Sociologia Empírica do Lazer

Sociologia Empírica do Lazer Joffre Dumazedier


Compartilhe


Sociologia Empírica do Lazer (Debates)





Semana de 40 horas, aposentadoria aos 60 anos, evasão escolar, trabalho doméstico contestado...: o que fazer com o tempo livre? O lazer é uma das nossas grandes obsessões e, no entanto, permanece mal conhecido: suas dimensões reais estão escondidas na representação dominante, estereotipada e mítica de suas relações com o trabalho e outros compromissos sociais. O desconhecimento de tais relações nas dinâmicas de mutações culturais e sociais de nosso tempo torna a reflexão teórica ilusória e a política cultural, cega.
O lazer não se traduz ao tempo liberado pelo progresso econômico e pela reivindicação social. Ele é também criação histórica, oriundo das mudanças dos controles institucionais e das exigências individuais. Inteiramente condicionado pelo consumo de massa e pela estrutura de classe, o lazer está se tornando cada vez mais o centro da elaboração dos novos valores, sobretudo nas gerações mais jovens: põe em xeque as regras do trabalho profissional e escolar, a vida familial, socioespiritual e sociopolítica. Tais são alguns problemas de pesquisa que J. Dumazedier focalizou de um modo tão incisivo e pioneiro no fim da década de 70 e que tornou a Sociologia Empírica do Lazer uma obra clássica no tema, internacionalmente estudada e debatida.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Sociologia Empírica do Lazer

Similares

(1) ver mais
Fórmula e Fábula

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Karina.Motta
cadastrou em:
16/11/2015 12:39:07
Nimrod Serrano
editou em:
19/01/2023 22:21:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR