Sendo ele quem ele era

Sendo ele quem ele era Breno Kümmel


Compartilhe


Sendo ele quem ele era





Sendo ele quem ele era, os sete homens que aqui se apresentam deram uma bela estragada na autoestima – e portanto na vida – de Monique, a protagonista à revelia do brutal novo romance de Breno Kümmel. Do abandono parental ao ressentimento violento, da obsessão com o tamanho do pênis à pura e simples objetificação do corpo feminino, estão cravados nestas páginas os elementos mais perniciosos daquilo que nos acostumamos a chamar de masculinidade tóxica, mas que é, afinal, o que há de mais comum na experiência de quase qualquer mulher.



Kümmel não escreve, porém, um tratado moralizante a respeito dos maus comportamentos dos homens e seus efeitos deletérios sobre a psique feminina. Em vez disso, escolhe apresentar a perspectivas desses sujeitos, em capítulos dedicados a cada um deles e a suas falhas ou idiossincrasias e nos quais apela não ao julgamento moral, mas à imaginação dos leitores e leitoras.



Seja tecendo o fluxo de consciência febril do cara que descobre vídeos pornográficos antigos da atual namorada, seja nos colocando na pele de Monique ao ouvir o ponto de vista do pai omisso, Sendo ele quem ele era não descamba jamais pelo caminho fácil do maniqueísmo acusatório. Pelo contrário, ao acessarmos pelos recursos sofisticados da ficção o interior desses homens, nos vemos em um universo muito mais ambíguo e enrascado do que aquele que preferimos encarar quando se trata de machismo e misoginia.



Kümmel corre toda espécie de perigo nestas breves páginas, tanto formal quanto afetivamente, investindo em diferentes dicções e registros, mas também arriscando-se a criar espaços de empatia com homens hediondos ou, na melhor das hipóteses, medíocres. A dupla aposta compensa. Lançadas à intimidade desses homens – em suas consciências, suas conversas privadas, seus embates tolos ou profundos –, apreendemos por dentro, sem condescendência alguma, o quanto eles também são vítimas tão cruéis quanto doloridas de suas próprias e terríveis bobagens.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Sendo ele quem ele era

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Carmo.leone
cadastrou em:
06/01/2024 20:23:25
Carmo.leone
editou em:
14/02/2024 14:38:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR