Similares

(1) ver mais
Cultura di destra

Resenhas para Spartakus (0)

ver mais
VIVA A REVOLTA
on 14/3/23


Saindo de uma ressaca literária pesada, Spartakus foi uma ótima pedida para voltar o ritmo da leitura. A ideia principal do livro é a diferenciação de Revolução e Revolta, a maneira como se caracterizam e marcam a história, a construção desse pensamento junto com exemplos históricos, principalmente fo inverno de 1918 e 1919 em berlim conseguem com clareza expressar os pensamentos do autor Outro ponto que me agradou demais foi as referências literárias que o autor levanta, principalment... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
02/07/2018 20:00:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR